Por onde anda o Mel Gibson?

 



O ator, produtor e diretor Mel Gibson nasceu em Peekskill, Nova York em 3 de Janeiro de 1956. Mel Gibson mudou-se para a Austrália ainda bem jovem e passou a batalhar pela carreira de ator. Mel é o sexto de 11 filhos do casal Hutton e Ann Gibson. Pouco tempo depois do começo da guerra do Vietnã, Hutton Gibson mudou-se com toda a família para a Austrália com medo de que seus filhos fossem recrutados para a Guerra. Mel passou o restante da infância em Sydney, onde frequentou o colégio católico para meninos, St. Leo. Ele terminou o ensino médio na Asquith Boys High School, em Asquith, New South Wales na Austrália.

Gibson fez sua estréia como ator nos palcos em uma montagem de Romeu e Juleita e nos cinemas com o filme Verão Cidade de 1977. Ele ainda atuou como protagonista em várias peças, como em Édipo e Henry IV. Após conquistar os palcos, Mel tentou a sorte na televisão, com seu primeiro papel na série australiana The Sullivans. Depois de algum tempo, veio seu primeiro grande papel de destaque no cinema com a trilogia Mad Max, que tornou-se o filme de maior sucesso comercial australiano, faturando mais de 100 milhões de dólares no mundo todo. O ator debutou no cinema americano, com o filme de 1984 chamado O Rio, que obteve um considerável sucesso.



Depois de Mad Max 3 – Além da Cúpula do Trovão, Mel Gibson foi destaque da revista People, sendo eleito o homem mais sexy do mundo. Na sequência, o ator voltou para as telonas em 1987 com mais uma franquia de muito sucesso, Máquina Mortífera como o policial Martin Riggs, atuando ao lado de Danny Glover. O grande sucesso de Máquina Mortífera, rendeu 3 continuações ao filme lançadas em 1989, 1992 e 1998, respectivamente. O ator atuou em muitos filmes na década de 90 como Hamlet, Alta Tensão, Air America e Eternamente Jovem. O seu primeiro filme como diretor foi o drama O Homem Sem Face, lançado no ano de 1993. Mas o ápice mesmo da carreira de Gibson foi dirigir e atuar no épico Coração Valente. O filme triunfou no Oscar vencendo o favorito Apolo 13, levando cinco estatuetas, incluindo melhor filme e melhor diretor.

Ainda na década de 90, o ator emprestou sua voz para John Smith na animação da Disney, Pocahontas e atuou em filmes como O Preço de Um Resgate, Teoria da Conspiração e o Troco. No ano 2000, o ator encabeçou a saga de guerra O Patriota e estrelou a comédia romântica, Do Que As Mulheres Gostam, ao lado da atriz Helen Hunt. Em 2002, Gibson atuou em outro grande sucesso, Sinais do diretor M. Night Shyamalan. Tempos depois, a carreira de mel Gibson ficou marcada por polêmicas e muita controvérsia, por conta do seu próximo projeto, A Paixão de Cristo. O ator chegou a ser preso, depois de ser pego dirigindo embriagado. Ele foi condenado a 3 anos de liberdade condicional tendo que participar de reuniões dos Alcóolicos Anônimos.

Nos últimos anos, Mel Gibson tem aparecido em filmes de pouco destaque como Plano de Fuga. O filme que obteve mais sucesso com a sua participação recentemente foi Os Mercenários de 2014. Gibson foi casado de 1980 a 2009, com Robyn Moore, com quem teve sete filhos. Depois o ator começou a namorar a cantora Oksana Grigorieva, com quem teve um relacionamento turbulento, com acusações de violência doméstica e conversas gravadas do ator vindo á tona incluindo comentários racistas. Esperamos que Mel Gibson consiga dar a volta por cima, pois além de ser um grande ator e diretor ele sempre figurou nas listas das estrelas mais bem pagas de Hollywood.

19/09/2016 - Ronaldo Martins Lima

S