JOY DIVISION - HISTÓRIA


Estamos no ano de 1977 , cidade industrial de Manchester , localizada ao norte da Inglaterra , os amigos de infância Bernard Albrecht posteriomente adotando o nome Barney Sumner (guitarra) , Peter Hook (baixo), Ian Curtis que era um a presença constante em shows de rock na cidade , mais o baterista Stephen Morris , o único a responder a um anúncio colocado em uma loja de discos , resolveram montar uma banda de nome Warsaw.

Ian Curtis tinha um gosto musical vasto e eclético , influenciando na formação musical dos outros músicos , apresentando-lhes discos de Lou Reed , Iggy Pop e Kraftwerk. Onde ao mesmo tempo começaram a fazer shows em sua região , junto com outras bandas.

No ano de 1978 a mudança do nome do grupo para Joy Division , "divisões do prazer " , que eram alojamentos destinados às mulheres judias obrigadas a se prostituir nos campos de concentração nazistas durante a segunda guerra mundial. A escolha do nome foi de Ian Curtis , que era obcecado por tudo que fosse alemão.

Em 1978 lançaram um trabalho independente um EP , contendo quatro músicas chamado " An Ideal For Living ", gravaram um LP para a RCA que nunca chegou a ser lançado pois , o grupo rejeitou a produção e os sintetizadores adicionados posteriormente à gravação. O disco tornou-se disponível em cópias piratas podendo ser encontrado com o nome de "Warsaw ".

Em 1979 lançam o album Unknown Pleasures com o produtor Martin Hannett , que extraiu uma sonoridade sombria , densa e misteriosa , vide as memoráveis She's Lost Control, Shadow Play e New Dawn Fades, esperimentações eletrônicas , uma bateria impiedosa e rifs de guitarra , com certeza um dos maiores poetas que o rock já teve.

Em seus shows , ficavam à sombras tocando os instrumentos , destacando-se a dança maníaca de Ian Curtis , que sofria de epilepsia e repetindo de maneira inconsciente os movimentos de seus ataques. Seus fiés admiradores se vestiam como na Alemanha dos anos 40. Um desses shows foi registrado em video de capa preta , que leva o nome de Here Are The Young Men.

Em 1980 devido a problemas de saúde de Ian Curtis , foram cancelados vários shows , inclusive uma turnê americana de 3 semanas estava prevista para iniciar em maio , mas o grupo nem chegou a embarcar.

No dia 18 de maio de 1980 , Ian Curtis representou seu ultimo Ato , foi encontrado morto em casa por enforcamento por uma corda utilizada como varal. Os motivos prováveis para seu suicídio foram sua epilepsia cada vez mais constante e o término do seu casamento más, Curtis falava obsessivamente da morte a ponto de antecipar seu próprio suicídio em letras como In a Lonely Place, "Um lugar de paz ", talves ele realmente precisava desse lugar , musica que está contida no Cd duplo Substânce gravado pelo New Order . Quando o singles Love Will Tear Us Apart saiu em maio , a banda alcançou pela primeira vez o Top 20 britânico.

Em junho de 1980 lançam sua obra prima o album Closer "mais perto ", (cabe aqui a pergunta : mais perto do que?) , a banda sempre esteve envolta a uma aura de mistério , tudo em Closer é enigmático , a capa , as letras , e sobretudo o som . O disco foi gravado sob uma abóbada de estuque especialmente construída com a finalidade de conseguir a ressonância de uma capela . O som é vazio e distante com sintetizadores estranhamente colocados mais o vocal de Curtis soando de maneira cavernosa. Vide as faixas The Eternal, Isolation e a memorável Decades. O single Atmosphere é outra pérola que também demonstra muito bém esse vázio com enfase nos sintetizadores. Closer também entrou para o top 20 britânico e ironicamente o Joy Division atingiu sua maior popularidade quando já havia acabado e Curtis nunca chegou a ver o sucesso que desejava para o grupo. O lançamento do album Still , em 81 , com sobras de estúdio e a gravação do último concerto, aumentou mais ainda o mito em torno da banda. Aos remanescentes da banda numa necessidade de esquecer a trajédia deram início a uma "Nova Ordem ".

Frases

"Nós fazemos música para nós mesmos , más esperamos que ainda assim outras pessoas gostem dela" . (Ian Curtis)

"A amizade sempre foi o mais importante , ela é que produz a música." (Bernard Sumner)

"Ian era um catalisador para todos nós. Ele consolidava nossas idéias. Nós compunhamos toda a música, mas Ian nos dirigia." (Peter Hook)

Discografia

An Ideal For Living (EP , 1978)
Unknown Pleasures (1979)
Closer (1980)
Still (l981)
Divine (Coletânea 1988)
1977 –1980 Substance (Coletânea 1988)
The Complete Peel Sessions (1991)
Permanent (Coletânea 1995)
Heart And Soul (CD Box Set , 1997)

Marcelo Januário


voltar