Biografia Visage


Em 1978, vários estudantes de arte, designers, cabeleireiros famosos e estilistas, criavam a esteira do que seria o New Romantic dos anos 80. Um mix do Technopop futurista que vinha do Kraftwerk, Gary Numan, Ultravox e Human League, com um visual inovador, seguindo os mais avançandos estilos do mundo da moda.

Os criadores de uma festa itinerante que começou no Billy's, em Soho, em 78, e logo depois em 79, mudou-se devido ao seu crescimento para o Blitz.

O que fez o sucesso do Blitz? Tocava as músicas mais dançantes da época, Kraftwerk e Human League (eram os top hits de pista), entre outros, não havia brigas, e o perfil requintado do público frequentador, algo como é o Autobahn hoje.

No Blitz se formou a geração New Romantic, se forjou o que seria a próxima geração da música. Mas eles não ficam parados numa mesma casa. Afinal, como diria macaco Simão, quem fica parado é poste, e em 81, já levaram a festa para uma nova casa, no Club for Heroes, onde entraram para a história os maiores sucessos New Romantics. Em 82, estavam no Camden Palace.

Steve Strange, criador da banda, ficou famoso, por ter barrado Mick Jagger no Blitz ("barrados no baile") Com aquele jeito Jeca, o Jagger (até lembra a palavra Jeca mesmo) queria entrar no clube, onde a galera mais estilosa fazia o movimento do momento, o mesmo tentava entrar ao lado de Bowie... Steve Strange, tratou o sempre elegante David Bowie, com toda adoração que ele merece, e simplesmente, barrou o estilo 'mulambão' do Mick Jagger... claro que o mundo ficou sabendo... E barrou mesmo! O Bowie, o que fez? Deixou o Jagger pra fora e foi curtir a balada, ninguém manda não ter estilo como o Bowie...

Era o começo do que chamamos hoje de Host ou Hostess... que decidia quem entrava de acordo com o que era melhor para o público da casa - ou o que é usado até hoje, o "Dress Code". Era também o começo do que hoje se chama de rave, as festas no Camden Palace viravam e duravam todo o dia seguinte... Strange foi o precursor da figura do Host/Hostess e da cultura dos nightclubs no mundo...

O primeiro álbum de 1980 é também o primeiro disco do movimento New Romantic da história da música. Abrindo as portas do mundo da moda e da música para o New Romantic. Carregado nos sintetizadores e computadores da época, numa influência diretamente Kraftwerkiana, bem ao estilo The Model, que já antevia em 78 o que seria o movimento New Romantic... A maravilhosa Fade to Grey foi o maior hit do álbum e da carreira do Visage, sendo o primeiro single New Romantic de sucesso, com videoclipe muito bem trabalhado. Antes já haviam lançado o fenomenal single In the Year 2525, cover do Zager and Evans, mas que não conseguiu atingir a grande mídia que não estava preparada para o New Romantic.
  

O clipe de Fade to Gray se tornou uma referência mundial quando se fala de anos 80... como diz Steve Strange no começo do VHS, música e moda devem caminhar juntos, e sempre foi assim, mas nunca ninguém havia admitido, ou os Beatles não influenciaram o mundo com seu visual, Elvis, e tantos outros. Nos 80, foram os New Romantics que deram o tom da primeira metade da década. Outra song apaixonante desse álbum de mesmo nome da banda, Visage, é Mind of a Toy mas isso deixemos para a Discografia Obrigatória do site (seção Notorious...).


Em The Anvil, segundo álbum da banda, a sonoridade da banda está completamente formada. O auge de composição de Strange, Midge Ure, Billy Currie. The Anvil (Nightclub School), a faixa título é simplesmente o carro-chefe deste álbum que é considerado um dos 20 melhores dos anos 80. De experimentação dos membros do Ultravox e DJs de balada, o Visage se tornava uma banda reconhecida. Billy Currie e Midge Ure levavam o Ultravox como banda principal e o Visage era para aprofundarem seus experimentos eletrônicos. Mais ou menos como Ian Marsh e Martin Ware fizeram quando deixaram o Human League em 1980, e formaram o Heaven 17 e o BEF (British Electric Foundation), o Heaven 17 era um synthpop sofisticado e extremamente contagiante, e o BEF, eles formaram para aprofundar pesquisar com as novidades da época que dominaria todas as paradas da década e seria o legado dos anos 80 para as futuras gerações: os sintetizadores e samplers. Mesmo sendo a segunda banda de Ure e ele não assumindo os vocais do Visage, ele se dedicava bastante nas composições, principalmente nos sintetizadores, pois no Ultravox ele já era o responsável dos vocais da banda. No Visage ele aprofundou essa paixão pela música eletrônica. O Visage pode ser definido como o casamento ideal entre sintetizadores e vocais apaixonantes. Neste álbum fica bem clara a disposição do Visage de pavimentar o caminho que tinha aberto com o primeiro álbum, as estruturas do New Romantic já estavam prontas, agora era hora de aprofundar no uso dos computadores e sintetizadores. Perfeito. Pena que é uma banda que poucos conhecem, quem fala que música é fria é porque nunca ouviu Visage, Soft Cell, OMD e Gary Numan. Visage mostrava como fazer uma mistura ideal de romantismo e sintetizadores... o casamento que deu certo e dominou toda a primeira metade da década de 80, mais precisamente entre 81 e 85, melhor fase de composição de várias bandas como Spandau, Duran, Depeche Mode, etc, e que virou um divisor de águas na história da música, a resposta dos anos 80 ao punk sujo e mal lavado, substituindo as guitarras pelos sintetizadores, o visual sujo pela elegância e a agressividade pelo ultra-romantismo... Com o Visage sob a influência direta do Kraftwerk, Ultravox, OMD, Human League e Gary Numan a história da música começava a dar saltos de qualidade. Os sintetizadores da clássica Move Up, deste álbum ou o single de In the Year 2525, podem ser tocados hoje em qualquer pista e soar como atual... anos à frente de seu tempo. Mais um destaque desta obra prima dos anos 80 é a inesquecível The Damned Don't Cry, uma aula de como a música eletrônica chegava para ficar, embora muitos (mesmo hoje 27 anos depois, ainda lutem contra a realidade), uma das músicas mais apaixonantes dos anos 80. Uma sonoridade muito próxima do primeiros trabalhos do OMD que em 78 já mixava romantismo e sintetizadores, mas com um apelo mais específico para o lado visual, o som do Visage é tão único que provavelmente apenas os 3 primeiros discos do OMD possam ser comparados, em ambos casos um interesse fenomenal em novas descobertas, em experimentações, em criação de novos estilos e música, algo só visto em bandas como Soft Cell, Kraftwerk, Human League e alguns poucos exemplos de bandas com extrema criatividade.

Em 1984 os precursores do New Romantic, lançam seu terceiro álbum, Beat Boy mas já sem Midge Ure e Billy Currie que resolveram se dedicar exclusivamente ao Ultravox que já estava estourando em todas as rádios e pistas européias. Em seus lugares entraram Steve Barnacle e Gary Barnacle, que já havia tocado nas bandas de apoio em shows do Gary Numan, China Crisis e Thomas Dolby.
Deste álbum os destaques são as maravilhosas Love Glove (um hino anti-materialista, uma ode ao amor verdadeiro, condenando os envolvimentos por dinheiros... uma das músicas e letras mais maravilhosas de toda a década de 80) e a nascida para as pistas, Beat Boy, de mesmo nome do álbum e que alcançou grande sucesso nas pistas mas não conseguiu traduzir esse sucesso para as paradas da época que já tinham o New Order, Eurythmics e Yazoo (formados após o surgimento do Visage),

Curiosidades:

Steve era 'amigo muito íntimo' do Michael Hutchence do INXS, segundo a imprensa inglesa bem mais que 'amigo', e entrou numa crise quase sem saída, após o suicídio de Hutchence, começando a se envolver em situações vexatórias, completamente abalado psicologicamente. Em 1998, Steve ex-estrela dos tops de todo o mundo, e host mais famoso de todos os tempos, voltou aos jornais erevistas musicais, mas desta vez não foi pela música. Steve Strange foi flagrado roubando um Teletubie! Isso mesmo que você leu! Um Teletubie... rs.... do mais chique ao mais vexatório... Adam Ant também se envolveu em situações vergonhosas, parece que a perda da fama, realmente abala a cabeça dos famosos! Num acordo judicial Steve conseguiu escapar da cadeia, através da fiança...

Em 2002, já recuperado, lançou sua auto-biografia - Blitzed (a balada que criou se confunde com a história de sua vida)

Em 2005 resolveu reativar o Visage, com músicos influenciados pelo próprio Visage, Ultravox, Human League, jovens da nova geração de bandas Electro e Synthpop. No final do ano passado, lançou o primeiro álbum o que chamaria de Visage II, alinhado com o new Electro, derivação do Electropop dos anos 80. Em novembro do ano passado fez parte da série BBC, Celebridade Mãos de Tesoura pelas Crianças Carentes, se redimindo do roubo do Teletubbie.

Em 2008, o Visage II (com Steve Strange e Sandrine Gouriou) fez uma ponta na série Life on Mars também da BBC, em um episódio que se passa em 1981. Onde tocaram Fade to Grey numa cena na lendária "Blitz", casa do nascimento do movimento New Romantic.

 

 
Marcos Vicente

 


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