Coletâneas
Shock Vanguarda 88 Tutti Frutti

Capa da Coletânea Tutti Frutti
FICHA

"Shock Vanguarda 88 Tutti Frutti"
Data de Lançamento:
1988
Número de Faixas: 10
Estilo: Pop, EBM, Gótico

Faixa-a-Faixa:

Lado A
01.
Everything But The Girl - These Early Days - 3:47
02. Aztec Camera - How Men Are - 3:38
03. The Jesus And Mary - Chain Sidewalking - 3:33
04. Tanita Tikaram - Good Tradition - 2:49
05. The Adventures - Broken Land - 4:07

Lado B
06. The Sisters Of Mercy - This Corrosion - 4:24
07. Nitzer Ebb - Let Your Body Learn - 6:27
08. Fields Of Nephilin - Blue Water - 4:41
09. Gene Loves Jezebel - Suspicion - 3:45
10. The Screaming Blue Messiahs - I Wanna Be a Flintstone - 2:28



Gravadora: WEA

Lançada no Brasil pela WEA (hoje conhecida como Warner Music Group, ou WMG) em 1988, a coletânea traz uma mistura de estilos, que vai desde o jazz, como Everything But the Girl em sua primeira fase, até o EBM, como Nitzer Ebb por exemplo. Nessa mesma coletânea encontramos Tanita Tikaram no lado A e Fields Of The Nephilim no lado B, que é bem underground e completamente diferente da primeira. Podemos ver essa variedade nas faixas abaixo:

Everything But the Girl – These Early Days: Foi lançada no mesmo ano de Tutti Frutti, no 5º álbum da dupla, o Idlewild. Como citado anteriormente, essa música ainda é da fase jazz deles e é bem legal. Fala sobre como a vida é tranqüila e sem preocupações na infância. Algo que percebemos com o passar dos anos e que nos faz ter saudade dessa fase. Por isso é bom que todos tenham aproveitado a infância, sem pressa, rs. Para quem não conhece esse lado do EBTG, vale a pena conferir.


Capa do álbum Aztec Camera - How Men Are

Aztec Camera – How Men Are: Essa faz parte do 3º e mais comercial álbum da banda, o Love. A música fala sobre os danos causados pelo amor e conseqüentemente o que a mulher sofre para perceber como os homens são.

The Jesus and Mary Chain – Sidewalking: O single foi lançado no mesmo ano e depois foi incluído em uma coletânea da banda, mas não foi lançado em álbum de estúdio. Alcançou as paradas do Reino Unido.

Tanita Tikaram – Good Tradition: Também lançada no mesmo ano de Tutti Frutti, essa foi a música de estréia de Tanita. Foi lançada em seu primeiro álbum, o Ancient Heart, juntamente com o sucesso “Twist in My Sobriety”. “Good Tradition” ficou entre as 10 mais das paradas britânicas.

The Adventures – Broken Land: Acho que essa é a mais famosa da banda. A letra é muito boa e fala sobre a situação da Irlanda, da perda de sua identidade por causa do domínio da Inglaterra. Uma coisa que gosto nessa música é a flauta irlandesa, muito usada em músicas típicas.

The Sisters of Mercy – This Corrosion: Como tudo o que o Sisters fez, essa é muito


The Sister of Mercy

boa também! Foi lançada no Floodland e ficou em 7º lugar nas paradas britânicas. Para quem gosta do bom e velho underground, Sisters é sempre uma boa pedida.

Nitzer Ebb – Let Your Body Learn: Assim como o Front, Nitzer Ebb é uma das melhores bandas de EBM. Bem pesado como um bom EBM deve ser, “Let Your Body Learn” foi lançada no 2º álbum da banda, o That Total Age. Nesse mesmo álbum lançaram outra bem famosa, a “Join in the Chant”.

Fields of The Nephilim – Blue Water: Assim como todas as músicas da banda, “Blue Water” tem o instrumental (e a letra também) bem denso e bem dark. Aliás, essa é justamente a característica que torna a banda perfeita, rs. Foi lançada na versão americana do 1º álbum, o Dawnrazor.


Capa do álbum do Nitzer Ebb

Gene Loves Jezebel – Suspicion: Lançada no quarto álbum da banda, o The House Of Dolls, de 1987, entrou para o Hot 100 da Billboard. Acho essa meio pop, mas até que é legal e para falar a verdade é a melhor desse álbum.

The Screaming Blue Messiahs – I Wanna Be a Flintstone: Essa banda também é boa e tem um estilo bem rock da década de 50, bem rockabilly. Essa música em particular me lembra bem o estilo de Stray Cats.

Embora possa parecer uma salada, a idéia dessa mistura é bem legal, pois agrada a todos os gostos. E é justamente por isso que seu título é Tutti Frutti. Confesso que fiquei bem surpresa quando vi esse LP, pois é bem difícil encontrar um som mais underground nessas coletâneas de gravadora. Quem gosta desse tipo de música conhece as dificuldades para manter esse gosto, rs.

Natascha Coelho