Media  |
Fale  |

SHOWROOM DUMMIES
Seriados dos anos 80

Chaves

Criado pelo ator mexicano Roberto Gómez Bolamos, o seriado Chaves surgiu em 1971, e sem dúvida foi um dos programas humorísticos de maior sucesso não só na história do SBT, mas também como de toda a televisão brasileira.

Inicialmente foi transmitido pela TV Tim no México após o seriado do Chapolin ter feito sucesso, e alguns anos depois transmitidos pelo SBT aqui no Brasil após contrato com a emissora Televisa, dona dos direitos do seriado.

Curiosamente, chaves parece ter sido descoberto por Silvio Santos por acaso, a emissora do Silvio comprava direitos de novelas mexicanas naquele tempo e em uma dessas vezes, junto com as fitas das novelas vieram “perdidos” alguns episódios do Chaves.
Silvio assistiu e de cara gostou, resolveu fazer a dublagem para a série, até que em 1984 estreou no programa do Bozo, onde de início o programa ainda não era exibido todos os dias.

Parece que não foi só o Sílvio que gostou do Chaves, em um espaço muito curto de tempo, o seriado começou a estourar passando a conquistar milhares de fãs, e um detalhe, entre eles muitos adultos.


Parece que não foi só o Sílvio que gostou do Chaves, em um espaço muito curto de tempo, o seriado começou a estourar passando a conquistar milhares de fãs, e um detalhe, entre eles muitos adultos.

A repercurssão foi tanta, que o Chaves passou a ser uma arma para combater a audiência de outras grandes emissoras, como por exemplo a Rede Globo. E foi contra ela que um dos fatos mais marcantes entre brigas por audiência ocorreu, afinal de contas o seriado bateu feio o programa da Ana Maria Braga, fato que chegou até ser manchete de revistas.

E o sucesso não parou só no Brasil não, essa febre dominou vários países das américas.

Não foi á toa que em 2005 quando vencia o contrato com o SBT, muitas emissoras, entre elas, a Globo, tiveram interesse em levar o seriado. Mesmo assim Silvio conseguiu renovar com a Televisa os direitos, desembolçando mais de U$ 1 milhão.
Além do seriado, os fãs podiam se deliciar também com revistas em quadrinhos, álbum de figurinhas, bonecos e outros produtos do Chaves.

Mas nem tudo é perfeito, alguns pequenos atritos aconteceram entre os atores, Roberto Bolãnos(Chaves) e Carlos Villagrán (Quico), e o motivo seria a atriz Florinda Meza (Dona Florinda) que hoje é casada com Roberto mas que anteriormente teria namorado com Carlos.

A rincha entre os dois existe até hoje, pouco tempo atrás Carlos iria reviver o papel de Quico em um circo em que ele é dono no México, mas Roberto não liberou os direitos de uso do personagem.

Estranhamente alguns episódios da série foram dados como perdidos, na época falou-se muito até em incêndio em arquivos do SBT, mas na verdade não se sabe o que aconteceu até hoje com esses episódios.

Personagens

Chaves - Interpretado por Roberto Gómez Bolaños, que além de ser o criador, era o principal personagem do enredo. Casado na vidal real com a atriz Florinda Meza (Dona Florinda).

Quico – filho da dona Florinda na série e interpretado pelo ator Carlos Villagrán, um dos personagens mais engraçados da série, onde muitas vezes “roubava” a cena do Chaves. O ator abandonou a série em 1979 onde passou a fazer outros programas, onde um deles levava o seu nome "Quico" que passava na Rede Bandeirantes no fim dos anos 80..

Dona Florinda e Pópis – Interpretada pela atriz Florinda Meza, que fazia o papel de Dona Florinda, e também como Pópis, prima do Quico e sobrinha de Florinda. Além do seriado do Chaves a atriz fez algumas novelas como a La Dueña, que aqui no Brasil foi feita uma regravação com o nome de Amor e Ódio, e que trazia no papel principal a atriz Suzy Rego.

Seu Madruga – Ao lado do Quico, outro que se destacava muito no seriado era o ator Ramón Valdez que infelizmente morreu de câncer no pulmão e desfalcou o elenco. Após sua morte e a saída de Carlos Villagrán, pode-se dizer que a série perdeu um rim, mesmo assim continuou, onde seus episódios passaram a serem gravados no cenário do Restaurante de Dona Florinda.

Chiquinha e Dona Neves – Interpretada pela atriz Maria Antonieta de Las Nieves a atriz fez duas personagens na série, uma como a filha do seu Madruga, a Chiquinha, e a outra como sua bisavó, Dona Neves).

FICHA

"Chaves "
Título Original: El Chavo
Episódios:
+ de 1.000 .

Elenco:
Roberto Gomez Bolaños: Chaves
Carlos Villagrán: Quico
Florinda Menza: Dona Florinda e Pópis
Ramón Valdez: Seu Madruga
Maria Antonieta de Las Nieves: Chiquinha e Dona Neves
Rubén Aguirre: Prof. Girafales
Edgar Vivar : Senhor Barriga e Nhonho
Angelines Fernándes: Bruxa do 71
Horácio Gomez Bolaños: Godines

Escrito por: Roberto Gomez Bolaños
Emissora: Televisa
Emissora no Brasil: SBT






Professor Girafales – Interpretado pelo ator Rúben Aguirre, era o professor das crianças da turma do chaves e paquera de Dona Florinda.

Seu Barriga e Nhonho – O ator Edgar Vivar também teve dois papéis na série, um como o Sr. Barriga, dono da Vila onde morava o Chaves, e outro como Nhonho, fillho do próprio Barriga.

Dona ClotildeAngelines Fernándes a atriz que interpretou o papel da Dona Clotilde, era apaixonada pelo Seu madruga e vivia tentando conquistá-lo com seus bolos. Ficou mais conhecida na série pelo inesquecível apelido de “Bruxa do 71”, detalhe nos anos 40 esta era uma das mulheres mais bonitas do México.

Godines – Aluno sempre presente nas aulas do Prof. Girafales, interpretado por Horácio Gómez Bolamos, irmão de Roberto(Chaves), que também deixou o elenco falecendo de infarto.

 

   

Jaiminho Carteiro - Raul Chato Padilla interpretou o carteiro que vivia querendo evitar a fadiga. O ator era diabético e também faleceu na época.

No decorrer da série apareceram também alguns personagens que fizeram papéis bem secundários e únicos, como o caso da Patty, Sr. Furtado e Héctor Bonilha.

Para mim essa séria foi algo místico, acredito que nunca mais vai existir outra série que será reprisada durante décadas e ainda ter tanta audiência. E o grande detalhe, ver o que já se sabe que vai acontecer nos episódios e continuar dando risada.

  

Fernando Martinuzzo