Media  |
Fale  |

Estilos
New Romantic




A Década de 80 foi marcada por vários Novos estilos que foram criados, e ficaram muito marcados por ser uma coisa totalmente diferenciada das outras épocas, e com visual e comportamento muito diferente do que já tínhamos visto até então.

Junto com o som de algumas bandas, que marcavam o seu estilo na música, eles apareciam também com suas vestimentas, estilo de comportamento, e chegavam a ditar moda nas revistas da época, e isso faziam com que seus fãs virassem seguidores daquele estilo.

A moda – falando de roupas, cortes de cabelos e maquiagem – tinham que acompanhar este seguimento, para poderem suprir um novo nicho de mercado que surgia com os fãs dessas bandas e desses novos estilos.

Podemos citar: o New Wave (com o The B-52´s e Devo), os góticos (melhor visual que traduzia isso, era do Robert Smith, vocalista do The Cure), e o que vamos falar aqui, o NEW ROMANTIC, com seus maiores ícones que são o Duran Duran, Spandau Ballet, Culture Club, Visage, ABC, Yazoo e Human League. Além deles podemos citar algumas outras bandas que não chegaram a fazer sucesso por aqui, mas fizeram parte da história do New Romantic como Classix Nouveaux, Modern English, Japan, Adam and the Ants, Altered Images, entre outras.

Muitas pessoas confundem o estilo New Romantic com New Wave (por serem “Novas Ondas”). Mas, o New Romantic tem este nome, por caracterizar um movimento voltado mesmo para o Romantismo. Isso não quer dizer que estamos falando apenas de músicas lentas e românticas. As letras das músicas, mesmo sendo agitadas e dançantes, tem letras que falam sobre o romantismo, relacionamentos, alegrias s sofrimentos que acontecem com todo mundo que tenta um relacionamento sério. Por isso muitas pessoas se identificavam com este estilo, por já terem vivido coisas semelhantes ao que ouvíamos nas letras das músicas.



Este movimento começou bem no início dos anos 80, e foi muito marcado na Inglaterra e Irlanda, onde podemos ver uma mudança de comportamento e nas roupas dos jovens, tanto no seu dia-a-dia, como nos clubes onde freqüentavam. Este estilo também foi chamado por alguns como “Futurista”, pois o pessoal começou a fazer vários penteados diferente usando Gel nos cabelos, um mais estiloso que o outro e a forte influência do Kraftwerk. Vejam os cortes de cabelos e penteados do Simon Le Bon, John Taylor (Duran), Alisson Moyet (Yazoo), e Mike Score (vocalista do A Flock of Seaguls).

Tudo começou com um projeto, que se chamava Bowie Nights. Uma vez por semana rolava o projeto em uma casa chamada Blitz. As Bowie Nights, se tornaram tão famosas, e tão únicas, que seus DJs, porteiro, chapeleiro se tornariam as futuras bandas New Romantics (a primeira festa a ter flyer / hostess e principalmente Dress Code, isto é, se barrava que não estivesse vestido à carater). No projeto Bowie Nights, eles montavam a festa por completo, nesta noite, os DJs, barmen, host e chapelaria da casa, eram trocados pelos funcionários do projeto, criando assim toda uma cultura em volta do que se tocava, do que se vestia e como se atendia no local. Um padrão para tudo que acontecia nessa noite. Para se ter uma idéia, Rusty Egan mais tarde do Visage, era o DJ, Boy George que depois criaria o Culture Club, trabalhava na chapelaria e Steve Strange que se tornou o vocalista do Visage, era o 'host' do projeto.

Um dos maiores ícones desse movimento – e vale citar que é principalmente pelo seu comportamento de “Bom-moço-certinnho-que-não-faz-barraco – é nosso camaleão David Bowie, seguido também por Gary Numan. Aqui chegamos ao limiar de comparação musical do estilo New Romantic com o Techonopop da melhor qualidade, pois os New Romantics usam SEMPRE os sintetizadores. Pode-se que os New Romantics são netos de Kraftwerk e David Bowie, e filhos diretos de Gary Numan e Human League, os pais do movimento New Romantic, synthpop de primeira que influenciou todas as bandas New Romantics!

Visualmente falando, eles mostravam que esse tipo de movimento que falava muito do Romance, deveria ser mostrado com um estilo de roupas mais comportada, e “certinha”, engomadinha, e com alguns detalhes, que algumas pessoas mais desavisadas tratavam como se fosse um comportamento Homossexual. E não é nada disso! O fato de que os homens das bandas citadas usavam até maquiagem (coisa muito feminina até então), mostra que a Inglaterra estava passando por um momento de oposição à cena do Anarquismo Punk, onde o pessoal usava roupas e acessórios para agredir a sociedade, e criar uma descrença do Estado, destruindo as formas de convívio social. Então, este movimento de Bandas, músicas e roupas New Romantic, principalmente nos clubes Londrinos, começou como uma forma de resgatar a estética com um visual mais clássico, com Glamour e Beleza.


O visual era o seguinte: Cabelos curtos, mas com uma franja bem comprida e bem penteada, os homens usavam terninhos e blazers arrumadinhos, as vezes com alguns babados nas golas e nas mangas, cores em tons pástéis, nada de peças rasgadas, ou que demonstrasse algo mais rebelde. Sem esquecer de um lenço no pescoço. Maquiagem: olhos com lápis bem marcado, muito blush e Gloss bem brilhantes na boca.

Até hoje este estilo é constantemente relembrado na moda, e ainda existem muitos fãs e seguidores deste segmento. Às vezes não completamente, mas sempre sendo lembrado com algum detalhe na roupa, nos cabelos, acessórios ou maquiagem.

Alguns estilistas nos dias de hoje, fazem uma mistura de "hippy chic" com "romantica", para relembrar e fazer uma releitura do estilo New Romantic para as garotas. É uma boa combinação, usando cores suaves e detalhes bem femininos.


Na Austrália, uma banda que transcendeu as barreiras do New Romantic inglês, foi o Real Life, do inesquecível sucesso Send me an Angel, assim como o Alphaville na Alemanha, que flertou com o movimento nos 2 primeiros álbuns.

Uma das Bandas atuais que podemos dizer que resgatam um pouco desse comportamento (ainda não tãaaaooo arrumadinhos), é o Franz Ferdinand, e no cenário Nacional, não podemos deixar de citar o RPM.

Paully Le Bon e Marcos Vicente