Media  |
Fale  |

SHOWROOM DUMMIES
Seriados e Programas dos anos 80
Changeman

Quem na época era criança ou adolescente irá se lembrar bastante desta série. Embalados com sucessos como Ultraman, Spectreman e o famoso Jaspion, os Changeman surgiram em uma época onde as séries japonesas sobre super-heróis que combatiam vilões e monstros dominavam o mercado do entretenimento.

“Dengeki Sentai Changeman” ou Esquadrão Relâmpago Changeman, nome original desta série de sucesso que fez parte da programação da TV Manchete de 1988 até meados de 1994, tendo mudado depois para a TV Gazeta e logo depois para a TV Gazeta. Changeman foi uma série produzida pela Toei Company e foi exibida originalmente pela TV japonesa Asahi entre 1985 e 1986, sucedendo Bioman e antecedendo Flashman. Fez parte do gênero Tokusatsu (séries de super-heróis que utilizavam efeitos especiais e outros efeitos como os filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectremen, Jaspion, Flashman, Jiraya, Cybercops entre outros), parte da franquia dos Super Sentais (séries de televisão voltadas para o público Adulto e infanto-juvenil com a característica de ter um grupo de geralmente cinco heróis que ganham poderes especiais, usam roupas cada um de uma determinada cor e possuem um vasto arsenal para combater ameaças alienígenas ou vindas da própria terra).

No Japão, os Changeman fizeram um estrondoso sucesso, embora tivesse tido poucos episódios e virou febre quando começou a ser exibido aqui no Brasil.

Irei contar a história dos Changeman e seus personagens: Na série, cinco integrantes do exército dos defensores da Terra são banhados pela Força Terrestre e cada um adquire os poderes de um animal lendário: Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Para ajudá-los, eles contam com várias armas e o Change-Robô, uma espécie de nave robô que os auxilia a lutar contra os alienígenas de Gôzma, um império do mal que conquistou vários planetas e que agora quer conquistar a terra. Gôzma é liderado pelo senhor Bazoo e seus ajudantes.

 



Dragon

Personagens

Hiryuu Tsuruji (Change Dragon): da tropa aérea dos defensores, é o líder da equipe. Também é ex-jogador de beisebol, sendo conhecido no mundo esportivo como o lançador da Dragonball. Nas horas mais desesperadoras sempre incentiva seus companheiros a nunca desistirem de lutar. Seus ataques são o Dragon Kick, Dragon Attack e a Dragon Force. É um homem frio e um tanto amargurado, mas luta com fervor.



Griphon

 

Shou Hayate (Change Griphon): da tropa do comando florestal, Hayate é o galã da equipe. Tinha um estilo "bad boy", trajando uma jaqueta de couro. Está sempre com um pente na mão, arremessando-o de modo jocoso nos seres espaciais. Tem como ataques o Griphon Attack e o Griphon Magma Claws. Foi o mais popular entre os personagens e tinha como marca registrada sempre pentear o cabelo antes de uma luta.



Pegasus


Youma Ozora (Change Pegasus): da força defensora da Terra, é o comediante da equipe. Guloso, infantil e desafinado (em um episódio ele consegue derrotar um monstro apenas cantando). É mestre em explosivos. Seus ataques são o Pegasus Attack e Pegasus Lightning Energy.





Mermaid




Sayaka Nagisa (Change Mermaid): da operação de ataque, é a cientista da equipe. Até hoje, é tida como "a musa" da equipe, com roupas justas e curtas. Tem como ataques o Mermaid Attack, Mermaid Big Wave e Super Looping.



Phoenix

 

Mai Tsubasa (Change Phoenix): a esquentadinha da equipe, odeia levar desaforo para casa, mesmo quando é chamada de gatinha, carinhosamente chamada e também é mestra em disfarces. Seus ataques são o Phoenix Attack, Phoenix Flaming e Super Looping.


FICHA

"Esquadrão Relâmpago Changeman"
Título original: "Dengeki Sentai Changeman"
Ano de Criação: 1985
Gênero: Série
Criação:Toei Company
Produtores:Moriyoshi Katō, Takeyuki Suzuki e Yasuhiro Tomita
Elenco:
Haruki Hamada
Kazuoki Takahashi
Shirou Izumi
Hiroko Nishimoto
Mai Ooishi

Gênero: Tokusatsu (Super Sentai)
País de Origem: Japão

Emissora no Brasil:
TV Manchete e TV Gazeta

Os Changeman possuíam alguns aliados, que os sempre ajudavam no combate aos inimigos, como o Sargento Ibuke, que era o líder do Esquadrão Relâmpago e membro da Organização Mundial dos Defensores da Terra. Treinou o grupo e possuía grande conhecimento, incentivando os Changeman sempre que eles estavam em dificuldade; Nana: Aparece ainda criança e, devido a ser nativa do planeta Tecnolíquel, torna-se rapidamente adulta num dos episódios. Como era muito inteligente, ajudava bastante os Changeman, além de Zôle, Wallage (filho de Gaata) e nos episódios finais Gaata, Shima e Gyodai. O interessante destes últimos três é que eles eram inimigos dos Changeman durante toda série, mas após se libertarem da maldição que prendiam a Gozma, se aliaram aos Changeman.

Contavam com um poderoso arsenal, como a poderosa Power Bazuca, o Jet Change I (caça), Helichange (Helicóptero) e o Land Change III (tanque) que partiam da base Shuttle, formavam o poderoso Change – Robô, o qual atacava os monstros com o Change Vulcão (tiros de canhões dos ombros), o Change Míssel (2 foguetes lançados do Abdômen) e destruía os monstros com a Espada Relâmpago, com o golpe “Espada Relâmpago Super Thunderbolt”.

Os inimigos dos Changeman eram: Gôzma: Uma espécie de império espacial ou planeta que possuía um exército formado por espécies de vários planetas; Senhor Bazoo: líder do planeta Gozma, trata-se de um holograma que procurava conquistar e dominar vários planetas; Comandante Giluke: Comandante da nave Gozma, trabalha para o vilão em troca de reconstruir o seu mundo, sendo derrotado pelos Changeman durante a série. Volta mais poderoso num dos episódios se aliando a outro monstro, mas é derrotado definitivamente pelos Changeman; Rainha Ahames: Vem do planeta Amazo, destruída por Bazoo, mas também trabalha para o vilão em troca da reconstrução do seu mundo.

Possui um dragão de 2 cabeças e, após ser transformada em monstro, luta com os Changeman e é derrotada por eles; Pirata Espacial Buba: Pirata espacial, possui como armas a foice Buldobas e a espada Guirrás. É derrotada pela Change Dragon num dos episódios; Shima: Nativa do planeta Aman, trabalha para Bazoo em troca da reconstrução de seu mundo. Criada pelo monstro Wuba, passa a lutar ao lado dos Changeman nos episódios finais após se libertar de um feitiço; Gyodai: Chamado sempre que os monstros de Gozma eram destruídos pela Power Bazuca dos Changeman. Soltava raios de sua boca, a qual continha um olho, e os monstros cresciam, tornando-se gigantescos.

Quem não se lembra dos gemidos que soltava quando usava seus poderes para reviver os monstros vencidos. Une-se aos Changeman no final, quando a sua nave está prestes a explodir e é resgatado pelos Changeman. Soldados Hidler: Soldados de Gozma que nascem de ovos. Possuem pouca força, sendo facilmente destruídos pelos Changeman. Ficam fortes apenas nos episódios em que os níveis de poder são elevados.

Outros vilões são Gaata, Perversor Espacial Gaboo, Doutor Kamasawa, Hawker, Principe Ícaro e Jill. Todos foram destruídos pelos Changeman.

Os Changeman passaram no Brasil em 1988, após o empresário Toshihiki Egashira, os mesmo que lançou o Jaspion, negociar com a Rede Manchete para exibir as séries no programa Clube da criança. Foram lançados vários souvenirs por aqui, inclusive histórias em quadrinhos. Uma das minhas séries favoritas, com efeitos especiais bem legais, um roteiro bem feito e uma trilha sonora bem marcante. Vale a pena assistir comprar e assistir os episódios que foram lançados recentemente em DVD.

Curiosidades:

- Carlos Takeshi, o ator que dublou o Change Griphon, fez a dublagem para o personagem Jaspion, na série homônima e o ator Ricardo Medrado, que dublou Change Dragon, fez a dublagem para o personagem Macgaren nesse mesmo seriado.

- O seriado só era exibido até o episódio 52 ("A morte de Buba"), o seguinte ("A vingança de Ahames") não era veiculado, o que causava frustração a qualquer seguidor fiel do seriado japonês. A estratégia permaneceu até meados de 1991. Quando por fim foi liberado pela primeira vez os episódios 53 ("A vingança de Ahames") e 54 ("A batalha final") e após essa 1ª exibição inédita, não foi veiculado o episódio 55 ("Adeus, heróis do universo"), após toda a reprise do seriado e a 2ª exibição dos episódios 53 ("A vingança de Ahames") e 54 ("A batalha final") é que foi exibido o episódio final.



Reynaldo Rivero