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Computer World
Enduro e Pole Position

O Projeto Autobahn inicia mais uma seção superinteressante com as informações dos principais jogos de videogame da década de 80, os comparativos com relação à jogabilidade, gráficos e as imagens dos jogos que com certeza farão você retornar para uma época em que, embora os jogos não tivessem os recursos e os gráficos modernos que temos hoje, com certeza faziam a alegria das famílias e amigos que se reuniam em intermináveis e divertidos campeonatos na época.
Nesta seção iremos analisar dois super jogos de corridas do ATARI: o Enduro e o Pole Position.

ENDURO: Um dos maiores e mais conhecidos jogos da década, o Enduro foi um jogo de corrida projetado por Larry Miller e produzido pela Activision, sendo lançado em 1 de Fevereiro de 1983 para o aparelho Atari 2600. Na época de seu lançamento, o jogo causou um grande alvoroço, primeiro pelos gráficos considerados inovadores para a época e segundo devido à grande campanha comercial realizada pela empresa, o que levou uma corrida enorme às lojas.

Para a produção deste incrível jogo, os programadores da Activision foram além do seu tempo já que outros desenvolvedores estavam apenas no começo. Primeiramente porque os jogos da Activision eram mais coloridos, mais interessantes e mais divertidos e segundo que quase todos os jogos que a Activision produzia, viravam um sucesso instantâneo. Foi daí que o projetista Larry Miller começou a criar um jogo de corrida para a plataforma do Atari 2600, inovando o conceito dos jogos da época.

Características do jogo: O jogador controlava um carro parecido a um carro de Fórmula 1 e visualizava toda a corrida de trás do carro. O game simulava uma corrida de um dia inteiro, com diferentes condições de pista e dificuldade como neve, neblina e corrida à noite e tinha como objetivo passar uma determinada quantidade de carros a cada dia e, caso conseguisse, uma nova corrida seria iniciada (No 1º dia, o jogador tinha que passar 200 carros e 300 carros nos dias posteriores).

Com isso o jogador deveria sempre acelerar, pois a dificuldade era maior a cada dia e era desafiado em seus reflexos para poder desviar dos outros carros. A partir do 4º dia a jogabilidade tornava-se muito difícil. Uma das coisas interessantes do Enduro era em relação à visibilidade: Durante o dia, o carro passava sobre o gelo, limitando a velocidade do carro para não derrapar, à noite o jogador só conseguia ver as luzes traseiras dos carros e durante a madrugada havia a neblina intensa, fazendo com que o jogador visualizasse o carro apenas alguns metros a frente.

Curiosidade: Uma curiosidade é que se um jogador conseguisse completar cinco dias ou mais no jogo, um troféu de corrida aparecia na tela e se fosse enviado uma foto do troféu para a Activision, ele se tornava membro do clube “Activision Roadbuster”.

Dicas: Irei escreve algumas dicas ditas pelo próprio Larry Miller e extraídas do manual americano do game:

- Dirija com calma. Você não irá durar muito se correr na máxima velocidade, pois irá bater em outros carros e perderá posições. Acerele apenas quando a pista proporcionar a possibilidade de ultrapassar vários carros em seguida. Nem pense em acelerar muito na neve.

- Se puder escolher entre bater na lateral da pista ou nos outros carros, escolha bater na lateral, pois o atraso será menor e você não perderá muito tempo.

- É melhor passar diagonalmente entre os carros pareados do que se espremer entre eles.

- Ao se aproximar-se de um grupo de carros que está bloqueando a pista, desacelere. Deixe os carros sumirem no horizonte e então acelere. Quando voltar a vê-los, eles terão mudado de posição, liberando o caminho.

- Uma dica pessoal: A partir do 4º dia, onde a jogabilidade começa a ser o maior adversário para o jogador, o segredo é manter uma velocidade constante, nem muito rápida, pois a quantidade de carros é maior e a probabilidade de bater é maior também e nem muito lenta, pois caso contrário o jogador não irá conseguir completar o dia.

Infelizmente o Enduro foi um dos últimos sucessos do Atari antes da crise na indústria eletrônica entre 1983 e 1984.

Detalhes Técnicos:
Desenvolvedor: Activision
Projetista: Larry Miller
Plataforma: Atari 2600
Lançamento: 1 de fevereiro de 1983
Gênero: corrida
Modo: 1 jogador

Pole Position: Um dos jogos mais famosos da década foi concorrente direto do Enduro. Desenvolvido em 1983 pela Empresa Namco Inc., a qual produziu para o mundo inteiro exceto para os Estados Unidos, pois foi licenciado pela Atari neste país. A Atari lançou vários jogos de corridas durante os primeiros anos, inclusive um chamado F-1, mas teve em Pole Position o seu melhor momento, sendo que este foi o bem mais sucedido de todos.

Característica do jogo: Antes de comentarmos sobre o jogo, é importante salientar que a versão licenciada pelo ATARI teve algumas diferenças com o original da Namco Inc. Primeiro em relação ao gráfico do jogo, segundo que houve uma alteração na pista, com a presença na versão do ATARI de um decalque lateral e terceiro que houve a presença de um símbolo do ATARI no início do jogo, com a mensagem para o jogador se preparar para a corrida. Na versão da NAMCO Inc. não notamos a presença desta mensagem.

O jogador corria em uma pista em Fuji e deveria completar o percurso antes que o tempo se esgotasse. Havia a volta de classificação que sempre era a primeira corrida e o que definia o grid. Depois havia a corrida em que eram percorridas 4 voltas. A primeira deveria ser completada em 90 segundos ou menos e as demais em 60 segundos. Além de ter que correr contra o tempo, os carros deveriam ser ultrapassados.

Na versão da Namco, havia também a presença de obstáculos na pista. Quando conseguia completar a volta, o corredor ganhava um tempo extra para a volta seguinte. Caso não conseguisse completar a volta, a corrida estava perdida. Para tanto, o corredor contava com controles do carro no qual podia acelerar e frear.

Curiosidades: Graficamente, a versão do ATARI deixava a desejar, pois os carros não eram bem definidos, além do que a pista era praticamente padrão, mudando apenas as curvas. Já na versão da NAMCO Inc., o corredor percorria uma pista em Fuji, como citei acima e os carros possuíam um gráfico melhorado, além de contar com obstáculos na pista. Ambos possuíam a volta de classificação.

Dicas:

- Na volta de classificação, corra o máximo que puder, sem frear, para que fique na Pole. Isso pode fazer uma diferença enorme quando a corrida se iniciar.

- Caso passe em uma poça d´água, mantenha a direção reta e não freie, pois caso contrário, irá perder a direção e irá bater com outros carros. Cuidado para não dirigir fora da pista, pois poderá bater em algum Outdoor e explodir o carro.

- Os carros rivais nunca irão tentar ultrapassar os outros. Ao contrário, irão frear e mudar de posição. Tome cuidado para não bater neles.

- Os carros brancos são mais lentos e os coloridos, os mais rápidos. Por isso tome cuidado redobrado com eles para não bater.

ATARI X POLE POSITION

Graficamente, o ENDURO é bem melhor do que o Pole Position, principalmente pelo fato da pista no jogo Pole Position seguir um padrão único enquanto que no Enduro temos a presença de vários ambientes como neve, neblina e outros. Além disso, o ENDURO possuía o diferencial que o jogador estava mais preocupado em ultrapassar o maior número de carros do que o próprio tempo, pois uma vez conquistado o objetivo, o jogador poderia administrar o tempo que restasse até o início da próxima corrida e os carros possuíam também um formato mais desenvolvido.

A jogabilidade do ENDURO também fazia a diferença, pois o jogador tinha que controlar o carro num determinado espaço de tempo e sob vários aspectos de ambiente, fazendo com que o jogador tivesse que treinar a habilidade no controle do carro e o reflexo para não bater em outros carros.

Comercialmente o ENDURO fez mais sucesso que o POLE POSITION, fazendo sucesso mundialmente na época de seu lançamento e sendo referência até hoje no quesito jogos dos anos 80.
Este e outros jogos podem ser conferidos em todas as festas do Projeto Autobahn, onde há uma sala com um ATARI disponível com vários jogos para a galera poder jogar e se divertir.

 

Reynaldo Rivero