CYNDY LAUPER - História

Cynthia Ann Stephanie Lauper Thornton nasceu em 22 de junho de 1953 no bairro novaiorquino de Queens. Atualmente com 53 anos, Cyndi é um pouco sensível quando lhe questionam sobre sua idade: “O que eu sou, um carro?” - é a sua resposta padrão.

Seu pai era funcionário de uma companhia de navegação e sua mãe se dedicava a cuidar da casa e dos filhos (Cyndi tem 2 irmãos, uma irmã mais velha, Elen, e o caçula, Butch). Os pais de Cyndi divorciaram-se quando ela tinha apenas 5 anos.

Os primeiros discos que Cyndi escutou foram de Eileen Farrel e Louis Armstrong, mas o maior acontecimento musical de sua vida foram os Beatles. Cyndi ficou completamente fascinada pela voz de John Lennon. Seu primeiro violão foi herdado por sua irmã, porém Cyndi aprendeu a tocar e foi tentar o sucesso no cenário folk da época, demonstrando esforços musicais ao se apresentar em parques e barzinhos.

Em 1977, depois de quase 3 anos imitando entre outros Janis Joplin, sua voz estava em decadência e uma amiga lhe recomendou Katie Agresta, uma competente professora de canto de Manhattan. Katie conta que encontrou Cyndi em péssimo estado, quase não podendo falar e assim, ensinou-lhe exercícios vocais e aquecimentos. Pouco a pouco, Cyndi voltou a cantar.

Restaurada sua voz, Cyndi e John Turi começaram a compor juntos e, em 1978, formaram uma banda de rock estilo anos 50 chamada Blue Angel. A crítica foi dura com o primeiro álbum da banda, considerando as canções mal tocadas e de qualidade ruim. Contudo, 6 meses após o lançamento do álbum, a Polygram Records ofereceu um contrato de gravação para todo o grupo, que chegou a ser bem aceito pela crítica, não pelo estilo rockabilly que a banda julgava ser a sua especialidade, mas pelo espetacular alcance vocal de Cyndi Lauper que despertou o interesse das poucas pessoas que ouviram o LP. Ainda assim, Cyndi resistia em se lançar em carreira solo. Porém em 1982, a Polygram dispensou o Blue Angel o que provocou a decisão de Cyndi em estrear como cantora solo. Logo, seu primeiro álbum começou a tomar forma e She’s So Unusual foi lançado em 1983, lhe trazendo notoriedade em todo o mundo. O primeiro single, "Girls Just Want To Have Fun", atingiu o topo das paradas chegando a se tornar um hino da geração MTV. O video clip de "Girls Just Want To Have Fun" fez de Cyndi Lauper uma estrela. No clip, ela conta a história de sua infância reprimida, o desejo por liberdade e a infelicidade da mãe a interpretar a si mesma no video e recrutou amigos e familiares para participarem, incluindo o irmão e o cachorro Sparkle. Sua mãe adotou até um nome artístico: Katreen Dominique.

Contudo, foi com o segundo single, "Time After Time", que Cyndi Lauper atingiu o primeiro lugar nos mais diversos países. O clip de "Time After Time" é igualmente autobiográfico, recordando a ocasião em que Cyndi fugiu de casa. Mamãe apareceu neste também, assim como David Wolf, no papel do namorado. Logo depois vieram "All Through The Night", "She Bop", "Money Changes Everything", e ela passou a ser conhecida no mundo inteiro, seus clipes eram exibidos com exaustão na MTV, suas músicas no rádio, enquanto seu estilo nada convencional era copiado por adolescentes da época. Todo esse sucesso lhe rendeu o Grammy de 1984, na categoria "melhor cantora revelação".

Cyndi participou em 1985 do filme "Os Goonies". A trilha sonora do filme traz duas canções dela: "The Goonies 'r' Good Enough" e "What a Thrill". A primeira canção saiu em single e atingiu boa colocação nas rádios. Nesse mesmo ano, ela foi convidada para participar do projeto USA for Africa, onde vários artistas se reuniram e gravaram a música We are the World, no contexto de arrecadação de fundos para ajudar as crianças carentes da África.

No ano seguinte, Cyndi lançou seu segundo álbum, True Colors. A música título do álbum atinge o #1 em diversos países; no Brasil, o álbum chegou a vender mais de 250 mil cópias. Em 1989 saiu o terceiro álbum de Cyndi, A Night To Remember. O primeiro single, "I Drove All Night", logo tornou-se um sucesso. Porém o álbum não se saiu tão bem como seus dois anteriores. Mesmo assim, Cyndi saiu em turnê mundial, e passou pelo Brasil, onde se apresentou no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Cyndi conheceu seu atual marido, o ator David Thornthon, em 1990, nas gravações de seu segundo filme, "Fora de Controle". Casaram-se em 1991.

Em 1992, Cyndi lançou o single "The World is Stone" somente na Europa, onde a música chegou a ser bastante tocada. Seu quarto álbum, “Hat Full Of Stars”, foi lançado no mesmo ano e mostra a todos uma Cyndi até então desconhecida: nada de cabelos coloridos e visual espalhafatoso; entrou em cena uma cantora mais introspectiva e séria. Apesar de o álbum ter sido muito bem aceito pela crítica, elogiado, e considerado o melhor trabalho de Cyndi Lauper, ele não se saiu bem nas vendagens.
Por sua excelente atuação em alguns episódios do seriado “Mad About You”, Cyndy ganhou um prêmio Emmy em 1995.




Passados dois anos, Cyndi lançou seu quinto álbum, Sisters Of Avalon. Neste trabalho Cyndi flerta com novas influências e estilos musicais, um trabalho que passa pelo rock, dance, folk, jazz e até world music. Mesmo sendo um trabalho excelente e inovador, ele não emplacou, pois a vendagem foi baixa, e nem chegou a ter alguma música de sucesso. Neste mesmo ano, Cyndi anunciou sua gravidez, e mesmo estando grávida, saiu em turnê juntamente com Tina Turner. No mesmo ano Cyndi tornou-se mãe, e nasceu Declyn Wallace Lauper Thornthon.

Em 1999, Cyndi participou do filme "Os Oportunistas", onde contracenou com o ator Christopher Walken. Em 2000, Cyndi compôs a música "I Want a Mom that Will Last Forever" para a trilha sonora do filme "Os Anjinhos em Paris".

No início do ano de 2003 foi lançado o single Shine Remixes. No mesmo ano, Cyndi voltou para a "Sony Music", e em novembro lançou At Last, um álbum apenas de releituras de clássicos da música. Estão nele "Don't Let me Be Misunderstood", "Walk on by", "If you go away" e até "La vie en rose". O álbum foi super bem aceito, e estreou em #38 na Billboard, posição, aliás, muito boa se levado em conta as estréias dos últimos álbuns de Cyndi.

Cyndi Lauper lançou em novembro de 2005 o álbum "The Body Acoustic". Mais um álbum de releituras, só que desta vez, acompanhado de grandes nomes da música: dele participam Sarah McLachlan, Ani DiFranco, Shaggy e Adam Lazzara, entre outros.
Atualmente, Cyndi participa do espetáculo da Broadway "The Threepenny Opera" (A Ópera dos Três Vinténs), ao lado de Alan Cumming, Jim Dale, Anna Gasteyer e Nellie McKay. Ela interpreta a prostituta Jenny.




Ela também está trabalhando em seu novo álbum com previsão de lançamento para o verão americano de 2007. Existem rumores que Cher estaria colaborando com algumas músicas que irão compor o novo disco. Grande parte das musicas será dance, porém com a inclusão de algumas baladas. Contando com a colaboração dos fãs, Cyndi está finalizando seu novo livro com fotos e artigos que foram realizadas em suas últimas turnês.




Malu Ignácio 


voltar