Media  |
Fale  |

Aconteceu nos anos 80
1984

História

Diretas Já

O ano de 1984 começa com um grande acontecimento que impulsionaria a redemocratização do Brasil: O movimento pelas “Diretas Já”, onde políticos, sindicatos, artistas e intelectuais se uniram para reivindicar eleições diretas no país, direito esse tirado do povo havia 24 anos pela mão pesada da ditadura militar.

O movimento foi idealizado pelo senador Teotônio Vilela em 1983 e após várias manifestações públicas em outros estados, teve seu ápice no dia 25 de janeiro de 1984 em um comício que reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas no Vale do Anhangabaú em São Paulo. A presença de grandes políticos, artistas e sindicalistas despertou a atenção da imprensa que até então não dava muito crédito ao movimento.

A repercussão foi imediata e tomou força junto a população e os movimentos e comícios se intensificaram em outras partes do Brasil. A mobilização pública era apenas uma das armas dessa grande luta que se arrastaria por mais alguns anos, porém, após várias manobras políticas dos militares para impedir a aprovação da lei no senado sem suceso, o Brasil se redemocratizou e em 1989, o poder de escolha dos nossos governantes, enfim, voltou para os civis.

Grandes nomes da política estiveram à frente do movimento como Lula, Fernando Henrique Cardoso, Dante de Oliveira (o criador da emenda constitucional), Orestes Quércia, Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, Eduardo Suplicy entre outros.

Os artistas e formadores de opinião da época também estiveram presentes nos comícios como; Osmar Santos, o jogador Sócrates, Chico Buarque, Mário Lago, Cristiane Torloni e Juca Kfouri.

No dia 01 de Abril, fãs do mundo inteiro ficaram chocados com o assassinato de Marvin Gaye. O cantor americano foi morto a tiros aos 44 anos pelo pai, o reverendo Marvin Gaye Senior de 70 anos, após uma discussão em Los Angeles.

O Prêmio Nobel da Paz foi dado ao bispo Desmond Tutu, líder da campanha pacífica contra o Apartheid na África do Sul.

Em 1984,os músicos Bob Geldof e Midge Ure idealizaram um projeto que arrecadaria fundos para o combate a fome na Etiópia, o Band-Aid , um mega grupo formado por diversos artistas britânicos e irlandeses que aderiram à causa e emprestaram suas vozes e instrumentos na gravação do single “Do They Know It’s Christmas”. Sucesso imediato, tanto em execução nas rádios, quanto em vendas, o movimento arrecadou milhões de dólares e no ano seguinte resultou em um mega concerto, o “Live Aid”. Alguns dos grandes nomes que participaram da gravação: U2, Duran Duran, Ultravox, Paul McCartney, Phil Collins, Paul Young, George Michael, David Bowie, Boy George entre outros.

Em 31 de outubro de 1984, Indhira Gandhi foi assassinada por seus dois guarda-costas em Nova Delhi.

Nasceu no dia 07 de outubro o primeiro bebê de proveta brasileiro, Ana Paula Bettencourt Caldeira, na cidade de São José dos Pinhais em Curitiba.

 



Esportes

As Olimpíadas de Los Angeles foram o grande acontecimento nos esportes desse ano.

A União Soviética e seus aliados políticos como Cuba e Alemanha Oriental, revidaram o boicote liderado pelos americanos nas olimpíadas de Moscou em 1980, onde deixaram de participar cerca de 61 países.

Ainda assim as olimpíadas de Los Angeles tiveram recorde de participação, tendo um total de 140 países participantes.

Com a ausência de seus rivais, os EUA lideraram com grande vantagem o ranking de medalhas dessa edição, sendo 174, contra 53 da Romênia, segunda colocada na classificação geral.

O Brasil enviou 166 atletas para essa edição, o dobro da edição anterior. Nossos atletas bateram o recorde de conquistas com 8 medalhas no total.

O destaque maior foi o brasiliense Joaquim Cruz, medalha de ouro nos 800m rasos com direito a quebra de recorde olímpico, 1’:43’’:00, superado somente 12 anos depois em Atlanta.

Fórmula 1

Ayrton Sena fez sua estréia nessa categoria automobilística no grande prêmio do Brasil em Jacarepaguá. Logo no ano de sua estréia, o corredor já começou a se destacar na Fórmula 1 conseguindo pontuar já na segunda corrida disputada. Foi nesse mesmo ano que o mundo conheceu sua incrível habilidade em dirigir na chuva, no grande prêmio de Mônaco.

O campeão desse ano foi o austríaco Niki Lauda e o francês Alain Prost o vice.

Futebol

O Campeonato Brasileiro de futebol de 1984 teve como campeão o Fluminense que empatou com o Vasco da Gama em zero a zero no Maracanã.

 

Cinema

O grande vencedor foi o filme “Laços de Ternura”, levando 5 estatuetas. O drama retratava o relacionamento entre mãe e filha por três décadas.



Estréias

Um Tirada da Pesada
Tudo por uma Esmeralda
Footloose – Ritmo Louco
Karatê Kid – A Hora da Verdade
Indiana Jones e o Templo da Perdição
A Hora do Pesadelo
Os Gritos do Silêncio
Gremlins
O Exterminador do Futuro
Dune
Um Espírito Baixou em Mim
2010 – O Ano em que Faremos Contato
A Dama de Vermelho
Conan, O Destruidor
A Colheita Maldita
Os Caça-Fantasmas
Amadeus


Algumas Bandas Formadas em 1984:

- Bad Boys Blue
- TKA
- Camouflage
- Band Aid
- The Cult
- Exposé
- Sandra
- Tokyo
- The Power Station

Alguns Álbuns lançados em 1984:

Purple Rain – Prince – Considerado pela revista Rolling Stone como o segundo melhor álbum dos anos 80, Purple Rain foi criado para a trilha sonora do filme de mesmo nome. É o album mais popular do cantor e traz um rock mais pesado, com letras mais densas, todas compostas por Prince. Sucesso de venda e crítica,o álbum permaneceu 24 semanas em primeiro lugar nas paradas Billbord, o que lhe rendeu 2 prêmios Grammy no ano seguinte.

Born in the USA – Bruce Springsteen – Amparado por uma forte campanha comercial, o sétimo disco da carreira do cantor foi um sucesso nos EUA por trazer de volta o patriotismo americano. Esse álbum projetou Bruce Springsteen para o mundo, pois alem do sucesso nas rádios, a turnê mundial de “Born in the USA” levou milhares de expectadores em todos os países que se apresentou.

The Smiths – The Smiths – Esse album já estreou ocupando a segunda colocação no UK Albuns Chart, cheio de guitarras inovadoras e letras irônicas, características que acompanhariam os Smiths em toda a carreira. As letras das músicas, todas de autoria de Morrissey, falavam de rejeição, perda, desilusão, e não tinham nada a ver com a maioria das músicas que estavam nas paradas na primeira metade da década de 80 na Inglaterra. Esse álbum foi o responsável em tornar os Smiths uma das bandas mais adoradas dos 80.

Ramones - Too Tough to Die - Diferente dos dois álbuns anteriores onde os Ramones não mostraram sua real personalidade, esse álbum traz um punk rock legítimo da banda. Mérito de Dee Dee Ramone, baixista da banda, que compôs todas as letras e grande parte das músicas. Um legítimo álbum do Ramones, um dos melhores de 1984.

Van Halen – 1984 – Álbum muito polêmico por ser totalmente comercial, porem alcançou grande sucesso de público e nas rádios, permanecendo várias semanas nas paradas com as canções Panama e Jump. Um dos poucos casos onde um álbum tão comercial ficou tão bom.


Eurochart Hot 100

1 - I Just Called To Say I Love You - Stevie Wonder
2 - Radio Ga Ga – Queen
3 - Self Control - Laura Branigan
4 - Karma Chameleon - Culture Club
5 - Want To Break Free – Queen
6 - Two tribes - Frankie goes to Hollywood
7 - High Energy - Evelyn Thomas
8 - Love Of The Common People - Paul Young
9 - Relax - Frankie goes to Hollywood
10 -The Reflex - Duran Duran
11- High Energy - Evelyn Thomas
12- Say Say Say - Paul McCartney & Michael Jackson
13 -Girls Just Want To Have Fun - Cyndi Lauper
14 -Hello - Lionel Richie
15 -Rockwell - Somebody's Watching Me
16- Big in Japan - Alphaville
17 - Wake Me Up Before You Go Go - Wham!

Ivana Fevereiro