Coletâneas
Romy e Michele

Romy e Michele, é uma comédia americana, dirigida pelo cineasta americano David Mirkin. O filme conta a história de duas moças de 28 anos que não conseguiram dar uma direção mais satisfatória em suas vidas. Romy White, interpretada pela atriz Mira Sorvino e Michele pela atriz Lisa Kudrow são amigas que deparando-se com tal desespero existencial, decidem reunir seus amigos do colégio após 10 anos de conclusão dos estudos para relembrarem dos momentos na escola. Ambas acabam se destacando pelo fato de forjarem seus status profissional. Um outro ponto significativo no filme foi o trabalho realizado pelos musicos Steve Bartek (Ex- Integrante da banda Oingo Boingo) e de James Newton Howard, afinal ambos foram responsáveis pela trilha sonora que conduziu o filme.

A trilha sonora, apesar do filme ser rodado nos anos 1990, em específico, em 1997, é recheada de músicas que nos conquistaram no passado e que ainda se mantém nos dias atuais aguçando nossos ouvidos, afinal os anos 1980 é uma década singular. Os hits são predominantes de New Wave com mesclas de New Romantic, Rock e Pop. Sua trilha sonora é bem rica em musicalidade, afinal como o roteiro permite, os integrantes relembram a década em sua reunião, algo muito habitual de ocorrer nos Estados Unidos.

FICHA

"Trilha - Romy e Michele"
Data de Lançamento:
1997
Faixas: 11 faixas
Duração: 39 minutos aprox.

Faixa a Faixa:
01. The Go-Go's
- Our Lips Are Sealed 2:45
02. Bananarama - Venus 3:39
03. Naked Eyes - (There's) Always Something There To Remind Me 3:41
04. Wang Chung - Dance Hall Days 3:58
05. The Vapors - Turning Japanese 3:44
06. The Smithereens - Blood And Roses3:36
07. Culture Club - Karma Chameleon 4:12
08. Bow Wow Wow - I Want Candy 2:46
09. Tears For Fears - Everybody Wants To Rule The World 4:12
10. Belinda Carlisle - Heaven Is A Place On Earth 4:11
11. The Go-Go's - We Got The Beat 2:30



Gravadora: Hollywood Records

The go-go's com Our Lips are Sealed... A primeira banda formada totalmente por mulheres no ano de 1978 encontra-se presente na trilha sonora. A faixa destacada, encontra-se presente no álbum Beauty and the Beat, o de estréia da banda. Seu conteúdo é composto por New Wave, era aí que surgia de forma tímida a New Wave, os coloridos em ação, em específico nessa ocasião, as coloridas. Originárias de Los Angeles, elas foram fundamentais para o surgimento de outras artistas femininas no mundo. Do mesmo álbum também encontra-se presente a faixa We Got The Beat na trilha de Romy e Michele. A alegria e sintônia das meninas era algo a parte.


Capa do álbum Aztec Camera - How Men Are

As meninas do Bananarama também encontram-se presentes, assim como as moças do The go-go's, essa é uma banda formada por mulheres, uma resposta européia as americanas, afinal as britânicas de Londres começavam a seguir duas novas tendências, a primeira que era a Nova Onda (New Wave) e a segunda, uma banda composta só por integrantes do sexo feminino, certamente as duas bandas estavam a frente de seu tempo. O sucesso Vênus foi o escolhido para compor o seleto grupo de músicas presentes na trilha. O ritmo dançante contagia qualquer pessoa que fique parada no quanto a forçando a curtir e dançar esse som gostoso de ser consumido auditivamente.

Álbum composto predominantemente pelo Synthpop, os ingleses do Naked Eyes tiveram pouco tempo de atividade na década, mas com o single Always Something There to Remind Me conseguiu chamar a atenção da crítica, conseguindo atrair jovens com seu som simples, porém objetivo que consegue atingir suas expectativas. Dance Hall Days, single dos ingleses do Wang Chung's, presente no álbum Points on the Curve, lançado em 1983 no Reino Unido e em janeiro de 1984 nos Estados Unidos, apresenta-se bem junto com os demais grupos. Seu som mais melódico e com batidas eletrônicas nos remete a momentos nostálgicos, principalmente nos vem em mente aquela paixão do passado que nos marcos na década de 1980. A definição que posso ter sobre essa faixa é a junção da classe e do romantismo em versos melódicos que adentram o nosso interior com sinfonias bem orquestradas.

A New Wave foi uma tendência muito marcante e presente no início dos anos 1980, os britânicos do The Vapors também tiveram o seu lugar nesse período. Sucesso em 1980, do álbum New Clear Days, Turning Japanese consegue exarcebar o esteriótipo dos japoneses, sendo considerado por alguns um dos primeiros atos racistas dos anos 1980, ante o público japonês devido incitar a mastrurbação, o single foi um sucesso, sendo a banda conhecida por tal hit.

Formado em New Jersey, o grupo americano The Smithereens, conseguiu implacar o seu single de 1986 blood and roses. Seu rock certamente foi o percursor da consolidação do ritmo nos Estados Unidos. Induzindo um som um pouco mais pesado, seria a possível referência ao Mettalica e demais bandas americanas que viriam a surgir no final dos anos 80. Em momentos de reflexão e revolta, vale a pensa conferir a ambiguidade de estarmos entre o sangue e as rosas.



Misturando Rock, New Wave e New Romantic, o Bow wow wow seguiu por apenas 3 anos na década de 80 no cenário musical. Seu single de maior expressão chama-se I Want Candy, lançado em 1982. Há 2 versões divulgadas, sendo o single na versão do álbum e instrumental. Nas paradas musicais conseguiu atingir excelentes patamares, sendo na Austrália (ARIA Singles Chart) a 39ª nas paradas musicais, na UK Singles Chart a 9ª, na U.S. Billboard Hot 100, 62ª, U.S. Billboard Hot Dance Club Play. 36ª e na U.S. Billboard Top Rock Tracks a 22ª colocada.

Belinda Carlisle, ex integrante da banda The go-go's tentou lançar-se em carreira solo. Seu single melódico Heaven Is a Place on Earth conseguiu ficar no TOP 10 das paradas musicais americanas. O álbum foi o Heavan on Earth foi lançado em 1987, e o segundo álbum solo de Belinda. Considerado um rock mais calmo, Belinda consegue envolver o público com sua energia na voz e versatilidade em sua performance como artista.

 



Sucesso em diversas casas noturnas e o seu jeito peculiar de se vestir, Boy George, o líder do Culture Club até hoje consegue ser uma referência New Wave e New Romantic. O single Karma Kamaleon é um dos responsáveis em colocar a banda nas paradas de sucesso no mundo. O New Wave e o Folk Rock destacam-se nessa canção. O hit foi lançado em 1983. É um dos maiores sucessos do grupo, tendo ficado trás semanas no topo da Billboard Hot 100 em 1984, se tornando o ínico número um do Culture Club nos Estados Unidos. Na terra natal da banda, se tornou o segundo single do Culture Club a atingir a primeira posição na UK Singles Chart, permanecendo no topo por seis semanas entre setembro e outubro de 1983. Karma Chameleon atingiu a primeira posição nas paradas de dezesseis países. A canção venceu o prêmio de Melhor Single Britânico nos Brit Awards de 1984.

Tears For Fears, o duo que marcou muitos relacionamentos em todo o mundo e que com suas m?sicas marcantes encantam novos admiradores.Everybody Wants to Rule the World, relata a necessidade que muitos indiv?duos acreditam ter em controlarem o mundo de alguma forma. Atrás de Shout, essa é a música mais conhecida dos ingleses e ainda é tocada nas principais rádios do mundo. A música possui três versões, sendo o do álbum e do single, a versão 12' e a versão mix urbana.

Podemos analisar que a trilha sonora do filme Romy e Michele é bem rica, tanto em musicalidade, quanto em cultura. Seguindo a mesma intensidade do filme, certamente é uma viagem gostosa que fazemos no tempo quando a apreciamos, tanto o filme, quanto principalmente sua trilha. Uma boa sugestão para um fim de semana ou aquele dia chato chuvoso na rua é curtir ambos, onde os anos 90 complementa-se aos anos 80 através da arte e da qualidade.

Aldiéres Silva