Alta Fidelidade

Innen Wahrheit
Desde 2005 Perto da cabine do DJ

Este é o Innen Wahrheit, 28 anos, analista financeiro e frequentador da festa desde 2005. A seguir, um breve perfil deste fã de carteirinha do Autobahn e algumas dicas para que você o encontre na festa.

Como foi seu primeiro contato com o Autobahn? Como você descobriu a festa?
Descobri a festa por acaso, em meados de 2005, numa conversa entre amigos que já tinham ido e comentado a respeito. Na ocasião algumas casas que tocavam 80`s estavam começando a diversificar suas programações para atrair outros tipos de público, e isso tornou as festas menos interessantes, pois tornavam-se cada vez menos fiéis à proposta original. No primeiro contato com o Autobahn foi possível verificar que o ambiente e a programação da festa demonstravam essa busca pela fidelidade ao estilo 80's, o que foi algo bastante positivo.

Conte um momento inesquecível na festa.
Sem dúvida foi em 24 de setembro de 2005, quando o Human League esteve conosco na festa. Foi marcante porque representou uma rara oportunidade de vê-los de perto, e por tratar-se de uma das primeiras vezes em que estive na casa. Este fato deixou-me uma impressão muito positiva, e por essas e outras razões o Autobahn passou a ser a balada que mais frequentei desde então.

Na sua opinião, qual a importância do Autobahn ter criado o revival dos anos 80 no Brasil?
Importância desde a criação em 1.993 e o momento atual não poderia ser mais oportuno para relembrarmos tudo de melhor que rolou na época a qual este revival tanto tem se dedicado.
De alguns anos pra cá, o que pudemos observar foi uma grande mudança de hábitos e tendências, que acabou por minimizar o encanto de uma fase vivida com grande satisfação por muitos de nós. No campo da música, por exemplo, o mercado brasileiro tem dado ênfase demais à gêneros de qualidade duvidosa, letras sem conteúdo, ritmos "easy listening" e produções pouco criativas. Em consequência desse fato, muitos têm preferido ouvir o que veio para o Brasil antes disso, que por sinal deixou um importante legado lá fora, o qual vem sendo seguido até hoje por "newcomers" de grande talento, cujos trabalhos infelizmente sequer passam por aqui hoje por serem "pouco interessantes comercialmente".
Em meio a essa fase musical menos "inspirada", refém da obsessão das gravadoras por lucro fácil, o Projeto Autobahn revelou-se uma excelente alternativa tanto para os que viveram a melhor época da difusão da música estrangeira no Brasil como para aqueles que não tiveram essa oportunidade.

Qual o maior diferencial do Autobahn?
Não limitar-se apenas a trabalhar apenas com músicas da época, e abordar de maneira abrangente vários aspectos da cultura dos anos 80, agregando-os à festa e proporcionando uma experiência única a quem frequenta.

Qual música não pode faltar?
Várias músicas já são sucessos incontestáveis na noite do Autobahn. Entre elas, podemos citar Yazoo - Don't Go, Simple Minds - Don't you (forget about me), Voice in Fashion - Give me your love, Human League - Don't you want me, Dead or Alive - You Spin me Round... porém uma música que considero muito especial é New Order - The Perfect Kiss, pois me faz lembrar das festinhas de aniversário nas casas de amigos, durante minha infância.

Qual o primeiro e o último vinil que você comprou ou gostaria de ter comprado?
Infelizmente tive poucos discos de sons dessa época... pra falar a verdade, só me lembro de dois: B-52's e Devo... posso falar a respeito das fitas K7? hahahah... Lembro-me que uma das primeiras foi do Heaven 17 (How Men Are), e logo em seguida uma do Bomb the Bass (Into the Dragon). Por último, eu gostaria de ter comprado o disco ou K7 Violator, do Depeche Mode, porém não o encontrei na época... Eu estava encantado com a sonoridade de "Enjoy the Silence", mas nunca procurei por mais nada do grupo, até meados de 1.997, ao encontrar por acaso o CD numa loja perto de casa.

Por que você escolheu o Autobahn como sua "balada oficial"?
Pela qualidade da programação e fidelidade do projeto em relação àquilo que é divulgado a seu público. Também merece destaque por ser uma balada segura, bem frequentada e com preço justo pela entrada.

O melhor dos anos 80...
Atari, jogos de tabuleiro (até hoje insuperáveis em matéria de diversão), desenhos, o Bozo (eu estive no programa dele... hahahah) e claro... boa música!

Qual é o seu "TOP 5"?
Esse "Top" muda quase todo dia... a qualquer momento relembro bons e velhos clássicos que eu poderia enumerar... mas vamos lá:
The Smiths - Ask
Depeche Mode - Everything Counts
New Order - The Perfect Kiss
Soft Cell - Tainted love
Kraftwerk - The Model

Filmes preferidos da década:
De Volta para o Futuro, Loucademia de Polícia, Top Gun, O Exterminador do Futuro, Rocky...

O que você mais gostava na TV?
Seriados: Esquadrão Classe A, Casal 20, Chaves, Chapolin, Jaspion, Changeman...
Desenhos: Pica-pau, Popeye, Pantera cor-de-rosa, Pernalonga, Jayce...

Qual a seção que você mais gosta no site?
Gosto da "Discoteca Básica", onde nos "reviews" cada álbum aparece minuciosamente analisado, com descrições detalhadas a respeito de cada faixa, dando uma ótima impressão do que esperar deles. Vale a pena conferir!

Sua localização na pista:
Próximo à cabine do DJ, do lado esquerdo.

Erasure ou Pet Shop Boys?
Erasure (apesar de gostar muito de PSB também)

Human League ou Dead or Alive?
Human League

Duran Duran ou New Order?
New Order (também curto DD, porém NO esteve muito mais presente na minha infância)

Agora é com você. Encontrar o Innen na festa e conhecer toda a galera fã de carteirinha do Autobahn, a balada anos 80 de São Paulo.


Marcos Vicente


voltar