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Computer World
Pac Man, Jawbreaker e Mouse Trap

Se o assunto é jogo de videogame dos anos 80, um jogo vem inevitavelmente em nossa mente e a de qualquer um que tenha jogado na época: O jogo PAC-MAN, talvez o mais famoso entre todos. Tanto que o Projeto Autobahn mantém um PAC MAN entre seus maiores enfeites da festa. Este jogo foi o trampolim para o desenvolvimento de muitos jogos envolvendo desafio e estratégia. Posso ser ousado em dizer que muitos jogos das atuais super plataformas não existiriam ou pelo menos demorariam muito mais tempo se não fosse pelo PAC MAN, uma verdadeira revolução na época, tanto pela jogabilidade quanto pela dificuldade que era imposta ao jogador, que tinha que usar toda a sua estratégia para fugir dos fantasmas.

Irei descrever este super jogo, junto com 2 outros famosos que foram o MOUSE TRAP e JAWBREAKER e que eram parecidos com o PAC MAN em sua essência, diferenciando apenas no que se referia aos gráficos apresentados.

PAC MAN

Um dos jogos mais famosos dos anos 80, o PAC MAN fez história nesta década que se iniciava para a indústria de videogames. Criado pelo designer Tohru Iwatani, em 1980, a pedido da empresa Namco, foi distribuído no mercado americano pela empresa Midway Games. Muitas versões foram feitas para o Atari 2600 como o Mrs. Pacman e o Pacman Jr. e atualmente existem versões em 3-D e outras em estilo Adventure, não fugindo ao tema principal que era o de comer as pastilhas e fugir dos fantasmas. O personagem do PAC MAN ficou tão famoso que até hoje podemos vê-lo em camisetas, copos, livros e outros objetos.

No jogo PAC MAN, o objetivo do jogador era comer todas as pastilhas presentes no labirinto e fugir dos fantasmas que o perseguiam. Caso encostasse nesses fantasmas, o jogador perdia a vida. Havia 4 pastilhas maiores que o jogador poderia usar durante um curto período de tempo para destruir os fantasmas e ajudar a recolher as pastilhas. A tela permanecia a mesma durante todas as fases. O que mudava apenas era o nível de dificuldade, que se tornava maior conforme o jogador avançava.

Uma curiosidade está no surgimento do jogo: Tudo ocorreu num jantar com os amigos do design Tohru Iwatani. Eles estavam comendo pizza e de repente observaram uma delas sem uma fatia, lembrando uma boca aberta e associando a uma personagem do Japão chamada Paku, conhecida por seu apetite. Daí surgiu todos os ingredientes para o desenvolvimento do jogo.

Em 1982 surgiu o jogo “Mr. Pac Man” que foi a sequência do “Pac Man”. Nesse jogo, a idéia do jogo é a mesma do original, alterando apenas a personagem que é feminina (a boca é pintada de vermelho) e existem quatro labirintos diferentes.

CURIOSIDADES:

- O jogo PAC MAN foi considerado um dos melhores games de todos os tempos por vários sites e revistas de games.

- O recordista mundial Billy Mitchell levou mais de 6 horas para completar o jogo, conseguindo para isso a pontuação máxima do jogo que é de 3.333.360 pontos, completando 256 telas e não perdendo uma única vida.

- Você é capaz de chegar a metade desses números? Então,compareça no Projeto Autobahn, jogue conosco no videogame da festa e se divirta com o PAC MAN original lançado na década de 80.

 

MOUSE TRAP

Cartuchos do jogo para ATARI e INTELLIVISION
Mouse Trap – ATARIMouse Trap – Intellivision

Lançado em 1981 pela empresa Exidy, MOUSE TRAP foi lançado inicialmente para três plataformas de vídeogames, entre eles a Colecovision, Intellivision e o ATARI 2600. Era bem semelhante ao Pac Man, mudando apenas os personagens e os gráficos.
Neste jogo, o jogador comanda um rato que busca sempre o queijo e outros alimentos. Para dificultar esta tarefa, gatos e gaviões farão de tudo para dificultar este objetivo.

Diferenças entre PAC MAN e MOUSE TRAP
Para diferenciá-lo do PAC MAN, alguns elementos do Mouse Trap foram alterados:

- Os pontinhos que são os alimentos no PAC MAN se tornaram queijos. O jogador é um rato que tem sempre que fugir dos gatos ao invés dos fantasmas do PAC MAN. As pílulas foram substituídas por ossos que quando são comidas, transformam o jogador num cachorro, suficiente para acabar com os gatos.

- Existem portas em que o jogador pode comandar para que elas se abram ou fechem.

- Os ossos, alimento para destruir o inimigo, podem ser armazenados para serem utilizados depois, ao contrário do PAC MAN, que devem ser utilizados imediatamente.

As versões do MOUSE TRAP da Colecovision, do Intellivision e do Atari 2600 variam no que se refere aos gráficos.

Versão da Colecovision X Versão do ATARI 2600

A versão para Atari 2600 do Mouse Trap é mais simples em relação aos outros. Nas versões para Colecovision e Intellivision, além do bom visual, a quantidade de inimigos eram maiores e era necessária muita habilidade por parte do jogador, que tinha que acionar os 3 tipos de portas utilizando 3 botões diferentes, além do botão para transformar o rato num cachorro. Já no Atari um mesmo botão abria as portas (pressionando por um tempo) e também transformava-o num cachorro (toque rápido).



JAWBREAKER

Programado por John Harris em 1981, Jawbreaker foi um dos games mais jogados da época. Foi lançado para o ATARI 2600 em 1981 e depois para a plataforma da Apple II em 1982. Uma versão para a plataforma Commodore 64 foi lançada em 1983, mas com pouca semelhança com as outras versões.

Jawbreaker é praticamente uma cópia do PAC MAN, com a diferença em relação aos gráficos. Neste jogo, o jogador comanda uma espécie de “mandíbula” em um mapa que vai alternando as portas de entrada durante o game e o seu objetivo é pegar todos os doces em forma de pontos disponíveis da tela e desviar dos “Jawbreakers”, que são os inimigos presentes no jogo. Caso encoste nos Jawbreakers, o jogador perde a vida. Caso todos os pontos sejam pegos pelo jogador, uma escova de dentes aparecerá na tela escovando os dentes da mandíbula e preparando-o para a nova fase.

Confira todos esses jogos e outros nas festas do Projeto Autobahn. Mantemos um aparelho para a galera poder se divertir e relembrar dos jogos que faziam a alegria de todos numa época em que os amigos e a família se reuniam durante horas em intermináveis competições para ver quem tinha mais habilidade.
Reynaldo Rivero