Coletâneas
Coletânea - Some Bizarre Album

Alguém poderia imaginar que uma das primeiras coletâneas dos anos 80 com músicas de bandas que eram praticamente desconhecidas na época do lançamento, seria um divisor de águas para a música em geral? Eis que em 1981, um empresário super visionário chamado Stephen John Pearce fundou um selo chamado “Some Bizarre Records”.

FICHA

Coletânea - "Some Bizarre Album"
Data de Lançamento:
1981
Faixas: 12 faixas
.

Lado A
1. “Tidal Flow” - Illustration 3:54
2. “Photographic” - Depeche Mode 3:12
3. “[Untitled]“ - The The 3:24
4. “Moles” - B-Movie 3:33
5. “I Dare Say This Will Hurt a Little” - Jell 5:21
6. “Central Park” - Blah Blah Blah 3:54

Lado B
1. “Sad Day” - Blancmange 3:10
2. “The Girl With the Patient Leather Face” - Soft Cell 4:56
3. “Lust of Berlin” - Neu Electrikk 2:46
4. “La Femme” - Naked Lunch 5:23
5. “King of Rumbling Spires” - The Fast Set 2:01
6. “Observations” - Loved One 3:51


Gravadora: Some Bizarre

Ele pretendia lançar no mercado algumas bandas que, além de não terem assinado com nenhuma gravadora, propunham trazer algo de diferente para a década que se iniciava, com sonoridade diferente através do uso de sintetizadores, algo diferente a que todos estavam acostumados até então e também que trouxessem uma sonoridade futurista. Com isso, foi realizada uma coletânea com várias bandas que se chamou “Some Bizarre Album”.

Para esta coletânea temos presentes grupos que mais tarde fizeram um enorme sucesso como Depeche Mode, Soft Cell e The The, além de outros grupos que se destacaram na época como Illustration, B Movie e outros. Irei falar um pouco sobre cada música desta coletânea:

Illustration – Tidal Flow – Com uma sonoridade diferente para a época, a banda Illustration, uma banda Inglesa que procurava se firmar no cenário musical, criou uma música com um clima misterioso, misturando em alguns momentos sons eletrônicos. Um dos poucos trabalhos desta banda que logo depois se desfez.


Depeche Mode

Depeche Mode – Photographic – Um dos maiores grupos dos anos 80 em um de seus primeiros trabalhos, numa época em que eram praticamente desconhecidos no cenário mundial. Esta música foi considerada por muitos na época como simplesmente fenomenal, com o uso de sintetizadores, uma das marcas registradas do grupo, e num clima que agita totalmente a balada. Após este excelente trabalho com Photographic, Depeche Mode fechou um contrato com uma gravadora e se tornaram um dos maiores grupos musicais, fazendo sucesso até hoje.

The The - "(Untitled)" – Um dos primeiros trabalhos deste grupo que fez bastante sucesso nos anos 80. Com um clima pesado, “Untitled” foi gravado em um estúdio em Londres e teve problemas com a equipe da gravadora, pois os donos do estúdio não demonstraram muito interesse na música e a gravação quase foi paralisada. Para a sorte do grupo, Stephen John Pearce pediu ao The The que contribuísse com uma faixa para o álbum e eis que Untitled foi selecionado para a coletânea.

B-Movie - "Moles" – Uma das músicas de destaque deste álbum, “Moles” foi gravada pela banda B-Movie, uma banda que foi formada em Mansfield e que fez sucesso na primeira metade dos anos 80. Com um som pesado e num estilo eletrônico, “Moles” destacou-se neste álbum pelo seu estilo futurista. Quanto ao grupo, depois de alguns singles de sucesso, alcançando inclusive algumas posições de destaque em alguns países, teve apenas um álbum lançado em 1985 e logo depois o grupo se desfez.

Jell - "I Dare Say it Will Hurt a Little"
– O álbum segue com esta música do grupo Jell, uma música com sons obscuros. Tido apenas como uma experimentação instrumental, não fez tanto sucesso quanto as músicas anteriores.

Blac Mange
Blah Blah Blah - "Central Park" – Uma faixa também experimental do grupo Blah Blah Blah. Cheio de ruídos, sons e vibrações às vezes indecifráveis, talvez não possamos classificá-la de música. Podemos entender do porque o álbum se chamar “Some Bizarre”.

Blancmange - "Sad Day" – Uma ótima banda synth, tanto que a música Sad Day, totalmente instrumental, mostra um dos primeiros trabalhos com sintetizadores desta banda. Para a época, foi considerado totalmente futurista. A música “Sad Day” esteve presente no primeiro álbum do grupo chamado “Happy Families”. Após três álbuns, a banda Blancmange se desfez em 1986, mas retornou em 2006 fazendo alguns shows e gravando um novo álbum em 2011.


Soft Cell

Soft Cell - "The Girl with the Patent Leather Face" – Um dos primeiros trabalhos desta fenomenal banda, liderada pelo excelente Marc Almond. Após um encontro com Stephen Pearce, a banda decidiu incluir uma música no álbum. Com um som totalmente diferente para a época e com o uso de sintetizadores, o próprio Marc Almond classifica a música como “som de metal misturado com sintetizadores”. A banda fez sucesso com músicas míticas como Tainted Love e Torch, no qual a galera sempre confere no Projeto Autobahn.

Neu Electrikk - "Lust of Berlin" – Após Stephen Pearce ver um anúncio da banda em uma revista, decidiu entrar em contato com eles para além de gerenciá-los, poder inserir uma música no álbum que estava fazendo. Nesta faixa, podemos ver uma forte influência do estilo de David Bowie. A banda não fez gravações de álbuns próprios posteriores, mas deixou a sua marca neste álbum.

Naked Lunch - "La Femme" – Nesta musica, podemos ver claramente a presença de sons eletrônicos que recorda os grupos Kraftwerk e Gary Numan.


B-Movie

The Fast Set - "King of the Rumbling Spires" – Nesta música deparamos com um som obscuro da banda Inglesa The Fast Set. Misturando sons eletrônicos, o que mostra um pouco da influência que bandas como Kraftwerk, Bowie, Bauhaus e Joy Division tiveram sobre a banda, os integrantes desta banda foram procurados por Stephen Pearce para lançar uma faixa. O curioso foi que o orçamento da banda para gravar esta música foi de apenas 40 libras.

The Loved One - "Observations" – Encerrando o álbum, temos esta música do grupo The Loved One que mais parece uma marcha fúnebre. Podemos perceber o uso de sequenciadores e instrumentos acústicos como guitarra e baixo.

Embora o álbum não tenha feito sucesso na época, serviu para lançar uma excelente perspectiva sobre o que se estava iniciando na nova década. Sons futuristas e músicas com uso de sintetizadores e sons eletrônicos são as características predominantes deste álbum. Para a sorte de milhares de fãs, foi um dos responsáveis pelo lançamento no mercado de grandes grupos musicais como Depeche Mode, Soft Cell e The The, grupos que podemos escutar sempre no Projeto Autobahn.

 

Reynaldo Rivero