Media  |
Fale  |

Tour de France
Basquete Feminino

Olá amigos oitentistas, quando nos referimos ao esporte feminino brasileiro na década de 1980 logo vem em mente o basquete, que nos orgulhou com jogadoras bem determinadas e confiantes em quadra, algo bem típico da alma feminina e principalmente dos anos 80, onde a força e beleza da mulher se contrastavam com maior facilidade...

Não que isso deixe de existir atualmente, mas encontra-se em menor escala. Jogadoras como Hortência, Magic Paula e Janeth foram fundamentais para o amadurecimento do esporte feminino nesse período, levando adiante tal comprometimento a década seguinte (1990), onde pudemos continuar a prestigiar grandes performances e beleza em quadra.

Essa geração foi uma das mais vitoriosas, afinal conquistaram torneios importantes no período equivalente a 1980 a 2000. As jogadoras que desequilibravam eram as musas Magic Paula, Magic em referência ao jogador americano Magic Johnson, Hortência e a jogadora Janeth.

Maria Paula Gonçalves da Silva, mas que as quadras e a bola laranja a "batizaram" como Magic Paula, foi uma atleta que atuava na posição de armadora. Ela é considerada uma das melhores jogadoras de todos os tempos e sem dúvida tanto ela quanto suas companheiras de equipe conseguiram deixar um legado interessante ao meio, pena que no decorrer do tempo a pressão por resultados e a ausência de talentos forçaram a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) a "importar" treinadores e naturalizar jogadoras nos últimos anos.

Paula é natural da cidade paulista de Osvaldo Cruz e com seus 1,74 cm de estatura consegue figurar como a segunda maior cestinha da seleção, com uma estatística de 2.537 pontos em 150 jogos no período entre os anos de 1976 a 1998, uma média de 16,9 pontos por partida.

Hortência de Fátima Marcari, ou simplesmente Hortência, era conhecida como a "queridinha da imprensa" devido sempre estar em evidência. Em muitos momentos a mídia tentou rivalizar a loira com a morena Magic Paula, mas isso víamos que não tinha resultado pois a união de ambas foram fundamentais para grandes conquistas da seleção.

O que alguns setores midiáticos conseguiu intensificar no automobilismo, envolvendo o carioca Nélson Piquet e o paulista Ayrton Senna no basquete não conseguiu êxito, ainda bem, afinal mostra que o controle emocional, concentração e força interior feminina, enxergado em grandes mulheres era colocado em prática por essas "guerreiras das quadras".

Atualmente Hortência é empresária e ainda está ligada ao mundo do basquete. A jogadora loira é considerada a maior pontuadora (cestinha) da seleção com estatísticas equivalentes a 3.160 pontos, em 127 jogos no período que corresponde os anos de 1976 a 1996, média de 24,9 pontos por partida. A estatura da Ala corresponde ao mesmo de sua amiga e companheira de seleção Magic Paula, que são 1,74cm. Sua naturalidade é de Potirendaba, interior de São Paulo.

Menos popular que as duas antecessoras mas de um talento e articulação importante, a jogadora Janeth dos Santos Arcain, ou simplesmente Janeth amadureceu profissionalmente de forma precoce, sendo positiva suas performances ao lado de Hortência e Paula. Ela é natural da cidade de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo e conseguiu um feito promissor a sua carreira, ter sido a primeira atleta brasileira a atuar na WNBA, versão feminina da NBA, que é a liga profissional de basquete dos Estados Unidos e que ao lado da Liga Européia são os dois campeonatos mais equilibrados do mundo.

A ala Janeth é a terceira maior cestinha da história da seleção com 2.247 pontos, em 138 jogos no período entre 1987 a 2007, sendo sua média 16,3 pontos por partida. Sua estatura difere das suas antecessoras citadas em tal resenha, sendo Janeth detentora de 1,82cm.

Como pudemos observar, essas 3 jogadoras citadas foram fundamentais para grandes conquistas a seleção feminina de basquete, porém isso não desmerece a atuação das demais atletas da época e toda a comissão técnica com suas estratégias fundamentais rumo a excelentes patamares e significativos triunfos.

A força feminina aliada a técnica transforma mulheres em guerreiras, que serve como um complemento a sua determinação. Seria interessante a volta do entusiasmo ao basquete feminino, algo que o treinador argentino Rubén Magnano e o jogador americano naturalizado brasileiro Larry Taylor conseguiram resgatar na equipe masculina. Determinação e foco, esses são um dos caminhos do sucesso.

Conquitas ocorridas durante o perído de 1980 a 2000 (20 anos)

Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 (Medalha de Prata)
Jogos Olímpicos de Sydney 2000 (Medalha de Bronze)
Campeonato Mundial de Basquete FIBA de 1994 na Austrália (Medalha de Ouro e título Mundial)
Jogos Pan-Americanos de Caracas 1983 (Medalha de Bronze)
Jogos Pan-Americanos de Indianápolis 1987 (Medalha de Prata)
Jogos Pan-Americanos de Havana 1991 (Medalha de Ouro)
Copa América de 1997 (Medalha de Ouro)
Copa América de 1989 e 1993 (Medalha de Prata)
Campeonato Sul-Americano de 1981, 1986, 1989, 1991, 1993, 1995, 1997 e 1999 (Medalha de Ouro)
Campeonato Sul-Americano de 1984 (Medalha de Prata)



 

Aldiéres Silva