Media  |
Fale  |

Aconteceu nos anos 80
1983

História

A americana Sally Ride se torna a primeira mulher a ir para o espaço como integrante da tripulação da nave Challenger.

A escritora Janete Clair, perde a batalha contra um câncer no intestino vindo a falecer aos 58 anos.

As “Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo”, após verem recusados seus pedidos de ajuda aos governos estadual e federal, entram com pedido de concordata depois de quase 100 anos de atividades.

Em 05 de junho de 1983, é fundada a Rede Manchete de televisão no Rio de Janeiro pelo empresário Adolpho Bloch.

Em 28 de novembro de 1983, foi feita a primeira manifestação pública em São Paulo a favor das eleições diretas para presidente. A organização do evento foi promovida pelos partidos PT, PMDB e PDT.

O sindicalista polonês Lech Walesa ganhou o prêmio Nobel da Paz pela sua luta pelo direito dos trabalhadores.

A Taça Jules Rimet, foi roubada da sede da CBF no Rio de Janeiro. Os acusados, 3 brasileiros e 1 argentino afirmam que a derreteram, mas o mistério sobre o seu paradeiro existe até hoje.


Nelson Piquet

Esportes

Em 1983, um jogo histórico no estádio do Maracanã, consolidou o vôlei como o segundo esporte mais popular no Brasil. A seleção Brasileira fez um jogo memorável contra a imbatível União Soviética, e venceu por 3x1 para o delírio dos 90.000 expectadores que assistiram ao jogo debaixo de chuva.

Nelson Piquet se torna bi-campeão mundial de formula 1 na última corrida do ano na África do Sul.

Em 20 de janeiro perdemos o craque de futebol Garrincha, que aos 49 anos faleceu vítima de cirrose hepática.

Martina Navratilova encerra o ano com 86 vitórias e apenas 1 derrota em simples (98,85% de aproveitamento), melhor marca atingida por qualquer tenista profissional, homem ou mulher.

O Grêmio se consagra Campeão Mundial Interclubes no Japão, jogando contra o Hamburgo da Alemanha, pelo placar de 2x1. Os dois gols foram marcados por Renato Gaúcho.

Cinema

O grande vencedor do Oscar de 1983 foi o filme Gandhi, que conquistou oito estatuetas, entre as quais as de Melhor Filme e de Melhor Ator.

Estréias
Scarface
Star War – O retorno de Jedi
Os Pássaros Feridos
Flashdance
Os Embalos de Sábado Continuam
Trovão Azul
A Força de um Amor
007 – Nunca Mais Outra Vez
007 – Octopussy
Vidas Sem Rumo
Tubarão 3
O Selvagem da Motocicleta
Psicose 2
Porky’s 2 – O Dia Seguinte

TV:

No dia 05 de junho de 1983, nascia a TV Manchete, alcançando o primeiro lugar na primeira exibição. Já estavam anunciando alguns dias antes sobre a estréia da TV, que seria que com o aclamadíssimo Contatos Imediatos do Terceiro Grau de Steven Spielberg. O Brasil inteiro estava ligado na Manchete na hora da estréia! A partir desse dia, graças ao incrível índice de audiência da estréia (foi o primeiro canal de TV a liderar o ibope na sua estréia), a vinheta da Manchete, com as 5 pontas da letra M, tocava exatamente os sons do Contatos Imediatos do Terceiro Grau, virando finalmente uma marca da Rede Manchete. A mesma sequência de sons que tocam ao final da contagem na abertura da festa Autobahn! A Manchete só bateria recorde de novo, ao transmitir com exclusividade a final do campeonato brasileiro de 1986 entre São Paulo e Guarani, de surpresa, fecharam o contrato pouco antes do jogo e transmitiram com exclusividade, era a primeira vez que o poderio de Roberto Marinho, não ganhava uma com a CBF, que sempre favoreceu a Globo nas transmissões.

No dia seguinte, 06 de junho, a Globo levava ao ar a novela Guerra dos Sexos, novela que marcou muito os 80, pirncipalmente pela cena histórica da discussão no café da manhã entre Fernanda Montenegro e Paulo Autran! Melhor ainda foi a trilha que lançou por aqui a inesquecível Nobody's Diary do Yazoo, entre outros clássicos da década. Neste mesmo ano a Globo lançou Louco Amor, Pão Pão Beijo Beijo, Partido Alto, Vereda Tropical, Livre para Voar e Corpo a Corpo. A Bandeirantes depois do incrível sucesso de Os Imigrantes em 1981, e Meu Pé de Laranja Lima em 1980, tentou emplacar novamente com 3 novelas: Sabor de Mel, Braço de Ferro e Maçã do Amor, nenhuma delas chegou perto do sucesso das anteriores, com a Bandeirantes encerrando naquele ano os investimentos em novelas pelo resto da década.

Vamos comentar sobre as seguintes bandas, artistas e seus respectivos álbuns e singles.  

New Order - Blue Monday (single): O single mais importante e o mais vendido da história da música (no Guiness Book até hoje) e que mudou completamente a forma de produzir, criar e lançar sinlgles. Uma bateria eletrônica genial, nota 10, considerada até os dias de hoje como a melhor bateria da história da música por público e crítica. Um hino dos anos 80 e hit número 1 da pista Autobahn. Além deste single, a banda lançou seu segundo álbum: ''Power, Corruption & Lies''. Este disco marca a mudança do New Order para o som eletrônico, saindo definitivamente da sonoridade sombria do Joy Division, encontrando o seu próprio caminho, se tornando cada vez mais a maior banda independente da história. Este foi responsável pela revolução das gravadoras indies (independentes) que passaram a liderar as paradas de todo o mundo. Era a primeira vez que uma gravação de uma banda independente alcançava o Guiness Book. Uma curiosidade sobre este single histórico: ele chegou ultrapassou o single ''Thriller'' de Michael Jackson que ostentava o recorde desde o ano anterior, ficando até hoje no posto de single de 12 polegadas mais vendido da história da música. Com a arrecadação das vendas, o New Order não ficou, pelo contrário, usou todo o dinheiro para sustentar a casa Indie mais importante da história da música, o Haçienda em Manchester. Casa que abrigou os primeiros shows de James, Smiths, Happy Mondays, Stone Roses, Blur, além de shows históricos do OMD, Section 25 e dezenas de bandas indies que só puderam chegar ao sucesso, graças ao lançamento desse single do New Order e reinvestimento de tudo que vendeu para criar uma cena indie, referência para os fãs de indie de todo o mundo, o Haçienda e a cidade de Manchester são pontos de visita diária dos fãs de indie.
Yazoo -  Nobody´s Diary: 
A inesquecível dupla britânica Yazoo (ou Yaz como era conhecida nos Estados Unidos, porque lá havia uma gravadora com o mesmo nome da banda), lançou apenas dois álbuns Upstairs at Eric's em 1982 e You and me Both em 1983, que traz o maravilhoso single Nobody´s Diary, um grande sucesso até hoje do gênero synthpop.  Ficando em primeiro lugar na lista da Bilboard, terceiro no Reino Unido além de muito sucesso na Alemanha e Austrália, respectivamente. Além de ter feito parte da trilha da novela global Guerra dos Sexos. Importante salientar a voz incomparável de Alison Moyet e o som dos teclados do genial Vince Clark.

Smiths - Hand in Glove e This Charming Man:  Dois singles lançados em 83, apresentam uma das melhores bandas britânicas dos anos 80. A primeira música (Hand in Glove), faria parte um ano depois do álbum The Smiths. Esta música (cujo o lançamento foi em maio de 1983) causou uma certa polêmica na época porque questionou a sexualidade do vocalista Morrisey, já que a letra fala sobre homossexualidade e a capa do single mostra a foto do ator de filmes pornôs gays, Leo Ford, nu e de costas. O que reforçou as opiniões do público e seus questionamentos sobre o fato causado. Quanto à This Charming Man, ela é uma referência na festa do Autobahn, a galera curte bastante quando é tocada nas noites tanto dos especiais do Smiths quanto em outras baladas autobâhnicas. Duas curiosidades sobre estes dois singles, o primeiro foi aclamado pelo conhecido e influente DJ John Peel da rádio BBC, mas não obteve um grande destaque na posição do UK Singles Chart (parada de singles do Reino Unido), somente o segundo single é que ficou na décima segunda posição nas paradas britânicas.

Depeche Mode - Construction Time Again:
Terceiro álbum do Depeche, lançado em 22 de Agosto de 1983. Podendo-se afirmar que foi um divisor de águas na trajetória da banda, com letras profundas e experimentos na linha industrial.  Todas as canções foram escritas e compostas por Martin Gore, sendo que o single mais bem-sucedido do disco foi Everything Counts, ficando em sexto lugar nas paradas britânicas.

Tears For Fears - The Hurting: 
A dupla de synthpop Tears For Fears (formada em 1980), lança o álbum The Hurting em 25 de março de 1983. Com uma sonoridade extremamente eletrônica, os sucessos em destaque deste disco são: Mad World, Pale Shelter e Change, tornando-se hits mundialmente conhecidos.

David Bowie - Let´s Dance: 
O primeiro álbum com apelo verdadeiramente comercial de Bowie, o camaleão do rock, com uma mudança significativa de estilo. É a entrada do cantor para a fase New Wave, visual e músicas.  A música é sensacional, ficando em primeiríssimo lugar nas paradas britânicas, norte-americanas e norueguesas em 1983, juntamente com o álbum e quarto lugar na Billboard 200, entre os álbuns e EPS mais vendidos nos EUA.


Madonna - Holiday

Madonna:  Em 27 de julho de 1983, a cantora Madonna lança o seu primeiro álbum. Destaque para o single Holiday, lançado em 07 de setembro. Ficou em décimo sexto lugar na Billboard Hot 100, entre as 100 músicas mais vendidas no decorrer de uma semana. Na Hot Dance Club Songs, primeiríssimo lugar entre as músicas mais populares das discotecas americanas.

Culture Club - Color By Numbers:
 Segundo álbum da carreira da banda do vocalista Boy George. Na opinião dos fãs, é considerado o melhor disco da banda, afinal, é recheado de hits puxados pelo carro-chefe ''Karma Chameleon''.  Música indispensável na festa Autobahn.

Kajagoogoo - White Feathers: Banda de pop britânica que com o single ''Too Shy'' ficou em primeiro lugar no Top do Reino Unido e quinto lugar nos EUA em 83. Detalhe, este single foi produzido pelo tecladista do Duran Duran, Nick Rhodes.  Ainda com a presença do cantor Limahl nos vocais

Cyndi Lauper  -  She´s So Unusual: Álbum de estréia desta cantora que assim como a Madonna, foi outro ícone pop dos anos 80. O single de maior sucesso deste álbum, foi o ''Girls Just Wanna Have Fun'', lançada em 06 de novembro de 1983. Alcançou a segunda posição na Billboard Hot 100 por duas semanas e uma das mais relevantes década de 80. Originalmente escrita a partir de uma visão masculina opinando sobre as mulheres. Nesta canção, Cindy mudou ligeiramente a letra, dando-a síntese de um hino sobre o papel feminino na sociedade e considerado um clássico da era feminista. Primeiro lugar no Hit Parade do Brasil entre 83 e 84.

ELO - Secret Messages: Décimo quinto álbum do grupo de rock britânico e que marcou a despedida do baixista Kelly Groucutt.  A faixa de maior sucesso deste LP foi Rock 'n´Roll is King, ocupando a quarta colocação nas quinze semanas do Reino Unido e número 36 nos EUA em 16 semanas.


Algumas Bandas Formadas em 1983:

- Alphaville
- Os Replicantes
- RPM
- The Bolshoi
- Banda Zero
- Clan of Xymox

Alguns Álbuns lançados em 1983:

- Cabaret Voltaire - The Crackdown
- Cocteau Twins - Head Over Heels
- Duran Duran - Seven and Ragged Tiger
- Gang 90 - Essa Tal de Gang 90 e Absurdettes
- Gazebo - Gazebo
- New Order - Power Corruption & Lies
- The Police - Synchronicity
- R.E.M. - Murmur
- Soft Cell - The Art of Falling Apart
- U2 - War
- The Waterboys - The Waterboys
- A Flock of Seagulls - Listen
- Heaven 17 - The Luxury Gap
- O.M.D. - Dazzle Ships
- Tom Tom Club - Close to the Bone
- Yello - You Gotta Say Yes to Another Excess

Foi muito bom relembrar estes fatos e esse revival do que aconteceu na década é essencial para todos nós apaixonados pelos anos 80.

Aguardem mais novidades no site e até a próxima...1984!!!


Até a próxima!!!

Marcos Vicente, Ivana Fevereiro e Marco Paulo