desenhos.gif (390 bytes)



Tom & Jerry

Uma rivalidade da natureza transportada para uma animação vencedora de sete Oscars.

A animação criada pela lendária dupla William Hanna e Joseph Barbera na década de 1940, será sempre um grande sucesso entre crianças e adultos que cresceram acompanhando essa rixa histórica, nas décadas seguintes ela passaria pelas mãos de Gene Deitch e Chuck Jones.
Trilha sonora impecável do diretor musical Scott Bradley, mistura Jazz, Clássica e pop, o músico também utilizou a trilha de O Mágico de Oz. Outro ponto interessante é que mesmo sem possuírem falas, Tom é dono de uma voz elegante que usa para atrair as gatas, nesse momento ele era dublado por algum crooner famoso.

A violência do cartoon sempre foi o centro, na época esses desenhos eram voltados a um publico maduro, essa mesma violência foi copiada em outros títulos e parodiada no desenho Simpsons, no qual o personagem Bart Simpson acompanha a carnificina de um gato negro e um rato azul em “Comichão & Coçadinha”. As cenas nas quais eles apareciam com o rosto negro devido a explosões foram condenadas pela censura que as consideravam politicamente incorretas.

Jerry é esperto, oportunista e calculista, enquanto Tom é determinado e impaciente o que o faz ser derrotado pelo cérebro do adversário, em alguns capítulos eles se unem para conseguir algo que ambos buscam ou contra um inimigo maior. Nos episódios de Natal, Tom salva a vida de Jerry ou divide os presentes com ele. Ambos apresentam tendências ao sadismo.

Os personagens coadjuvantes merecem um destaque entre eles o cão Spike e seu filho Tyke que ganhariam um desenho próprio, entretanto o membro do elenco que causou a maior polêmica foi a primeira dona de Tom, uma senhora negra que só aparecia da cintura pra baixo. A comissão de censura americana mais uma vez a considerou um estereotipo da raça negra, ela seria substituída por uma jovem branca e magra.
Tom & Jerry marcou a cultura mundial tendo influenciado inúmeros desenhos de “gato e rato” e para afirmar isso foi vencedor de sete Oscars na categoria animação.

Curiosidades:

Vencedores do Oscar

FICHA

Título- Original: Tom & Jerry

Produção: de 1940 até os dias atuais

Direção:

MGM STUDIOS
Hanna-Barbera 1940-1958 - 114 episódios
Gene Deitch 1961-1962 - 13 episódios
Chuck Jones 1963-1967 - 34 episódios

HANNA-BARBERA STUDIOS
The New Tom & Jerry/Grape Ape Show 1975 - 48 episódios

Filmes
Tom & Jerry Comedy Show 1980 - 2 Filmes



· 1943: The Yankee Doodle Mouse
· 1944: Mouse Trouble
· 1945: Quiet, Please!
· 1946: The Cat Concerto
· 1948: The Little Orphan
· 1952: The Two Mouseketeers
· 1953: Johann Mouse
Nomeados Ao Oscar
· 1940: Puss Gets the Boot (Jasper and Jinx)
· 1941: The Night Before Christmas
· 1947: Dr. Jekyll and Mr. Mouse
· 1949: Hatch Up Your Troubles
· 1951: Jerry's Cousin
· 1954: Touché, Pussy Cat!


Em fevereiro de 2005, um conselheiro do Ministério de Educação Iraniano, Hassan Bolkhari, deu um sermão na televisão alegando que Tom & Jerry era parte da vasta Conspiração Judaica. Bolkhari informou que judeus europeus eram chamados de “ratos sujos” devido ao seu acumulo de capital. A companhia de origem judaica Walt Disney ganhou fama internacional com essa animação, judeus eram degradados com a definição de ‘ratos’, ‘Tom & Jerry’ foi criado para acabar com a imagem pejorativa que os europeus tinham de ratos. Vale lembrar que esta animação nunca foi uma de Walt Disney.
A dupla musical Simon & Garfunkel iniciou a carreira como Tom & Jerry, Simon era Jerry e Garfunkel era Tom.

Gabriel Leão

 


voltar