SHOWROOM DUMMIES
Seriados dos anos 80

As Panteras

Não satisfeitas com o sucesso e prestígio conquistados após serem consideradas as melhores da turma da academia de polícia, três lindas mulheres decidem fazer uma mudança em suas carreiras profissionais e passam a trabalhar para a agência de investigação do misterioso Charlie Townsend. São elas: Jill Munroe (Farrah Fawcett), Sabrina Duncan (Kate Jackson) e Kelly Garrett (Jaclyn Smith).

Na agência de investigação as garotas formam a melhor equipe de detetives. Combatem e desvendam crimes em lugares exóticos e glamourosos, como spas, clubes de campo, casas noturnas, cassinos, entre outros. Se destacam pelo seu visual de cabelos impecáveis, eficiência no manejo das armas e na hora de resolver mistérios.

O dono da agência nunca apareceu nos episódios, apenas sua voz era ouvida por um aparelho passando instruções importantes sobre a missão em que as Panteras estavam trabalhando.
Mas havia John Bosley, este sim, sempre aparecia nos episódios para coordenar o trabalho das detetives e acaba sendo também um amigo delas.

A série mostrava mulheres fazendo o trabalho “sujo” sem deixar o lado feminino de lado. Essa fórmula foi muito bem recebida pelo público que respondeu prontamente transformando o seriado em sucesso nacional nos Estados Unidos e em todos os países onde foi exibido. Da tela da TV passou também para as capas de revistas, pôsteres, figurinhas de chiclete, e mais bonecas, lancheiras, etc... a febre “As Panteras” foi se espalhando pelo mundo nos mais variados produtos permanecendo na cabeça das pessoas por vários anos seguidos.


O mesmo trio de atrizes permaneceu até o final da primeira temporada em 1978, quando Farrah Fawcet, descontente com o rumo da sua personagem na série, saiu e deu lugar à Cheryl Ladd interpretando Kris Munroe, irmã de Jill Munroe. A saída de Fawcet surpreendeu o público que a adorava muito, e principalmente os produtores da série, que não perdoaram e a processaram por quebra de contrato, pois ela tinha assinado um contrato com eles de 5 anos.

Chega o ano de 1979 e em junho a atriz Kate Jackson deixa a série. Ela teoricamente seria a estrela da série, mas os holofotes estavam voltados à Fawcet que durante a série já tinha conquistado muita fama e após a saída aumentou ainda mais. Com a saída de Jackson, entra a atriz Shelly Hack fazendo a personagem Tiffany Welles, sendo substituída depois por Tanya Roberts como Julie Rogers.

Mesmo com várias trocas no casting, a qualidade se manteve alta e inabalável durante todo o tempo em que ficou no ar e a agilidade e inteligência nas tramas estavam também sempre presentes. Isso garantiu a audiência, o sucesso e a fidelidade do público, tornando a série um marco na historia da TV.

Fato curioso: com exceção de Fawcet, que conseguiu alguns papéis de certa importância após sair da série, todas as atrizes não conseguiram mais atingir o mesmo sucesso ou chegar próximo.

No Brasil, a série começou a ser exibida em 77 e em novembro de 81 foi ao ar o último episódio chamado “Deixe nossa pantera viver”, cinco meses após ser exibido nos Estados Unidos.

A série acabou, mas o marco deixado pelas melhores detetives permanece até hoje!

 
FICHA

"As Panteras"
Título original: "Charlie's Angels"

Estados Unidos, 1976-1981.
116 episódios de 1 hora.


Kate Jackson - Sabrina Duncan
Farrah Fawcett - Jill Munroe
Jaclyn Smith - Kelly Garrett
Cheryl Ladd - Kris Munroe
Shelley Hack - Tiffany Welles
Tanya Roberts - Julie Rogers
David Doyle - John Bosley


Convidados regulares:
Louie Elias - Frank / Fred Couper
Farrah Fawcett - Jill Munroe
Lee Travis - Joan Wells / Jessica Thorpe
Rick Casorla - Marshall / Martin's Voice
Dick Sargent - Marty Cole / Avery

Direção:
Bill Bixby
Les Carter
Harry Falk
Bernard McEveety

entre outros.


Produção:
Spelling-Goldberg Productions


Página inicial - seriados
voltar