Biografia Anne Clark

Do punk ao synthpop, a evolução de um dos maiores nomes da música idealista dos anos 80

Anne Clark nasceu em Croydon (sul de Londres) em 14 de maio de 1960, mesmo abandonando a escola aos 16 anos, sempre foi uma devoradora de livros e música, razão que a fez trabalhar na loja de discos Bonaparte Records, localizada nas proximidades do Warehouse Theatre. Aproveitando-se da dificuldade financeira desse teatro, ela organizou eventos para o público punk, mesmo os proprietários não gostando muito das roupas dos freqüentadores. Anne promoveu então, shows de bandas como Siouxsie and The Banshees, Generation X e The Damned, além de peças de teatro, dança e projetos de poesia.

Dessa forma, em meio a essa explosão do movimento punk no final dos anos 70, início dos 80, Anne Clark engrandeceu a cena londrina com seus trabalhos e a partir daí iniciou sua carreira musical com suas declamações melancólicas e melodias viajantes, utilizando para isso, música eletrônica experimental.

Esse experimentalismo resultou na sua primeira performance ao vivo, com o Depeche Mode no Cabaret Futura de Richard Strange, e o seu primeiro álbum The Sitting Room lançado em 1982. Os álbuns seguintes, Changing Places (1983), Joined Up Writing (1984) e Hopeless Cases (1987), tiveram como seu parceiro nas músicas, o tecladista David Harrow, um conhecido do Warehouse Theatre e em Changing Places cinco músicas contaram com a parceria de Vini Reilly(Durutti Column). As músicas Sleeper in Metropolis e Wallies, ambas do álbum Changing Places, e Our Darkness, do álbum Joined Up Writing, foram consideradas pela crítica marcos da década de 80 e até mesmo 90, com a versão remix de Our Darkness (1992).

Ainda em 1985, Clark lançou com a participação de John Foxx (Ultravox), o álbum Pressure Points. Em seguida, agora com Charlie Morgan, ela lança os álbuns Hopeless Cases (1987), R.S.V.P.–live at the Music Centrum, Utrecht, Holland (1988) e Unstill Life (1991).

No final de 1992, Charlie Morgan morre inesperadamente de câncer. Após passar por essa fase triste, realizou uma grande turnê européia em 1993, com a colaboração de Tov Ramstad; Paul Downing, Martyn Bates (Eyeless in Gaza) e Andy Bell (não o do Erasure), no intuito de promover o álbum The Law Is An Anagram Of Wealth.

    
Um ano depois, em 1994, Anne Clark se aventurou em um estilo que não tinha experimentado antes: a música acústica. Isso culminou no lançamento de Psychometry (1994), um concerto gravado ao vivo em Berlim. Com a participação de Chris Elliot no lugar de Tov Ramstad, ela usa mais uma vez o experimentalismo para misturar música eletrônica e acústica e lança em 1995, To Love And Be Loved. Em 1997 sai o projeto Wordprocessing: The Remix Project, com remixes das principais músicas de Anne, feito por Sven Vaeth & Ralf Hildenbeutel, Hardfloor, Mouse On Mars e Juno Reactor entre outros. Em dupla com Martyn Bates, lança em 1998 Just After Sunset, um trabalho que segue influências de folk e
música clássica, composto por poemas de Rainer Maria Rilke traduzidos do alemão para o Inglês. Just After Sunset foi relançado quatro anos depois, em 2002, quando Clark conseguiu os direitos totais do álbum.


Esse relançamento incluía algumas imagens em vídeo extras, embora fossem de qualidade não muito boa. Continuando com álbuns acústicos, em 2003 sai From The Heart - Live In Bratislava, gravado na República Eslovaca junto com Murat Parlak (vocal/piano), Jann Michael Engel (violoncelo), Niko Lai (bateria e percussão) e Jeff Aug (guitarras). Nesse meio tempo, Anne Clark também participou por cinco anos do projeto de música eletrônica Implant, idealizado pelo belga Len Lemeire, contribuindo com sua voz nos álbuns Self Inflicted (2005) e Audio Blender (2006).



Em 2007, Clark foi à Alemanha para gravar o álbum The Smallest Acts of Kindness com material inédito, resgatando assim a sua base eletrônica que a destacou na cena londrina e vem sendo uma fonte de inspiração para várias outras bandas eletrônicas desde os anos 80.

Esse álbum foi lançado em setembro de 2008 e veio em formato digipack de luxo com excelente qualidade, acompanha também um livro de capa dura contendo as letras das músicas, bem como mais de 25 fotografias coloridas tiradas pelo telescópio espacial Hubble da Nasa. Embora no início ela apresentasse uma melancolia sombria em seus álbuns, The Smallest Acts of Kindness incorpora uma visão mais otimista e segue como o resultado final da fusão da acústica e eletrônica, destaque para as faixas Nothing Going On, Boy Racing e Full Moon.

Atualmente, Anne Clark reside em Norfolk na Inglaterra e continua na ativa realizando shows pela Europa, conforme informações no myspace. Em 2009 saiu o DVD Anne Clark Live, com gravações da turnê de 2008/2009 na Alemanha.

 

Formação atual da banda de Anne Clark:
Jeff Aug: Guitarra
Jan-Michael Engel: Cello
Murat Parlak: Piano
Xabec aka Manuel G. Richter: Programação
Steve Schroyder(Tangerine Dream): Programação


Irã Margarido




voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80