Media  |
Fale  |

Desenhos

Capitão Caverna

Capitão Caverna é um dos clássicos personagens dos estúdios Hanna-Barbera, que também produziu os clássicos “Os Flintstones e Scooby Doo”, entre tantos outros.

FICHA

Título Original: "Captain Caveman and the Teen Angels"
Ano de Criação: 1977
Episódios: 40
Temporadas: 3
Criadores: Joe Ruby e Ken Spears
Emissora: ABC
Emissora no Brasil: Globo

Antes de ganhar seu próprio seriado, o Capitão Caverna estreou na TV como um dos segmentos do programa estrelado por Scooby-Doo. Depois, ele voltaria a aparecer no programa Os Flintstones em 1977.

No mesmo ano, a Hanna-Barbera criou seu próprio seriado, onde o herói aparecia ao lado das Panterinhas (batizadas no Brasil com esse nome para aproveitar a popularidade do seriado As Panteras). Capitão Caverna é possivelmente o primeiro super-herói de todos os tempos (afinal, ele começou na idade da pedra).

Um homenzinho cabeludo e descabelado, baixinho, troncudo, narigudo e com um terrível apetite. Ah, ele ainda tinha um tacape, com a qual o herói voava e que também se transformava em vários objetos, dependendo das situações inusitadas, entre os seus poderes estavam a super força, e uma variedade de trecos escondidos sob seus abundantes pelos.

Além de seu peculiar visual, o Capitão Caverna tinha um vocabulário próprio, que contava com as palavras “unga-bunga” antes de qualquer frase mal construída que ele emitia, sem falar no seu grito estridente: “Capitão Caveeernaaaaa!!”. Um verdadeiro super-homem da idade da pedra.

Ele ficou congelado durante eras e acordou no século 20, despertado por Branda, Kelly e Sabrina, “As panterinhas”, A própria abertura do desenho já diz: “libertado de seu milenar bloco de gelo”. Roteiro um tanto clichê, mas que era divertido, isso não há duvida.

Após o descongelamento, ele forma uma parceria infalível com as três meninas, solucionando mistérios e combatendo o mal.

Com uma média de 11 minutos por episódio, o show não durou muito, tudo porque não teve a audiência esperada.

Brenda é a medrosa do grupo. Sabrina é a que sempre tem algum plano para capturar os criminosos e Kelly é uma espécie de líder da turma.

Alguns elementos, além da gritaria de Capitão Caverna marcaram o show, como o icônico Caverna’s Car, que lembrava o carango do Scooby Doo, aliás, as suas histórias tinham alguns mistérios que lembravam muito o desenho do Scooby.

Nosso herói que tinha dificuldade para se expressar, era bem ingênuo e atrapalhado, não vingou em sua série, mas virou um dos personagens mais conhecidos do estúdio, tanto é que, ele apareceu em diversos outros desenhos, e até um filho na nova versão dos Flintstones ele teve. Esse desenho levou o nome de “Capitão Caverna e Caverninha“.

No Brasil, onde recebeu o título de Capitão Caverna e as Panterinhas o desenho foi exibido pela primeira na TV Globo em março de 1978, ficou na Globo até por volta de 1983.

Pra comemorar o Dia das Crianças em grande estilo neste sábado o Autobahn preparou uma viagem no tempo de volta aos ANOS 80 com VÁRIOS DOCES DA NOSSA INFÂNCIA à vontade na festa, os principais desenhos da década nos telões e os maiores clássicos dos anos 80 na pista mais concorrida de SP! IMPERDÍVEL


Carolina Gomes