Antenna
Por onde anda Vince Clarke?

Nascido em julho de 1960 na área suburbana de Londres, Vince Clarke é considerado o padrinho do Synthpop. E não é para menos! Grande inspiração e influência para várias bandas e grupos da atualidade, colaborou e ainda colabora imensamente com o cenário eletrônico.

Começou sua carreira cedo e em um curto período de mais ou menos 2 anos iniciou alguns pequenos projetos, antes de finalmente formar Depeche Mode. Andrew Fletcher, seu então colega de escola, o acompanhou desde o início e fez parte de todos. Além de Fletcher, também contou com a participação de Martin Gore em dois de seus projetos iniciais. Clarke fazia os vocais até que em 1980 David Gahan se juntou ao trio e CompositionofSound passou a se chamar Depeche Mode. Em sua curta passagem pelo grupo sua colaboração foi essencial, pois compôs algumas das músicas que engrenaram a carreira de Depeche, tais como "New Life”, “Dreaming of Me”, Photographic" e a icônica "I Just Can't Get Enough". Esta é referência até hoje e é uma das principais responsáveis pelo sucesso deles. Primeiro single da banda a ser lançado nos EUA (entre outros países), lhes rendeu notoriedade internacional.

Em 1981, Clarke deixou a banda e pouco depois, juntamente com Alison Moyet, formou Yazoo. O sucesso da dupla foi quase imediato e, além de participar do TOP OF THE POPS, seus dois álbuns entraram nas paradas britânicas e alcançaram respectivamente o 2º e 1º lugar. Nos EUA o resultado não foi tão significativo quanto no Reino Unido, mas entraram no TOP 100 das paradas americanas. Embora tenham começado com o pé direito, a relação entre a dupla não era das melhores. Moyet ainda era um tanto imatura e não sabia lidar muito bem com a fama, enquanto Clarke já tinha uma certa experiência e enxergava as coisas de forma muito diferente. Como a divergência de opiniões entre os dois se tornava cada vez maior, a dupla se separou e Yazoo infelizmente não durou muito tempo e terminou no mesmo ano de lançamento de seu segundo álbum (1983).

Vince Clarke continuou sua carreira e seguiu investindo em outros projetos. Até que, em 1985, se juntou com Andy Bell para formar o que seria seu maior sucesso, o Erasure. A junção deu tão certo que desde então a dupla continua ativa. Mais uma vez ele nos mostrou seu brilhantismo como compositor criando a maioria das letras. A dupla rendeu grandes sucessos, como "Sometimes”, “Oh L’Amour”, “Little Respect”, “Chainsof Love” e “Always". Ao longo da extensa carreira no Erasure lançou 16 álbuns, sem contar coletâneas, ao vivo etc. O mais recente, o The Violet Flame, foi lançado em 2014.

Nos diversos projetos que participou ou encabeçou ao longo de sua carreira, Clarke tem nos mostrado sua genialidade e o artista completo que é. Graças ao seu gosto pelo experimental, no final dos anos 90 se juntou com outro gênio da música, Martyn Ware, para formar The Clarke &Ware Experiment. Juntos lançaram dois álbuns de música ambiente, ambos com tecnologia 3D desenvolvida por eles.Para quem não conhece, Martyn Warefoi um dos fundadores deThe Human League e poucos anos depois de Heaven 17 (outra banda que gosto muito). Além de excelente músico e compositor, é excelente produtor.

Em 2012, Clarke decidiu gravar um álbum com influencias bem voltadas para o Techno (como já havia feito anteriormente) e convidou Martin Gore apara participar deste rápido projeto. Foi a primeira vez que se falaram desde que deixou Depeche. Gore aceitou prontamente e o álbum foi lançado em março de 2012. O nome do projeto é VCMG (inicias de Vince e Martin). O trabalho pode agradar a todos os seus fãs, mas é realmente muito bom e completo. Não sou muito fã de Techno, mas o resultado é realmente surpreendente. Impossível não reconhecer o trabalho impecável de ambos!Em uma entrevista sobre o assunto, Gore disse que o resultado o deixou muito satisfeito e admitiu que adoraria repetir. De acordo com ele, a sintonia musical dos dois foi simplesmente perfeita.


Clarke é casado e tem um filho e desde 2004 vive nos EUA. Morou por um tempo no Maine e em 2009 montou seu próprio estúdio, o Cabin Studio.Além de local de trabalho, é lá que guarda uma de suas grandes paixões, sua grande coleção de sintetizadores analógicos. Chato né? Em seu site postou uma série de vídeos falando sobre o funcionamento de alguns de seus brinquedos. Os vídeos são simples, mas bem legais! E para aqueles que são viciados nos detalhes como eu (hehehe), vale muito a pena assistir.
Em 2012 se mudou para Nova York, onde mora até hoje, e transferiu seu estúdio para lá também.
Em seus trabalhos mais recentes como produtor colaborou com artistas como Franz Ferdinand e The Saturdays.

Com todo seu talento, Vince Clarke é extremamente humilde e não se enxerga como sendo o gênio que é. Em todas as suas entrevistas se mostra um cara simples e nada arrogante. Acho que é também por isso que gosto tanto dele e sou tão fã de todo seu trabalho!! Por todo seu valor para a música conhecer sua trajetória é lição obrigatória para os fãs dessa febre eletrônica que começou antes, mas se consolidou nos anos 80.

30/06/2015 - Natascha Coelho

s