Antenna
Por onde anda o pessoal do Goonies?
Mikey Walsh – Personagem vivido pelo ator Sean Astin

Quem viveu os anos 80 e assistiu “Os Goonies”? “Todo mundo” será a resposta mais divulgada. Este excelente filme de 1985 marcou de uma forma direta a toda uma geração com as histórias de mistério envolvendo caça ao tesouro no melhor estilo Indiana Jones e também pela presença dos famosos garotos conhecidos como “Os Goonies”, perseguidos pela família de bandidos conhecido como “Os Fratelli”.


Brand Walsh – Personagem vivido pelo ator Josh J. Brolin

Mas por onde anda os personagens que fizeram parte deste filme? Exatos 27 anos do lançamento do filme, o Projeto Autobahn traz a informação sobre o paradeiro de cada personagem, além de trazer algumas informações a respeito do super encontro de 25 anos de lançamento do filme ocorrido em 2010 nos estados Unidos.

Um dos personagens que mais tiveram destaque no cinema depois dos Goonies, Sean Patrick Duke ou “Sean Astin”, como é conhecido, é casado e tem três filhas. Formou-se em História na Universidade da Califórnia.

Fez vários filmes como “Memphis Belle”, “Rebeldes e Heróis” e “Coragem sob fogo”, mas foi na trilogia “O Senhor dos Anéis” entre 2001 e 2003 que voltou a fazer um papel de destaque no cinema com o seu personagem Gamgee.

Sean Astin tem participado de algumas séries, dentre as quais a série “24 horas” em 2006 onde participou de 10 episódios e participações especiais nas séries “Monk”, “Lei e Ordem”, “Meu nome é Earl”, “NCIS”, entre outros. O último filme que fez foi “Dorothy and the Witches of Oz” em 2012.

O ator que mais fez sucesso após “Os Goonies” foi Josh J. Brolin. No filme ele faz o irmão mais velho do Mikey. Aliás foi o seu primeiro papel no cinema. Após “Os Goonies”, Josh Brolin fez vários filmes nas décadas seguintes, mas foi apenas a partir de 2007 que sua carreira começou a deslanchar, fazendo grandes filmes como “Onde os fracos não tem vez” (este filme foi sucesso de bilheteria, ganhando vários prêmios) e o “O Gângster”, ambos de 2007.

Lawrence ‘Chunk’ Cohen (Gordo) – Personagem vivido pelo ator Jeff Cohen

Em 2008 interpretou o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush no filme “W”, o que lhe rendeu um prêmio de melhor ator no Hollywood Film Award. Fez também o filme “Milk – A voz da Igualdade”, sendo indicado ao prêmio de melhor ator coadjuvante em 2009.

Em 2010 fez também filmes famosos como “Wall Street – O dinheiro nunca dorme” e “Bravura Indômita”. Recentemente, Josh Brolin estrelou os filmes “Homens de Preto III” e “Caça aos Gângsteres”. Com relação a sua vida pessoal, foi noticiado no início de 2013 devido a sua separação da atriz Diane Lane onde mantinha um casamento de 8 anos.

Quem não se lembra deste personagem marcante? “Chunk” ou “Gordo” como era chamado no filme foi um dos únicos que não seguiu carreira como ator. O personagem ficou marcado pelas irreverentes cenas do filme e pelo modo engraçado como atuou. Jeff Cohen hoje é um renomado advogado e sócio fundador da Cohen & Gardner LLP.


Clark ‘Bocão’ Devereaux - Personagem vivido pelo ator Corey Feldman

Ele tem sido visto em festivais (participou no dia 05/05/2013 de uma exibição do filme no festival CapeTown de cinema junto com os atores Corey Feldman – Bocão e Robert Davi – Jake, um dos irmãos Fratelli) e reuniões junto com os outros integrantes dos Goonies.

Um dos atores que mais fez sucesso nos anos 80, sendo considerado ídolo teen na época por seu papel nos filmes “Conta Comigo”, “Sem Licença para Dirigir” e “Garotos Perdidos”. Este último teve recentemente duas sequências em 2008 e 2010 com a presença do ator.

Corey também é integrante da banda “The Truth Movement” onde tem se dedicado bastante de seu tempo. Fez recentemente um filme chamado “Zero Dark Dirty” (2013) e participou de um videoclipe (“Last Friday Night”) da cantora Katy Perry.

Richard ‘Data’ Wang – Personagem vivido pelo ator Jonathan Ke Huy Quan

O ator vietnamita ficou famoso pelo seu personagem “Data” nos Goonies. Participou na mesma época também do filme Indiana Jones. Formou-se em Cinema na Universidade da Califórnia e é um famoso mestre em artes marciais. Fez seu último filme em 2002 em um filme Chinês. Participou indiretamente como coordenador em cenas de lutas de alguns filmes recentes como “X-Men” e “O Confronto” junto com o ator Jet Li.


A atriz fez sua primeira aparição no cinema nos Goonies e fez poucos filmes desde então. Teve um relacionamento com o ator River Phoenix, logo após “Os Goonies”. Participou de papeis pequenos em séries e filmes nos últimos tempos, mas de pequeno destaque.

Andy Carmichael – Personagem vivida pela atriz Kerri Green

Tem atuado na série “Raising Hope”. O que Martha tem mais feito ultimamente além de participar desta última série, é dedicar seu tempo a uma ONG através do “Projeto Rua 52” no qual convida crianças carentes para participar, juntamente com artistas profissionais, de algumas peças de teatro.




Participou de alguns filmes após os Goonies, inclusive contracenando com os atores Charlie Sheen e Winona Ryder no filme “A inocência do Primeiro Amor” (1987). Participou de algumas séries como “Mad about you”, “ER” e “Law & Order”. Kerri Green parou de fazer filmes para estudar arte no Colégio Vassar e atualmente tem se dedicado a sua companhia independente de produção de filmes escrevendo roteiros.


Stef Steinbrenner – Personagem vivida pela atriz Martha Plimpton

Junto com o personagem Chunk – Gordo, formou a dupla mais engraçada do filme, com a sua famosa frase: “Sloth quer chocolate”. A nota triste é que o ator faleceu em 1989 devido a um ataque cardíaco. Após “Os Goonies”, fez mais 8 filmes (inclusive o filme “Verão Muito Louco” com a atriz Demi Moore e o ator John Cusack) e participou de algumas séries de TV.

- Irmãos Fratelli – Jake, Francis e Mama Fratelli – Personagens vividos respectivamente pelos atores Robert Davi, Joe Pantoliano e Anne Ramsey

Jake – Robert Davi – O famoso bandido cantor de ópera. Suas cenas com o “Gordo” no filme dos Goonies foram marcantes. Por sua atuação no filme, sua reputação nos filmes de Hollywood sempre foi de durão.

Fez vários filmes após “Os Goonies” como “Duro de Matar” (1988), “007-Permissão para matar” (1989), “O Predador 2” (1990), além de vários papeis de destaque em algumas séries como “Criminal Minds”, “Lei e Ordem” e a série “Profiler”. Atuou recentemente nos filmes “O Tubarão do Pântano” (2011) e “A Long Way Off” (2013). Robert lançou a carreira de cantor profissional em 2011, cantando clássicos de Frank Sinatra e chegou a gravar um disco.

Francis – Joe Pantoliano – Irmão de Jake no filme “Os Goonies”, o ator Joe Pantoliano fez uma grande carreira após o filme. Atuou em filmes como “O Império do Sol” (1987), “La Bamba” (1987), “U.S. Marshals – Os Federais” (1998), “Matrix” (1999), entre muitos outros. Atuou na série “Família Soprano” e “NYPD Blue”. Participou recentemente dos filmes “Percy Jackson e o Ladrão de Raios” (2010) e “Loosies” (2011) e tem projetos para fazer outros filmes.

Mama Fratelli – Anne Ramsey – Infelizmente, a atriz que era considerada a mais introvertida dos anos 80, mas não menos engraçada que os demais, faleceu em 1988, pouco tempo depois de atuar no filme “Jogue a mamãe do trem”.

REENCONTRO DE 25 ANOS DOS GOONIES

Em outubro de 2010, os atores que fizeram história ao participar do filme “Os Goonies”, reuniram-se para comemorar os 25 anos do lançamento do filme. Tudo aconteceu na Califórnia para o lançamento do longa em tecnologia Blue-Ray e reviver as aventuras da história.

Participaram deste encontro Corey Feldman (Bocão), Ke Huy Quan (Data), Jeff Cohen (Gordo) e os atores que interpretaram os irmãos Fratelli no filme: Robert Davi e Joe Pantoliano. Sean Astin e Josh Brolin não puderam participar do encontro.

Eventualmente os atores tem se reunido em festas e festivais para comentar as histórias do filme, como ocorreu em Maio deste ano de 2013 no Festival de cinema de CapeTown, onde ocorreu uma exibição do filme.

Na cidade de Astoria, em Oregon, onde ocorreram as filmagens, o dia 7 de Junho foi declarado como “Goonies Day” (dia dos Goonies) pois foi o dia em que o filme foi lançado nos cinemas em 1985 e em 2015 é esperada uma grande festa para celebrar os 30 anos do filme.

 

Reynaldo Rivero

s