Antenna
Por onde andam a família Ultra?

 

 

 
 

- A origem da série

O ano de origem da série, 1966, era o auge da fobia pós nuclear no Japão e no mundo. Um importante filme bem conhecido, chamado Godzilla, era febre no período desde a primeira versão em 1954, o que levou o produtor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya a deixar a produção dos filmes e se dedicar a um projeto ousado: uma série de TV de ficção científica centrada em monstros: Ultra Q!

Ultraman foi um dos pioneiros da saga dos Ultra’s que surgiu em 1966 ao estilo Tokusatsu. Tokusatsu vem da palavra japonesa "tokushu satsuei" que significa: “filme de efeitos especiais”.

Um fato curioso é que após a 2ª Guerra Mundial, os Estados Unidos criaram “heróis” americanos para todo o mundo que ia de Super Homem, Mulher Maravilha, Capitão América, entre outros. Com essa preocupação pós-guerra que as crianças e jovens idolatrassem heróis do ocidente, foram criados esses heróis do oriente que acabaram fazendo sucesso em todo o mundo.
A produção de Eiji Tsuburaya já tinha um histórico, pois ele já tinha participado do Godzila em meados dos anos 50.

 

- Um pouco da história

M-78 era um planeta com humanóides parecido com a Terra. Seus habitantes eram gigantes em comparação aos humanos (daí por eles serem gigantes na Terra) O Sol de M-78 entrou em extinção há milhões de anos e como consequência todos os habitantes entraram em conversão física de carne para energia e, para evitar que todos os habitantes desvanecessem, o mais importante cientista do planeta (Ultra King) constrói uma vestimenta, uma segunda pele que se tornou um potente exoesqueleto e, gerações depois, a base da espécie Ultra.

Existiram dezenas de "Ultras", irei comentar aqui os quais passaram mais no Brasil e por onde andam aqueles que fizeram os Ultras:

Seu início no planeta Terra foi em uma perseguição a um monstro que se aproxima de nosso planeta onde acidentalmente Ultraman se choca com a aeronave de Hayata e consegue canalizar suas “energias” no corpo humano de Hayata.

Não temos como negar que Ultraman foi uma idéia genial de seus criadores e que realmente a intenção de torná-lo um herói deu certo. Tanto deu certo que até poucos anos atrás em continuação das séries “Ultra”, formavam filas nos cinemas japoneses. Além de ser inspiração das brincadeiras de fim de tarde de muitas crianças.

Aqui no Brasil, Ultraman passou em diversos canais: TV Record, Bandeirantes, TVS, Tupi, SBT e Rede Manchete. Nessa época, muitos Programas dessas emissoras iam atrás da Série Ultraman devido ao seu sucesso entre os telespectadores jovens.

- Ultraman Hayata (Susumu Kurobe)

Hayata voltou a aparecer se transformando em Ultraman como convidado nas séries O Regresso de Ultraman (1971), Ultraman Taro (1973) e Ultraman Mebius (2007). Na década de noventa, Ultraman também fez uma ponta num dos capítulos finais de Ultraman Tiga. No cinema, Hayata apareceu nos longa-metragens Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (2006), The Super 8 Ultra Brothers (2008) e Ultraman Zero The Movie: Super Decisive Battle! Belial’s Galactic Empire (2010).

Apesar de ter ficado ilustre como o herói de Ultraman, Kurobe ganhou grande popularidade fazendo papéis de vilão em seriados tokusatsu como o "Mestre do Crime" em J.A.K.Q.Dengekitai em 1977, a voz do vilão Berlock em "Megaloman", em 1979, e o maligno Dr. Kuroda no primeiro e nos últimos episódios de "Winspector", exibidos em 1989 e 1990.

No final da década de 80, Kurobe fez várias participações especiais em fimes da série Goodzilla como "Goodzilla contra Biollante", lançado em dezembro de 1989, "Goodzilla contra King Ghidorah" lançado em dezembro de 1991, e "Goodzilla contra Mothra", lançado no ano seguinte.

 

Participou de "Mito Komon", série que contava a história de Tokugawa Mitsukuni 1628-1701), um dos politicos mais influentes do Período Edo. A série foi uma das mais longas do Japão, tendo durado entre 1969 até 2011. Kurobe fez participações na série nos anos de 1976 e 1977, 1981 a 1985, 1987 a 1992, 1994 a 2000, 2004, 2006 e 2007.
Em 2005, participou da série "Ultraman Max", no papel do General Kenzo Tomioka, voltando a interpretar Shin Hayata em vários filmes realizados, como "Ultraman Mebius and Ultraman Brothers", lançado em setembro de 2006, "Superior Ultraman 8 Brothers", lançado em setembro de 2008, que teve a junção das versões anteriores do herói, interpretadas por seus atores originais, e "Ultraman Saga" lançado em março de 2012, celebrando os 45 anos da série.

Seu talento culinário era muito conhecido, tendo ele sido uma figura frequente em "Gochisousama" , um programa televisivo de culinária, onde cada apresentação tinha uma duração de quinze minutos, produzido pela Nippon Television, patrocinada pela indústria de alimentos Ajinomoto, e um dos programas mais duradouros em sua área na televisão, ficando no ar entre 1971 até 1998.

Com mais de 70 anos, participou do 23º filme da saga Ultraman ( no papel de Shin Hayata). A boa aceitação de seus fãs mostrou que ele estava errado. Kurobe continua atuando e participando das convenções e reuniões de fãs dos seriados Winspector, Black Kamen Rider e Ultraman, e sua carreira parece muito longe de terminar.

- Ultraseven (Koji Moritsugu)

Talvez a melhor criacão de Tsuburaya, Ultraseven a princípio não era uma continuidade do Ultraman, mas uma nova ideia que acabou sendo incorporada à franquia. Com temas mais adultos e sérios, relatava a vinda à Terra de Ultraseven que patrulhando o planeta presencia um nobre alpinista chamado de Jiro que morre salvando um amigo e então resolve assumir a forma dele. Com o nome de Dan Moroboshi, integra o esquadrão Ultra e com seus cinco integrantes assume a forma de Ultraseven na defesa da Terra (sendo na forma humana o sexto integrante do esquadrão e como Ultraseven o sétimo, o integrante honorário, a cartada final contra os monstros – entenderam o porque do nome?).

Se transformava utilizando o Ultra Eye, um visor que o transmutava na sua forma de Ultra, não possuía sensor peitoral, utilizava o Eye Sluguer, uma mortal lâmina que era ligada a seu capacete, sua marca registrada. É o pai de Ultraman Zero.

Koji Moritsugu nasceu em 15 de março de 1943 e era modelo até ser escalado para o elenco de Ultra Seven. Acumulou pequenas participações nas séries O regresso de Ultraman (1971) e Ultraman Taro (1973). A volta triunfal de Dan Moroboshi como personagem regular em Ultraman Leo (1974) aconteceu por sugestão do próprio ator. Convidado para ser o capitão do grupo que apareceria na série de Leo, Koji sugeriu que, ao invés de viver outra personagem, poderia interpretar um amadurecido Dan Moroboshi. E assim foi feito, aumentando o interesse do público sobre essa série que, apesar do visual trash da época, tinha uma carga de violência e drama que extrapolava os limites do que seria uma produção infantil. Em 1997, interpretou o capitão Ban, no segundo especial de cinema de Ultraman Zearth. Sem ter feito grande carreira dramática, continuou aparecendo como Dan Moroboshi até 1999. Atuando em teatro e participando de convenções pelo Japão, o eterno herói ainda administra com a esposa um pequeno jazz bar chamado Jolie Chapeau, decorado, é claro, com temas alusivos a Ultra Seven.

- Ultraman Jack (Jiro Dan)

A terceira e última série a passar no Brasil narrava as aventuras Hideki Goh, um mecânico que sofre um sério acidente ao salvar um garoto durante a batalha entre dois monstros que surgiram decorrente às alterações climáticas no planeta. Ultraman Jack oferece uma fusão e ressuscita Goh mas, ao contrário dos outros ultras, os dois se tornam um só, bastando Goh erguer seu braço para se transformar. Nesta série acontece a participação de Ultraseven e Ultraman Hayata.

É a primeira série sem o acompanhamento do Eiji Tsuburaya que falecera no final de Ultraseven. A princípio era para ser uma continuação da primeira série (por isso o título e o visual parecido), mas optou-se, na última hora, por criar uma história e ultra novos. Teve episódios dramáticos e sérios, sendo até hoje uma das séries mais admiradas da franquia.

Jiro Dan ainda interpretaria um Goh impostor em um episódio de Ultraman Ace (1972) e voltaria a se transformar no herói em duas aventuras de Ultraman Tarô (1973) e uma de Ultraman Leo (1974), sendo esta sua última aparição oficial.


O ator ainda faria uma ponta como repórter no filme Ultraman Zearth 2, de 1997. Apesar da pinta de galã e porte atlético, Jiro Dan não fez grande carreira nos seriados de ação e nem como ator dramático. Do que passou no Brasil, foi visto numa constrangedora aparição como vilão no seriado cômico Patrine, de 1990. Como malvado, ainda passaria por um vexame maior em Kekko Kamen 2 (1992), filme horroroso no qual enfrenta uma heroína saída do mangá que luta nua (salvo luvas, botas, máscara e capa).


Segue uma lista da família Ultra:

Ultra Q (1966)
Ultraman (1966)
Ultraseven (1967)
Ultraman Jack (1971)
Ultraman Ace (1972)
Ultraman Taro (1973)
Ultraman Leo (1974)
The Ultraman (1979) - Anime
Ultraman 80 (1980)
Ultraman USA (1989) - Filme/Anime
Ultraman Great (1990) - Co-produção australiana
Ultraman Powered (1993) - Co-produção norte-americana
Ultraman Zearth (1996) - Filme
Ultraman Tiga (1996)
Ultraman Dyna (1997)
Ultraman Gaia (1998)
Ultraman Nice (1999) - Comerciais
Ultraman Neos (2000) - Direto para vídeo
Ultraman cosmos(2001)
Ultraman cosmos the blue planet (2002) filme
Ultraman cosmos the blue planet 2 (2003) filme
Ultraman Nexus (2004)
Ultraman The Next (2004) Filme
Ultraman Max (2005)
Ultraman Mebius e Ultra Brothers (2006) filme
Ultraman Mebius (2007) série
Ultra Seven X (2007)
Ultra Galaxy (2007)
Ultra Galaxy Mega Monster Battle: Never Ending Odyssey (2008)
The Super 8 Ultra Brothers (2008) longa metragem
Ultraman Mebius Ghosth Rebirth (2009) ova estagios 1 e 2
Mega Monster Battle: Ultra Galaxy Legends The Movie (2009) filme
Ultraman Zero The Movie: Super Decisive Battle! Belial’s Galactic Empire (2010)longa metragem
Ultraman Zero vs DarkClops (2010) ova estágios 1 e 2 (2010)

* Adoro a cultura japonesa e as séries de Ultraman, foi um grande prazer escrever um pouco sobre eles. :)

Curiosidades:

- Existe um filme (longa) mais atual disponível também na Netflix, onde mostram as participações dos atores e as atrizes que fizeram os primeiros Ultraman. Recomendo....

- Ultraman chegou a picos de 38 pontos de audiência, algo muito maior até do que a soma das audiências de Dragon Ball Z e Pokémon em seus períodos de maior popularidade no Japão.

- Ultraman já foi homenageado até com um selo oficial do correio japonês

- O herói é um dos maiores nomes do licenciamento mundial, com mais de dez mil produtos lançados, quinze séries produzidas, diversos especiais de cinema e vídeo, além de uma legião incontável de fãs de várias idades.

- Nas primeiras séries de Ultraman em preto e branco, foi utilizado em um dos monstros uma fantasia utilizada anteriormente no Godzila.

- Ultra Seven gerou muitas homenagens em séries de mangá e animê, sendo uma das mais famosas o capacete da heroína Chi Chi (leia Titi), de Dragon Ball, que reproduz poderes de Ultra Seven.

- Até os dias de hoje existe a Fundação Ultraman e outro site oficial com o domínio de m-78.jp A fundação já existe há vários anos e tem como objetivo ajudar as crianças. Inclusive existiu a ajuda da Fundação Ultraman no desastre nuclear em Fukushima.Vide foto abaixo.

- Algo dito em vários sites, é que no final de uma das temporadas de Utraman, milhares de crianças saíram de suas casas e foram até a rua olhar para o céu para dar o último adeus a Ultraman.

 
 

Longa vida Ultraman, abraços e até o próximo texto.

21/09/2015 - Vanderlei Schiavolin

s