Os Estilos dos anos 80

New Beat


T-99

Amnesia

O New Beat, gênero musical que explodiu em meados de 87, surgiu na Bélgica com fortíssimas influências do Acid House e de bandas E.B.M., como Front 242, Split Second, The Neon Judgement. Curiosamente este estilo começou por acidente através do DJ Marc Grouls, que pegou o single 12" da música "Flesh" do Split Second que possui rotação 45 rpm e a tocou sem querer em 33 rpm. Deu certo!

A principal característica do New Beat a partir daí foi a criação de músicas com batidas lentas e pesadas, combinadas a novos elementos de Aicd House com timbres que existiam na música belga. Enfim, o New Beat era a mais nova criatividade da música eletrônica naquela época.

Esse estilo virou uma febre experimental para os DJs, o que se tornou um prato cheio para muitos músicos e produtores, entre eles, Patrick De Mayer, produtor que criou e lançou vários hits de sucesso no mundo New Beat. Com vários pseudônimos, Patrick fez sucesso principalmente com seus projetos Tragic Error e T-99. Ajudou até a produzir o primeiro álbum do Confetti's.

Os belgas gostaram desse novo estilo e então os clubes e danceterias principamente de Bruxelas e de todo Reino Unido aderiram a nova febre, onde posteriormente chegaria e faria sucesso em outros países da Europa, atingindo até as Américas, principalmente nos Estados Unidos e Brasil.

Para alegria e felicidade dos fãs do gênero, outros maravilhosos grupos surgiram para embalar ainda mais o New Beat, Amnsesia, The Maxx, O'kay, S-50 Projekt, etc...sem contar Zinno, que já fazia New Beat mesmo antes do termo existir, no ano de 1985 com o hit "What's Your Name". Já em 89 lançaram "Russian Roulette", hit que marcou muito, principalmente aqui no Brasil em casas noturnas como Contra-Mão, Toco, Over Night.

  
Tragic Error, Front 242 e Nitzer Ebb

Mesmo surgindo várias bandas, o Confetti's foi o grupo que conseguiu maior sucesso na história do New Beat, chegou a vender mais discos que o próprio Front 242, onde emplacaram vários sucessos, que se destacam entre eles, C In China, The Sound Of C, C' Countdown.

  
A Split Second, The Neon Judgement e The Maxx

A Antler Recors que era conhecida por lançar bandas EBM e Industriais, vendo esse sucesso inquestionável, juntou-se com a Metro Records para formar a Metro Antler e asism se tornar um dos maiores apoiadores do New Beat. Após isso, outras marcas seguiram o mesmo caminho, incluindo a R & S, Target e Music Man.

  
Confetti's, S50 Projekt e Zinno


Três anos depois dessa febre, em 1990 o New Beat foi perdendo um pouco de sua força, mas deixou suas influências para grupos que continuaram a década fazendo muito sucesso, Technotronic, 2 Unlimited, KLF, Chemical Brothers, Prodigy e muitos outros.

  
Capa dos singles do Confetti's "C In China" e "The Sound of C" e 2 Unlimited

Fernando Martinuzzo


Página inicial - Estilos
voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80