Media  |
Fale  |

Desenhos
Patolino

 

Patolino é um personagem animado da série Looney Tunes da Warner Brothers. Foi o primeiro membro dos personagens "de personalidade excêntrica" que surgiram nos anos 1930 para suplantar personagens "de personalidade comum", como Mickey Mouse, popular nos anos 1940.

Patolino surgiu de modo caricato em 1937, em “A caça ao Pato de Gaguinho" (Porky's Duck Hunt) e se tornou um dos personagens mais loucos da história dos cartoons. Até ali nunca se tinha criado nenhum personagem assim e foi como resposta à reação positiva ao Patolino que a Warner criou uma faceta mais louca e cômica. Pelas mãos de Tex Avery, Bob Clampett, Frank Tashlin, Friz Freleng, Art Davis e Robert McKimson, este pato negro tinha de ser a estrela num dos desenhos mais famosos de todos os tempos.


Nos primeiros anos, Patolino foi um pato hiperativo, agressivo e dominante. Ao contrário do Gaguinho que foi brando amaneirado e tímido. Eles formaram uma dupla estabelecida e fizeram muitas aparições juntos. A audiência facilmente relacionava esta luta épica entre o pequeno pato preto imprevisível e este porco agradável e bochechudo.

A seguinte grande modificação em Patolino veio quando Chuck Jones o juntou com o Pernalonga. O Patolino passou de um pato neurótico a um pato pensador. A sua personalidade é agora a astúcia, a conspiração, gananciosa e um tanto agressiva em alguma das suas diligências. Isto ficou bem com a conduta fresca, pensadora de Pernalonga, e fez um conflito que ainda vive até hoje.Mesmo com todo seu planejamento difícil, Patolino nunca pareceu sair no topo. A sua atitude egoísta "dos meus", com relação à sua fome da prosperidade, foi sempre a queda de qualquer plano bem posto. O que fez isto uma boa combinação com o seu público foi o fato que eles podem relacionar-se a ambos os lados.

FICHA

Título Original: Patolino
Ano de Criação: 1937 até hoje

Criadores: Tex Avery, Bob Clampett, Frank Tashlin, Friz Freleng, Art Davis e Robert McKimson

Produção - Warner Bros

A voz foi criada por Mel Blanc, com o objetivo de ser uma imitação do produtor Leon Schlesinger, que o achava extremamente engraçado, nunca percebendo que era uma paródia à sua própria voz, mas Blanc afirmou em sua auto-biografia que ele imaginou a pronúncia por causa da grande mandíbula do pato. Depois da morte de Blanc, o pato foi dublado por Jeff Bergman (1990-1993), Greg Burson (1993-1996), Dee Bradley Baker (no filme Space Jam) e desde 1996 é dublado por Joe Alaskey. Em Portugal, é dublado por Carlos Freixo. No Brasil, foi dublado por Waldyr Santanna, Carlos Marques, Orlando Drummond, e desde 1996 é dublado por Márcio Simões (que também faz Frajola).

O Patolino viverá para sempre; as suas caricaturas transcendem os limites de tempo e gerações. Os adultos e as crianças igualmente ainda podem relacionar-se a este pequeno pato preto. Os tempos podem modificar-se, mas a gente é basicamente o mesmo.

Graziela L. de Souza