Media  |
Fale  |

Aconteceu nos anos 80
1985

O ano de 1985 marcou a metade da década de 1980, entretanto os acontecimentos decorrentes dele desde áreas culturais, políticas, esportivas e demais fatores foram bem significativas, seja no aspecto nacional quanto no internacional. Em uma espécie de retrospectiva vamos relembrar momentos desse ano que trouxe alguns êxitos, desânimos, reflexões e muitos sentimentos presentes na essência de nós seres humanos.

No aspecto esportivo houve em 21 de Abril de 1985 a primeira vitória na Fórmula 1 do jovem piloto brasileiro Ayrton Senna da Silva, correndo pela equipe inglesa Lotus e vencendo do circuito português de Estoril. Uma característica que Ayrton exibiu ao mundo foi sua habilidade em dirigir em condições climáticas adversas, ou seja, na chuva. Não poderia ser diferente sua primeira vitória na principal categoria do automobilismo mundial. O País tinha um representante bi campeão mundial, o carioca Nélson Piquet, esse que anos posteriores rivalizaria com o paulista Senna, o francês Alain Prost e o britânico e mito da categoria Nigel Mansel. O campeão nessa temporada foi o francês Prost, pilotando a inglesa McLaren com motor TAG-Porsche. Três anos depois Alain seria companheiro de equipe e o principal adversário de Ayrton.

No campeonato brasileiro, que era organizado através de grupos uma final não muito comum. Coritiba e Bangu enfrentaram-se, sendo a equipe paranaense a vitoriosa do torneio. O artilheiro da competição foi o jogador Edmar do Guarani, com 20 gols marcados. Na Libertadores da América, o campeão foi o Argentinos Juniors da Argentina e o vice a equipe colombiana do América de Cali. Na Europa a final ocorreu no estádio Heysel em Bruxelas, Bélgica entre Juventus da Itália e o Liverpool da Inglaterra. Os italianos levaram a melhor na partida, vencendo por 1 x 0. O jogo correspondeu a final da Liga dos Campeões da UEFA, mundialmente conhecida por UEFA Champion's League na temporada 1984-1985.

A política brasileira criava uma esperança. Após anos de muita violência, arbitrariedades, perseguições e muita censura, o povo brasileira enxergava algo novo com a eleição indireta de Tancredo de Almeida Neves a presidência da República Federativa do Brasil. Na véspera de sua posse, o mesmo ficou muito doente e foi internado as pressas. O seu vice, o maranhense José Sarney assumiu em seu lugar. No dia 21 de Abril de 1985, a mesma data que na manhã os brasileiros celebraram a vitória de Ayrton Senna, assistiu o anúncio oficial da morte do primeiro presidente civil após 25 anos de ditadura militar no país. As incertezas tomaram conta de seus cidadãos, aliado ao medo do sistema ditatorial continuar no poder. Assim o maranhense Sarney acabou sendo empossado o presidente da república. Com a abertura política, houve a volta das eleições diretas para prefeitos nas capitais e principais cidades do Brasil.



Uma tragédia que abalou os mexicanos foi o terremoto na Cidade do México. Com sismo de 8,1° na escala Richter, durando 03 minutos arrasou a capital mexicana. Muitos danos materias e mortes foram contabilizados pelas estatísticas oficiais locais. O abalo foi tão intenso que cidades distantes como Houston, localizado no estado americano do Texas e na Cidade da Guatemala foram sentidas as replicas. Edifícios governamentais e da principal emissora do país, a TELEVISA, sofreram com os tremores, sem contar que o povo enxergou-se sem esperança. Esse drama comoveu a comunidade internacional e com isso, foi oferecido ajuda de mais de 50 países. O prejuízo calculado na época foi de aproximadamente US$ 4 Bilhões.

Com a chegada de Mikhail Gorbatchev ao poder na União Soviética, algumas aberturas políticas e econômicas começaram a ocorrer no país socialista. Com isso a URSS chegou a fragmentos nos anos posteriores, sendo isso oficializado em 1991.

A filosofia socialista era confrontada com a capitalista do então presidente americano Ronald Reagan. Alguns especialistas analisam que a execução da Perestróika e do Glasnost, culminou no processo de aceleramento do fim da guerra fria, com isso alguns países que estavam sob a esfera de Moscou, viam-se livres para adotarem outros regimes. Em muitos momentos o mundo ficou apreensivo na Guerra Fria, afinal tanto os EUA, quanto a URSS possuíam e continuam sendo detentoras de um arsenal nuclear poderoso, porém a URSS com a nomenclatura atual de Federação Russa.

Na área cibernética o mundo conheceu o Windows através da Microsoft, propriedade do americano William Gates III, vulgo Bill Gates. Atualmente o Windows é o sistema operacional mais utilizado e famoso no mundo. Anteriormente, a empresa idealizada por Gates e Paul Allen tinham desenvolvido o MS-DOS, muito utilizado por computadores IBM. Diferente do Dos, que era bem limitado, o Windows apresentava vários ícones através de janelas, por isso o nome, que vem do inglês. Como sistema operacional só veio a ser difundida na década de 1990. Atualmente a versão mais recente é o Windows 8.

No cinema muitos filmes foram sucessos de bilheteria, como o futurista de volta para o futuro, despertando em muitos adolescentes da época o fascínio em querer ir ao futuro e idealizar o moderno, certamente uma aventura memorável que sempre quando passa na TV vale a pena assistir. A direção foi do cineasta Robert Zemeckis e conta no elenco com o ator Christopher Lloyd, um figuraça.

No cinema nacional foi lançado o longa metragem "O beijo da mulher aranha", dirigido pelo cineasta argentino mas radicado no Brasil, Hector Babenco. Um filme que classifico como sensacional e o melhor que assisti até hoje foi lançado em 1985 e chama-se originalmente por The Falcon and the Snowman, em Português é conhecido como "A Traição do Falcão".

O filme foi dirigido pelo cineasta inglês John Schlesinger e contou com as atuações principais de Sean Penn e Timothy Hutton e a brilhante atuação como coadjuvante do escocês David Suchet. O enredo trata das falhas existentes nas relações internacionais, algo verídico e que foi baseado no livro do escritor americano Robert Lindsey, que possui o mesmo título e foi lançado em 1979. Em um período que não havia Wikileaks, Julian Assange e Edward Snowden, esses eram os pioneiros em denunciar o sistema opressivo ianque. A trilha sonora principal fica por conta do camaleão britânico David Bowie, com seu "This is not America".

Outro filme lançado na época foi o da franquia 007. Com o título de "A View to Kill" contou com o título em português "Na mira dos Assassinos". O filme foi dirigido pelo inglês John Glen. O elenco é composto por Roger Moore, Christopher Walken, Tanya Roberts e a cantora e atriz Grace Jones. A trilha sonora ficou a cargo dos ingleses do Duran Duran e o seu "A view to Kill". Em 2009, essa trilha foi escolhida a melhor de todos os tempos, segundo os críticos.

Outros dois filmes que destaco são: Rock IV, com brilhante atuação de Sylvester Stallone e o filme Goonies, que foi produzido pelo renomado Steven Spielberg.

O dial paulistano ganha uma nova estação, essa estação chama-se 89 A rádio Rock, anteriormente conhecida como Pool FM. Na televisão, a Rede Manchete e o SBT enfim conseguem realizar transmissões nacionais através da adesão do sistema via satélite. Aos poucos a mídia brasileira vai se modernizando e seguindo tendências internacionais na forma de comunicar.

Na música, o Brasil começou a dar destaque ao rock nacional. Muitas bandas, devido influências e referências do exterior começam a fazer sucesso a partir de 1985. Em decorrência disso, o principal festival de música do país teve sua primeira edição em 11 de janeiro de 1985.

O Rock in Rio foi idealizado pelo empresário carioca Roberto Medina e contou com apresentações memoráveis durante o período que rolou o festival, que teve suas últimas apresentações em 20 de janeiro. Bandas e cantores como B-52's, Go-Go's, Nina Hagen, Freddie Mercury e sua banda Queen, AC/DC, James Taylor, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, Yes, Rita Lee, Paralamas do Sucesso e diversas bandas nacionais e internacionais. Definitivamente esse festival introduziu o Brasil no mapa dos festivais musicais e nas edições seguintes serviu como modelo de exportação, sendo hoje uma realidade na Espanha, Argentina e Portugal em determinadas edições.



A melhor safra do rock nacional ocorreu com os expoentes Barão Vermelho, na época liderado pelo ícone Cazuza e Legião Urbana, que era conduzida por Renato Russo. Ambos morreram anos depois vítimas da AIDS, porém puderam contribuir significamente na música. No período as tendências musicais eram o New Wave, Punk e o Reggae. Artistas ligados a MPB conseguiram difundir muito bem essas influências externas com o swing e originalidade tupiniquim, casos da magnífica Marina Lima, Lulu Santos, Kid Abelha, Ritchie, Lobão, Titãs, RPM, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Tokio liderado pelo cantor Supla, são alguns deles que souberam mesclar a musica popular brasileira com o pop internacional.

A rainha do pop Madonna ganhou essa alcunha no ano de 85. Com o clipe Material Girl a transformou em algo mais que uma cantora pop. Símbolo de liderança, atitude feminina, moda. O clipe emula o filme "Os homens preferem as loiras" em que Marilyn Monroe participou, com isso o rótulo de garota materialista está associada a artista até hoje.

O rei do pop Michael Jackson, junta-se com os principais nomes do cenário musical dos EUA e gravam uma canção mundialmente conhecida para angariar fundos aos famintos no continente africano. Em alusão ao projeto britânico de 1984, o Band Aid, que teve como idealizadores Bob Geldof e Midge Ure do Ultravox. O hit dos europeus foi o "Do They Know It's Christmas?", já que a mesma foi produzida em época de natal e visava ajudar os etíopes. A versão americana contou com o hit "We Are the World" com o projeto USA FOR AFRICA, ajudando os Somalis. Essa track foi o principal single do ano.

Acompanhem os principais álbuns lançados em 1985:

Grace Jones - Slave to the Rythm
Fine Young Cannibals - Fine Young Cannibals
Mr. Mister - Welcome to the Real World
Cocteau Twins - Echoes in a Shallow Bay
Twisted Sister - Come Out and Play
Simple Minds - Once Upon a Time
Level 42 - World Machine
Gary Numan - The Fury
Falco - Falco 3
Dexys Midnight Runners - Don't Stand Me Down
UB40 - Baggariddim
Midnight Oil - Species Deceases
Laura Branigan - Hold Me
Dead or Alive - Youthquake
Suzanne Vega - Suzanne Vega
David Byrne - Music for "The Knee Plays"
A-ha - Hunting High and Low
New Order - Low-Life
Eurythmics - Be Yourself Tonight
Katrina and the Waves - Katrina and the Waves
Mick Jagger - She's the Boss
Tears for Fears - Songs from the Big Chair
The Smiths - Meat Is Murder
Phil Collins - No Jacket Required
Chris Isaak - Silvertone

Podemos observar nessa breve retrospectiva que 1985, como todos os anos foram bem movimentados, desde coisas agradáveis como também desagradáveis, afinal isso faz parte. A diferença notória desse período com o atual é a superficialidade que vivemos e a intensidade criativa que estava disponível ao alcance das pessoas. A base estava por lá, uma época de sonhos, ruptura de sistemas arcaicos, novas tendências e acima de tudo o respeito e a qualidade imperavam... Essa foi a edição de 1985, agora resta aguardarmos a edição de 1986.

 

Aldiéres Silva