Os Estilos dos anos 80

Italo Disco


Patrick Cowley & Sylvester

O estilo Italo Disco reuniu no inicio dos anos 80 elementos do Eletropop e Disco, se obtendo do uso de sintetizadores e letras cantadas geralmente em inglês por artistas italianos, alemães e de outros países da Europa, trazendo uma coleção de ritmos de artistas italianos, até bandas de outros países como o Baltimora (Irlanda), Modern Talking (Alemanha), Trans-X (Canadá), Desireless (França), etc. Em meados dos anos 90 com o surgimento do termo Euro Dance, estilo mais dançante e comercial dos 90, tentaram fazer a relação com a Italo original, criando um termo para classificar as bandas não italianas dos 80 como Euro Disco, mas como foi um termo inventado apenas nos 90, durante os anos 80 o termo usado era Italo Disco, por ter sido a referência da época. Entre suas variações havia também o Hi-NRG (ritmo derivado da Discotheque adicionado ao som dos sintetizadores e que teve grandes produtores como Patrick Cowley e Bobby Orlando).

No final dos anos 80 surge a Ítalo House (vertente e segmento da House Music, tendo como base sons cheios de samplers, acoplados à Italo Disco, inclusive de vocais marcantes da década de 70 e 80).

A Ítalo Disco (termo criado em 1983 por Bernhard Mikulski) devido o movimento ter se iniciado na Itália com artistas como Gazebo e Kano, apesar de tudo ter começado com o grupo pop britânico Imagination, com sucessos marcantes nos anos de 1981 e 1982 como ‘Flash Back’, ‘Just and Illusion’ e ‘Music and Lights’.

Os britânicos dos Pet Shop Boys e o trio de produtores Stock Aitken & Waterman foram responsáveis pela influência que deram aos artistas que compuseram a Italo Disco que foi criada para substituir a era Disco que já estava em declínio ao final do ano de 1979.

Ao longo da década de 80 vários hits estiveram no topo das paradas britânicas representando muito bem a Euro Disco como as cantoras italianas Sabrina e o hit ‘Boys’ e Spagna com o hit ‘Call Me’.

As bandas que se destacaram por terem um repertório mais extenso dentro da Italo Disco foram o Modern Talking e o Bad Boys Blue.

O Modern Talking era uma dupla alemã formada no final do ano de 1984 por Dieter Bohlen e Thomas Anders alcançando uma vendagem de 120 milhões de discos em seu país.

O dueto emplacou o hit ‘Brother Louie’ no Top Ten britânico em 1986 e suas canções foram bem sucedidas também na Ásia e América do Sul e em alguns países da África.

O Bad Boys Blue também originário da Alemanha teve na sua formação um americano (Andrew Thomas), um jamaicano (Trevor Taylor) e um inglês (John Mclnernev) e uma extensa discografia com músicas de sucesso internacional como You’re Woman, Pretty Young Girl, Come Back and Stay, A World Without You (Michelle) e I Wanna Hear Your Heartbeat.
 

Uma banda similar ao Modern Talking era o Blue System que tinha como vocalista e produtor o próprio Dieter Bohlen do Modern Talking.

A cantora Laura Branigan produzida pelo alemão Jack White investiu no ritmo para alavancar mais sucessos e os hits ‘Gloria’ e Self Control’ foram muito executados nas rádios e pistas de dança.

A Italo Disco contou ainda com artistas como Ken Laszlo, Joy, C.C.Catch, Desireless e seu mega-hit ‘Voyage,Voyage’, Fancy, Baltimora e a imortal ‘Tarzan Boy’, Gazebo com ‘I Like Chopin’ e muitos outros.

Podemos encontrar coletâneas especializadas neste gênero musical e que servem de base para aqueles que ainda não tem um conhecimento sobre esse importante movimento musical. São elas:

Euro-Disco Volumes 01 ao 14
Euro Disco Selection Volumes 01 e 02
Euro Disco Collection - Produção independente encontrada somente no Sul do Brasil I Love Disco Diamonds – Coleção extensa contendo diversos artistas do gênero e muitas raridades. Italo – The Very Best From Night Volumes 01 ao 04

  
Evelyn Thomas, Gazebo & Ken Lazlo

Segmento Euro e Ítalo Disco:

Modern Talking – Brother Louie / You’re My Heart, You’re My Soul e Cherry Cherry Lady
Bad Boys Blue - You’re Woman / Pretty Young Girl / A World Without You (Michelle)
Ken Laszlo - Hey Hey Guy
Lime - Babe, We're Gonna Love Tonight
C. C. Catch - I Can Lose My Heart Tonight
Koto - Dragon's Legend
Desireless – Voyage, Voyage
Fancy – Lady Of Ice
Video – Somebody
Tom Hooker - Looking for Love
Spagna – Call Me
Sandra – Maria Magdalena
Laura Branigan – Gloria / Self Control
P. Lion - Happy Children
Sabrina – Boys
Silver Pozzoli – Around My Dream
Trans-X - Living on Video
Joy – Touch by Touch
The Flirts – Helpless
Baltimora – Tarzan Boy
Gazebo – I Like Chopin / Lunatic / Masterpiece
Savage – Don’t Cry Tonight
Taffy – I Love My Radio
Kano – Another Life

  
C.C.Catch, Baltimora & Bad Boys Blue

Segmento Hi-NRG:

Patrick Cowley – Megatron Man / Menergy
Paul Parker - Right On Target
Bobby Orlando – She Has a Way
Evelyn Thomas – High Energy
Sylvester – You Make Me Feel (Mighty Real) / Don’t Stop

Segmento Italo House:

Black Box – Ride On Time / Strike It Up / I Don’t Know Anybody Else
Lee Marrow – Movin’ / To Go Crazy / Dou You Want Me
Capella – House Energy Revenge / Get Out of My Case

  
Cappella, Laura Braningan e Silver Pozzol

Curiosidades:

Aqui no Brasil a Italo Disco é reverenciada no sul do país, tudo começou na cidade de Joinville em Santa Catarina, quando o dono da loja Music Shop tinha contatos com distribuidores fonográficos da Alemanha e assim divulgou o ritmo nas rádios e danceterias da cidade. Logo a febre se espalhou no Paraná e Rio Grande do Sul.

Giorgio Moroder introduziu os sintetizadores na era da Disco em músicas como ‘I Feel Love’ da Donna Summer e ali já era um indício do que viria a ser a Italo Disco dos anos 80. Já nos anos 80 ele produziu Irene Cara e o grupo alemão Berlin. Artistas da década de 70 como, por exemplo, Sylvester, atravessou os anos 80 com seus hits contendo sintetizadores e outros efeitos eletrônicos, contando com a produção de Patrick Cowley.

Apesar da denominação Euro Disco, esse termo nunca foi utilizado na Europa. Lá o estilo era apenas denominado como Pop ou Disco Music.

  
Lee Marrow & P.Lion

 

 

Reinaldo Varani

 


Página inicial - Estilos
voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80