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ENDLESS ENDLESS

The Postal Service...

O The Postal Service é formado essencialmente por duas pessoas: Ben Gibbard e Jimmy Tamborello.
Mas quem são eles, o que representam e de onde surgiram? Ben Gibbard (Vocal)- Ex-vocalista e guitarrista do Death Cab For Cutie, Jimmy Tamborello (electronics)- Produtor da banda indie Dntel Participam também na banda ainda que de forma mais discreta: Chris Walla - guitarra, teclados, bateria, Jen wood - voz, Jenny Lewis- voz


The Postal Service

Este é um duo formado em 2001, nas cidades de Seattle/Washington e Los Angeles/California. Gibbard e Tamborello trabalharam juntos para uma música dos Dntel, "(This is) the dream of evan and chan" do sublime álbum "Life is full of possibilities". O resultado foi de tal forma positivo que decidiram continuar a colaboração, combinando com génio e mestria o melhor que ambos tinham para oferecer do pop/indie e da electrónica ainda que com óbvias influências que nos levam á década de 80 e a bandas como os Pet Shop Boys, New Order e até mesmo Depeche Mode.

Em dezembro de 2001 começaram a trocar esboços de músicas em CDR pelo correio. Jimmy Tamborello ao mesmo tempo que compunha as batidas electrônicas enviava o material através dos serviços postais americanos para Ben Gibbard que por sua vez adicionava vocais, letras e guitarras enviando depois de volta a Tamborello. E assim continuaram durante largos meses, a compor e a dar vida ao projecto, sempre com a preciosa prestação dos serviços postais norte americanos.

Por muito espanto que possa causar e até de certa forma surpreender a verdade é que grande parte do álbum "Give Up" nasceu através dos serviços postais e das frequentes trocas que ambos efectuavam. Os serviços postais foram pois de tal forma determinantes para o nascimento e continuidade do projecto que ambos de forma diga-se original e justa decidiram homenagea-los baptizando o projecto de "The Postal Service". A dupla Ben e Tamborello lançaram finalmente em 2003 o primeiro álbum de nome "Give Up", através da lendária editora Sub Pop.

O álbum "Give Up" acaba por ser de certa forma também uma decisiva e corajosa abertura da Sub Pop a novas áreas musicais, depois da mítica ligação ao lançamento dos Nirvana e de quase todo o novo movimento inicial do grunge. "Give Up", absorve, combina e finalmente aplica sem qualquer tipo de reservas ou temores os mais elementares mandamentos da escola pop e electro da década de 80, desenvolvendo sonoridades modernas embebidas no uso e abuso tão acostumado daqueles velhinhos sintetizadores que só podiam ter realmente saído da década de 80.

Em minha opinião, "Give Up" é sem dúvida um dos álbuns do ano 2003. Os que já descobriram " The Postal Service" são ainda na sua essência uma imensa minoria, mas não por muito tempo. O projecto neste momento cresce com resultados muito positivos e que indiciam a muito curto prazo uma ascensão da banda que muitos seguramente não estariam á espera .

Ben Gibbard
Recentemente em entrevista fez questão de lançar luz sobre algumas ideias ainda pouco claras que circulavam a respeito da banda. A sua verdadeira essência, suas histórias e aquilo que no fundo entende como : "The Postal Service".

"Toda a gente pergunta como viemos parar à Sub Pop... Às vezes também me questiono, mas só quando olho para o currículo do passado ainda recente. Hoje, a editora possui um catálogo muito variado. Somos assumidos como uma banda pop. E vivemos perfeitamente bem como isso!"

"Give Up não pode – nem deve – ser incluído na linha do revivalismo do electroklash."

"O que os The Postal Service são hoje reflectem gostos e trajectos dos seus elementos. Repare-se; primeiro conheci o Jimmy e participei num dos seus registos, no projecto Dntel. Depois houve uma troca de ideias. Aliás... muitas. E quase sempre à distância. O Jimmy em Los Angeles e eu em Seattle. Os CDRs andavam a voar de um lado para o outro. O nome da banda não podia ser mais apropriado".

"Concordo que os The Postal Service reflictam mais as raízes electro dos Dntel. Mas julgo que conseguimos criar um universo misto, híbrido. Basta pensar que as minhas grandes referências provêm mais dos primeiros tempos dos The Magnetic Fields do que propriamente dos sons dos anos 80, mas assumo influencias de uma ou outra banda. E este trabalho em nada vai mudar o que os Death Cab sempre fizeram, fazem ou farão – pelo menos na linha de guitarras e harmonias mais próximas do rock. Por outro lado, cada vez sinto mais que este disco nunca teria saído como ficou caso tivéssemos trabalhado um perto do outro".

Tal como os Goldfrapp demonstraram é perfeitamente possível adoptar uma estética musical sem se deixar cair na repetição, trazendo ainda trazer algo de novo e estimulante. Esta linha de pensamento é inteiramente seguida e cumprida pelos The Postal Service, provando que é absolutamente possível combinar influências tão distantes como os electónicos Dntel e os amantes da guitarra Death Cad for Cutie´s.

O resultado não engana e é bem claro, uma mão cheia de grandes músicas e momentos únicos. Sons melodiosos envolvidos em letras de certa forma melancólicas e nostálgicas que irão decerto envolver e seduzir desde o inicio todos quantos se lancem á descoberta de "Give Up". A titulo de exemplo sugiro para os mais curiosos e interessados os dois primeiros singles " Such Great Heights" e "District Sleeps Alone Tonight", duas verdadeiras pérolas!

Os The Postal Service abrem aqui aquele que poderá ser num futuro próximo um dos possíveis caminhos a percorrer pelo já usado, abusado e velhinho pop aqui na sua vertente mais electro conferindo-lhe assim novos horizontes e maior longevidade.

Agostinho Spinola - Portugal