Antenna
Por onde anda o pessoal do Bronski Beat?
 

Sem dúvida o hit Smalltown Boy é um ícone do Bronski Beat. Quem nunca se jogou na pista com esse excelente som e que possui ótimo clipe? A faixa é umas das primeiras a abordarem o homossexualismo em plena década de 80, por isso seu destaque e ascensão no mundo da música. A banda não é conhecida apenas por esse single porém o mesmo é muito forte. Outro grande hit sucesso da banda foi quando fizeram o inesquecível cover de I Feel Love da Donna Summer, convidando o Marc Almond do Soft Cell (eleita a melhor voz dos anos 80), para dividir os vocais! Duas das vozes mais singulares dos anos 80 fazendo um cover inesquecível!

Formada em 1983 em Londres por Steve Bronski, Larry Steinbachek e Jimmy Somerville, o grupo soube explorar bem o synthpop e o new wave, o lado lamentável foram eles terem encerrado as atividades no ano de 1995. Qual foi o desfecho de cada integrante? É esse o desafio que fui incumbido e tratarei de passar aos apaixonados leitores do site que traduz bem o que é amar a melhor e mais intensa década do século XX, claro falo dos anos 80.



Um dos líderes da banda e que ficou pouco tempo na banda é o vocalista Jimmy Somerville, em compensação sua voz brilhante e sua militância em prol dos direitos dos homossexuais fazem dele a cara do Bronski Beat.

Dono do melhor falsete da música dos anos 80, natural da capital Glasgow, logo depois formou o Communards, um duo synthpop seguindo a trilha do Yazoo, Soft Cell, Erasure e Pet Shop Boys. Ao lado do musico Richard Coles eles apostavam em um synthpop refinado e militante (Communards eram os membros da Comuna de Paris a primeira revolução socialista que foi esmagada pelo governo francês em fins do século XIX), seu segundo disco também seguia essa linha, com o Red (Vermelho) e segurando uma bandeira vermelha continuava na sua militância contra a homofobia e por direitos iguais para casais homoafeitvos (isso em 1986). Permaneceu à frente do Communards até 1988, gravando dois covers inesquecíveis de Thelma Houston (Don´t Leave me This Way) e da Gloria Jones (Never Can Say Goodbye), se por um lado os sintetizadores do Kraftwerk influenciaram a base eletrônica, os vocais tinham fortes influências das Divas da Disco Music. Em 88 a banda se separa, Coles se tornou religioso da igreja anglicana e Sommerville inicia sua arrebatadora carreira solo, atividade que exerce até os dias atuais com alguns sucessos consideráveis e de boa reputação no mercado britânico e no restante do continente europeu. Continuou fazendo synthpop atingindo muito sucesso mais dois covers da Disco Music, You Make me Feel (Might Real) do Sylvester em 1989 e anos atrás regravou Can´t Take My Eyes Off You.

Nesse período arriscou-se também na carreira de ator. Em contra partida John Foster e Jonathan Hellyer preencheram a lacuna deixada por Jimmy em sua antiga banda, na qual o projetou ao mundo, porém não obtiveram visibilidade como Somerville, que em 1987 marcou sua última passagem nos vocais ao lado de Steve Bronski e Larry Steinbachek.

Dos demais integrantes apenas Jimmy conseguiu seguir a diante com sua carreira solo. Sua versatilidade, introspecção artística e performance enigmática nos palcos resultam na solidificação de uma carreira que inusitadamente surgiu quando Somerville, Steinbachek e Bronski dividiram um apartamento de três quartos em Lancaster House, Brixton. Eventualmente Jimmy Sommerville faz shows em algumas regiões do mundo e é aclamado pela crítica especializada.

Alguns filmes desde 1998 ainda relembram a trajetória musical do Bronski Beat em suas trilhas sonoras com toda sua musicalidade que sempre fazem as pistas ferverem em diversos clubs ao redor do mundo, o 80's Club com o Projeto Autobahn não poderia ser diferente. Nesses filmes, o carro chefe fica por conta de Smalltown boy.

Podemos observar que alguns desafios são interessantes para o amadurecimento e novos rumos, quando mencionamos carreiras e afins. O pioneirismo de Somerville em defender a causa homossexual no período que muitas nações encontravam objeções em abordar o assunto e sociedades em aceitar tal opção faz dos mesmos sempre serem lembrados por isso, claro sua musicalidade e aposta no The Communards e depois mais adiante na carreira solo, mostram que de alguma forma os "resíduos" do bom gosto e introduções do synthpop e new wave em suas composições atuais o ajudam a explorar a pop music. Uma coisa eu tenho certeza, a de que a junção da militância social e qualidade artística fazerem de Jimmy Sommerville e os demais integrantes do Bronski Beat excepcionais, mesmo Steve e Larry terem aderido a vida de "cidadãos comuns".

 

Aldiéres Silva

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