Antenna
Por onde anda Thomas Dolby?

Thomas Dolby é considerado um dos gênios do synthpop da década de 80, pois aos 18 anos já criou o seu próprio sintetizador, além de ser um multi-instrumentista, também aprendeu a tocar piano e guitarra, sempre interessado em aprender sobre computação, ainda nos anos 70.

Nasceu na Inglaterra, batizado Thomas Morgan Robertson, em 14 de outubro de 1958, ao contrário da informação que ele teria nascido no Cairo, Egito, notícia essa divulgada em meados dos anos 80.

Em 1979, formou uma banda chamada Camera Club, com um genero musical muito parecido com as até então futuras bandas New Order e Frankie Goes to Hollywood, porém sua participação na banda durou pouco menos de um ano.

 

Em 1982, lançou em carreira solo o álbum “The Golden age of wireless”, que em sua segunda tiragem traz seu maior sucesso comercial, “She Blinded me with Science”, que infelizmente é a única música conhecida do Thomas Dolby fora do continente europeu, onde fez bastante sucesso, uma vez que o músico possui muitas maravilhas musicais.

 

 

Lançou alguns álbuns durante os anos 80, porém com maior êxito na Europa, e paralelamente desenvolvia instrumentos musicais e aprimorava sua habilidade em criação de tecnologias, tanto quem 1993 abriu uma empresa chamada Headspace, especializada em softwares para computadores.

O gênio não parou por aí, elaborou várias trilhas sonoras para jogos de videogames, trilhas de filmes, invenção de equipamentos eletrônicos, evolução dos aparelhos celulares, enfim, um verdadeiro cientista.

É casado com a atriz Kathleen Beller desde 1988 e dessa união tiveram 03 filhos.

Atualmente, o músico cientista é engajado na carreira acadêmica, ele é professor de artes e dá aulas na Universidade “Johns Hopkins”, e sempre que possível faz shows para fãs de suas músicas e dos anos 80 em casas noturnas de capacidade pequena, pra não perder suas habilidades musicais.

30/11/2015 - Carlos Simões

s