Coletâneas
Encha sua Cabeça de Rock

Lucrativas para as gravadoras e bem quistas pelo publico, as coletâneas sempre foram um produto muito importante para indústria fonográfica. Na década de 80, com toda sua efervescência de produções musicais bem sucedidas nos mais diversos ritmos, isso não foi diferente.

Dentre os diversos lançamentos de coletâneas no Brasil, tivemos a serie “Encha sua cabeça de rock, ou “Llena tu cabeça de rock” na versão para os demais países da América latina.

O primeiro volume foi lançado em 1984, pela gravadora CBS, trazendo uma interessante mescla de artistas e estilos diferentes. Essa edição foi sem duvida a melhor e mais popular da serie, e é até hoje procurada por colecionadores de discos de vinil. Os outros 3 volumes lançados nos anos seguintes, iremos comentar numa próxima ocasião.

FICHA

"Encha Sua Cabeça De Rock"
Lançamento:
1984

Lado A

01. The Romantics - Talking In Your Sleep - 3:54
02. Matthew Wilder - Break My Strike
03. Billy Joel - Uptown Girl - 3:12
04. Bonnie Tyler - Total Eclipse Of The Heart - 4:29
05. Nena - 99 Red Balloons - 3:50
06. Men At Work It's A Mistake - 4:33

Lado B

01. Quiet Riot - Cum On Feel The Noize - 3:20
02. Bob Dylan Neighborhood Bully - 4:33
03. Supertramp - Crazy - 4:47
04. Cyndi Lauper Girls Just Want To Have Fun - 3:55
04. Ozzy Osbourne - Bark At The Moon
06. Judas Priest Freewheel Burning

Gravadora: CBS


Single de Talking in Your Sleep - The Romantics

Faixa à Faixa

Lado A - Faixa 1 - A1 - The Romantics - Talking In Your Sleep
O disco começa com os norte americanos do The Romantics, banda que se destacava da cena New Wave, devido a ausência de sintetizadores e a marcante influencia do rock dos anos 60, características que acabaram lhe encaixando na categoria power pop.

O sucesso “Talking in your Sleep”, foi faixa de abertura do quarto álbum da banda “In Heat” lançado em 1983, à canção alcançou a terceira posição nas paradas americanas, e também virou hit nas rádios canadenses e europeias.

A2 – Matthew Wilder – Break My Strike
Ex-integrante do duo folk “Matthew & Peter”, o nova-iorquino Mattew Wilder se aventurou pela new wave e pelo synth-pop, lançando dois discos solos no biênio 83/84, o primeiro deles, “I Don't Speak the Language” teve um relativo sucesso, impulsionado justamente pela repercussão positiva de “Break My Strike”.

Nos anos seguintes, Wilder seguiu sua carreira na indústria da musica, como compositor e também produtor musical de filmes.

A3 – Billy Joel – Uptown Girl
A canção pop rock “Uptown Girl” levou o já veterano Billy Joel a terceira posição das paradas americanas e ao então inédito primeiro lugar na Inglaterra. A clássica canção do álbum An Innocent Man de 1983, nono disco de estúdio do cantor, foi inspirada e escrita para sua namorada, a supermodelo norte-americana Christie Brinkley, que foi inclusive a protagonista no videoclip musical.

Brinkley viria a se casar com Joel em 1985, mas se divorciaram 9 anos mais tarde, fato que não interferiu na presença da canção nos shows do cantor, os fãs agradecem.

A4 – Bonnie Tyler – Total Eclipse Of The heart
Após três faixas dançantes, chega à vez da clássica balada romântica da cantora galesa Bonnie Tyler, com “Total Eclipse of the Heart”, que chegou ao topo das paradas nos Estados Unidos e no Reino Unido, fazendo sucesso inclusive em rádios brasileiras.
A canção foi gravada no quinto álbum da carreira de Bonnie, “Faster Than the Speed of Night”, de 1983 que contou com ampla colaboração do musico, produtor e compositor americano Jim Steinman.

A5 - Nena – 99 Red Balloons
A cantora e atriz alemã retoma o clima dançante do disco, com a versão em inglês para sua canção “99 Luftballons”, de 1983 do álbum “Nena”, um clássico da new wave germânica. A versão original alemã foi escrita pelo baterista de Nena, Carlo Karges.
A ideia surgiu quando ele assistiu a um show dos Rolling Stones em 1982, em Berlim Ocidental e viu vários balões subirem ao céu. Então ele imaginou o que seria se os balões voassem sobre a fronteira que dividia a cidade e fossem para Berlim Oriental, gerando lá uma reação paranoica.

A versão em inglês foi lançada em um compacto a parte, e a letra foi adaptada pelo multi-instrumentista irlandês, Kevin McAlea.

A6 - Men At Work - It's a Mistake
Coube aos australianos do Man At Work, encerrarem o lado A do disco com o hit
“It’s a Mistake”, uma mescla de pop rock e reggae que levou a banda para a sexta posição das paradas americanas. O sucesso da canção contribuiu em muito com o retorno milionário do segundo álbum da banda “Cargo” gravado em 1982, mas lançado somente no ano seguinte.
Só nos EUA foi estimada uma venda de mais de 3 milhões de copias.
O disco ainda renderia o lançamento de outros dois singles, “Overkill" e "Dr. Heckyll And Mr”. Jive

B1 - Quiet Riot – Cum On Feel The Noise
O lado b da coletânea, começa com mais um sucesso de 1983, dessa vez com os norte-americanos do Quiet Riot e sua versão heavy metal para a canção “Cum On Feel The Noise”, gravada originalmente pela banda britânica Slade, 10 anos antes.
A canção foi sem duvida o carro-chefe do álbum “Metal Health” que se tornou o primeiro álbum de heavy metal a chegar ao topo das paradas musicais dos Estados Unidos (Billboard 200).

B2 - Bob Dylan - Neighborhood Bully
Quando gravou o álbum “Infidels”, em 1983, o cantor Bob Dylan já carregava a experiência de mais de 20 anos de carreira, e mais uma vez conseguiu se reinventar com um contemporâneo e bem sucedido disco de rock. “Neighborhood Bully” foi um dos principais destaques, assim como a clássica “Jokerman”.
Na turnê de divulgação, para delírio dos fãs, o musico voltou a incluir clássicos do seu inicio de carreira, fato que não ocorria a um bom tempo.

B3 – Supertramp – Crazy
A terceira faixa do lado b, é reservada ao rock progressivo dos britânicos do Supertramp, a canção “Crazy” foi gravada no sétimo álbum da banda, “Famous Last Words” de 1982, o último com o guitarrista, vocalista e tecladista original Roger Hodgson, que seguiu carreira solo.

O disco atingiu a honrosa venda de mais de 500 mil copias só nos EUA, rendendo então, mais um disco de ouro para o Supertramp.

B4 - Cyndi Lauper - Girls Just Want To Have Fun
Após rápida passagem pela banda “Blue Angel” em 1982, Cyndi Lauper lança seu primeiro álbum solo no ano seguinte, “She's So Unusual” foi um arrebatador sucesso de vendas, com mais de 22 milhões de copias mundo afora. “Girls Just Wanna Have Fun” é o maior destaque do álbum e por que não de toda carreira da nossa diva.

A musica original foi composta e gravada pelo musico Robert Hazard, em 1979. Lauper transportou a canção para o universo New Wave e modificou ligeiramente a letra, Sintetizando-a como um "hino" sobre o papel feminino na sociedade.

B5 - Ozzy Osbourne - Bark at the Moon
O heavy metal volta a soar no disco, desta vez com um de seus criadores.
A faixa-título do álbum “Bark at the Moon” de 1983, é marcada por um impactante riff de guitarra e foi amplamente divulgada nas rádios e na TV, com um vídeo clip inspirado em filmes de terror.

A canção Bark at The Moon impulsionou as vendas milionárias do então terceiro disco solo do ex vocalista do Black Sabbath, um bom álbum, mas que não apresenta a mesma genialidade dos dois trabalhos anteriores de Ozzy, principalmente pela ausência do Guitarrista e compositor Randy Rhoads, morto em um desastre aéreo um ano antes.

B6 – Judas Priest - Freewheel Burning
Encerrando a coletânea, temos a única musica lançada em 1984, no nono álbum de estúdio do Judas Priest, o “Defenders Of The Faith” que para muitos fãs, é o ultimo grande trabalho da fase oitentista do quinteto britânico.

Com um som pesado, rápido e harmônico "Freewheel Burning" foi escolhida como musica de trabalho do álbum, juntamente com o hit “Love Bites” ambas divulgadas também com vídeo clipes. 4 anos mais tarde o álbum viria a ser coroado com o disco de platina, pela venda de mais de 1 milhão de copias nos EUA.

E sábado, como sempre, é dia de curtir vários desses clássicos na Pista do projeto Autobahn:

Neste sábado o Autobahn sedia uma das festas mais esperadas do ano! Dia Mundial do Rock com Caipirinha em Dobro a noite inteira e muito Smiths, Cure, New Order, Depeche, Echo, Duran, A-ha, David Bowie, Soft Cell, Simple Minds, REM, Tears for Fears, Men at Work, Erasure, Queen, U2, Ramones, B-52's, Cyndi Lauper, Clash, Billy Idol, Joy, Siouxsie, Front, Pet Shop Boys, Human League, Talking Heads, Cult, Sisters, Blondie, Devo, Iggy Pop, Pretenders e muito mais na pista mais concorrida de SP

Até lá


Marcos Carillo