Antenna
Por onde anda a galera da banda Siouxsie & the Banshees

 

Hoje falaremos um pouco sobre essa banda que é considerada um dos grandes nomes do pós punk e rock gótico que começou no final dos anos 70 e atingiu seu ápice de criatividade na década de 80. A cantora Siouxsie Sioux (Susan Janet Ballion) é a mais nova de três irmãos e nasceu no Guy´s Hospital no sul de Londres. Quando ela tinha apenas 14 anos, seu pai faleceu devido a complicações com o alcoolismo. Durante a adolescência, ela começou a curtir músicas de David Bowie, Lou Reed, T-Rex e The Stooges. No início de 1976 ela e seu amigo Steven Severin (que depois também seria um dos fundadores da banda ao lado de Siouxsie) foram ver os Sex Pistols tocar na capital inglesa. Depois de uma conversa com os membros dos Pistols, eles decidiram seguir a banda regularmente. Nessa mesma época, Siouxsie começou a ir nos clubes noturnos de Londres e isso influenciou bastante no estilo gótico de se vestir dela. Basicamente o style da cantora era maquiagem tipo olho de gato, batom vermelho escuro, cabelos tingidos de preto e claro muitas roupas pretas.

Uma das primeiras aparições públicas de Siouxsie foi com os Sex Pistols no programa de televisão do apresentador Bill Grundy no final de 1976. Durante a entrevista com os Pistols, o apresentador tentou passar uma cantada em Siouxsie, o que fez com que o guitarrista Steve Jones soltasse muitos palavrões a Grundy e deixando a mídia completamente enfurecida. O primeiro álbum dos Banshees, The Scream foi lançado em 1978 e até a banda se separar em 1996, foram lançados diversos singles de sucesso como "Cities in Dust", "Hong Kong Garden", "Happy House", "Peek-a-Boo", entre outros. Em 1981 ela e Budgie criaram a banda paralela The Creatures. Siouxsie casou-se com Budgie em 1991 e alguns anos depois, eles montaram seu próprio selo musical, o Sioux Records. Em 1994, Siouxsie gravou a faixa "Interlude" ao lado de Morrissey e em 1995, ela gravou a faixa "Lighthouse" no álbum do produtor francês Hector Zazou, intitulado Chansons des mers froides (Songs From the Cold Seas). Já em 1998, a cantora fez uma parceria com John Cale na música "Murdering Mouth" e no ano seguinte a cantora se juntou a Marc Almond do Soft Cell no dueto "Threat of Love".

Em 2003, Siouxsie foi convidada pelo Basement Jaxx a participar da música "Cish Cash". Por volta de 2005, foi lançado um dvd solo que recebeu o título de Dreamshow que incluiu músicas de quando ela dividia o tempo entre os Banshees e o The Creatures. A cantora lançou em 2007 o disco solo Mantaray. Em outubro de 2014 ao lado do colega Steven Severin, foi concebido o disco It´s a Wonderful Life para a revista Mojo. No ano de 2015 foi gravada a canção "Love Crime" para a série de televisão Hannibal.

Steven Severin é o nome artístico de Steven John Bailey e ele nasceu em Londres no dia 25 de setembro de 1955. Ao lado de Siouxsie, fez parte do grupo "Bromley Contigent" que foi o famoso grupo de fãs que seguia os Sex Pistols. O nome Severin é uma referência a canção "Vênus in Furs" da banda Velvet Underground. Com Siouxsie Sioux, Steven foi o único membro da formação original do grupo a permanecer com a banda até o seu final em 1996. Severin esteve envolvido em gravações de outras bandas como o The Altered Images que abriu muitos shows dos Banshees. Em 1982, ele produziu e tocou baixo no EP "The Agony Is The Ecstasy", de Lydia Lunch e em 1983 co-escreveu "Torment" com Marc Almond. Seu trabalho mais conhecido fora dos Banshees foi com a banda The Glove que era um projeto paralelo que existiu entre 1983 e 1984 e que contava também com o vocalista e guitarrista do The Cure, Robert Smith (que por sinal nessa mesma época também tocou guitarra nos Banshees). Ainda com os Banshees, Steven compôs a trilha sonora para o curta-metragem "Visions of Ecstasy".

Com o final da banda, ele deu início a seus projetos solo, que incluíram composições de trilha sonora para muitos filmes como "London Voodoo" de 2003, "The Purifiers" de 2004 e "Nature Morte" Still Life de 2006. Steven também lançou quatro discos solo instrumentais e contribuiu como jornalista freelancer para o jornal The Guardian. No ano 2000, foi publicado "The Twelve Revelations", que consiste em uma coleção de poemas e prosas eróticas escritas por Severin.

O baterista Peter Edward Clarke, mais conhecido como Budgie, começou sua carreira com a banda Big In Japan. Em 1979, foi convidado para integrar a banda Siouxsie & The Banshees, sendo o substituto temporário de Kenny Morris. Ele acabou ficando na banda desde o disco Kaleidoscope e criou a banda The Creatures com Siouxsie. Budgie fez algumas parcerias com outros músicos como John Cale, Leonard Eto e John Grant. A revista inglesa Spin em 2013 o colocou em 28º lugar na lista com "Os 100 Maiores Bateristas de Música Alternativa".

Kenny Morris foi o primeiro baterista de estúdio e que tocou nos dois primeiros discos dos Banshees, The Scream e Join Hands. Ele permaneceu na banda entre janeiro de 1977 e setembro de 1979. Kenny compôs o hit "Hong Kong Garden". Morris frequentou a North East London Polytechnic, estudando arte e cinema. Depois de deixar a banda, Kenny trabalhou como baterista com Helen Terry e outros músicos. Morris atualmente mora em Cork na Irlanda.



Ainda no ano 2000, Jennifer fez o polêmico longa "Réquiem para um Sonho" (filme que mostra várias formas de dependência de drogas), onde atuou ao lado de Jared Leto e Ellen Burstyn.

Entre os muitos integrantes que passaram pela banda, podemos citar dois nomes ilustres que são Sid Vicious que tocou bateria somente na primeira apresentação do grupo e Robert Smith do The Cure que tocou com eles durante cinco semanas antes de encontrarem um outro guitarrista. Passaram ainda pelos Banshees, os guitarristas Marcos Pirroni, John McKay, John McGeoch (que também fez parte das bandas Visage e Pil), John Carruthers, John Klein e o tecladista Martin McCarrick. Embora a troca de integrantes tenha sido uma constante na carreira da banda, com formações diferentes praticamente em todos os discos, Siouxsie & The Banshees nunca deixaram de dar ao público álbuns, músicas e shows de muita qualidade.

Não deixe de curtir este sábado a Black Week no Projeto Autobahn, com direito a promoção inédita na entrada e nos drinks, e claro, com set voltado aos clássicos da fase mais Dark dos anos 80, incluindo com todos os clássicos da banda na pista que mais toca Siouxsie & The Banshees no Brasil!

25/11/2019 - Ronaldo Martins Lima

s