Media  |
Fale  |

Desenhos
Esquilo Sem Grilo

Mais um desenho criado pela dupla Hanna-Barbera, Esquilo Sem Grilo estreou em 1965, junto com a Formiga Atômica.
Também conhecido como o Agente 000 (uma paródia ao agente secreto 007), o esquilo secreto tinha como parceiro uma simpática toupeira chamada Moleza, que usava óculos e um pequeno chapéu.

Para combater o crime, o esperto detetive utilizava várias armas à la James Bonde, como um relógio comunicador, um cinto a jato, revólver petrificador e um casaco repleto de bugigangas dignas de um grande espião, além de dominar técnicas de artes marciais.

Assim como o famoso agente secreto hollywoodiano, o Agente 000 tinha um arqui-inimigo: O malvado Amarelo Rosado (Yellow Pinkie), que por sua vez, também se utilizava de engenhocas criadas por ele para se defender do corajoso esquilo. Em alguns confrontos, o vilão até que se dava bem, como por exemplo, o dia em que conseguiu triturar nosso herói; mas, com a ajuda sempre presente de seu fiel escudeiro Moleza, ambos conseguiram derrotar seu oponente, mostrando que o bem ainda vence no final.
Foram 26 episódios produzidos entre os anos de 1965 e 1968, além do lançamento em LP de algumas histórias da dupla.

Após uma longa pausa, nos anos 90 os dois detetives voltaram a aparecer na TV, numa versão bastante diferente. Os humanos que antes faziam parte das aventuras do Esquilo Sem Grilo foram substituídos por outros "animaizinhos". O chefe do Q-Q ou Double-Q (o escritório central de onde o agente recebia todas as ordens) agora era um búfalo, Yellow Pinkie foi substituído por um cavalo-marinho chamado Goldflipper (em referências ao Goldfinger, o vilão de um dos filmes do agente secreto e o golfinho Flipper), assim como a secretária esquilo chamada Penny (outra referência a James Bond e à secretária Miss Moneypenny). Já Moleza ganhou um irmão gêmeo e roupas novas.

Porém, mesmo com estas mudanças, o valente espião e seu parceiro continuaram a alegrar as crianças, especialmente as maiores de 20.

Bons tempos!

Janaína Lima