Alta Fidelidade

Reinaldo Varani
Desde 2004 Em frente á cabine

Este é o Reinaldo Varani, frequentador desde 2004. A seguir, um breve perfil deste fã de carteirinha do Autobahn e algumas dicas para que você o encontre na festa.

Como foi seu primeiro contato com o Autobahn? Como você descobriu a festa?
Passeando nas galerias da 24 de maio como de costume, entrei em uma das lojas especializadas em flash back, onde tinha um flyer falando só de anos 80, onde haveria no sábado seguinte, dia 13/11/2004 um especial do Soft Cell. Eu disse então: Não acredito, onde? Em uma casa noturna na R. dos Pinheiros (Em 2.004 o Projeto Autobahn rolava neste local). A partir daí eu descobri a casa noturna que procurava há anos, pois ela resgata a nata dos anos 80 que eu vivi, onde dancei vários hits em casas que já não existem mais e posso dizer com toda certeza que o Projeto Autobahn reuniu todas essas casas em uma só e ainda tenho o privilégio de morar próximo do local. Quem não quer ter um vizinho assim, hein?

Conte um momento inesquecível na festa.
No dia 03/09/2006 toquei no Autobahn e a casa estava lotada. É muito empolgante ver toda a galera dançando a cada hit que eu tocava. Mas é claro que o especial do Depeche Mode com direito a banda cover tocando foi inesquecível. Acredito que o melhor foi a visita de Phil Oakey do Human League, mas só de pensar fico com raiva, porque eu estava viajando a trabalho e acabei perdendo esse momento memorável na história do Autobahn. A compensação veio depois com o show do New Order em novembro de 2.006, onde ao término fomos direto para o Autobahn e todos dançaram até 5:30 da manhã em um super especial New Order. Nossa exagerei era só um momento especial, rrrsss.... mas vocês irão de convir que é difícil escolher.

Qual o maior diferencial do Autobahn?
Um público seleto com faixa de idade predominante entre 25 anos em diante, portanto sem aquela molecada que vai em balada só para azaração e arrumar confusão. No Autobahn as pessoas vão para curtir a noite e reviver os hits que marcaram cada momento especial em suas vidas. A música é tão envolvente que cantamos em voz alta todos os hits como um hino de nossas vidas. A sensação é indescritível.

Por que você escolheu o Autobahn como sua "balada oficial"?
Porque só o Autobahn toca as músicas dos anos 80 que realmente queremos ouvir, sem trash e com especiais de bandas muito bem feitos, não esquecendo dos B-sides ou hits que ficaram poucos conhecidos entre o público. Esse é o grande diferencial, o Autobahn tem uma programação musical rica em conhecimentos e não toca apenas as babas.

Na sua opinião, qual a importância do Autobahn ter criado o "revival" anos 80 no Brasil?
Trazer de volta os bons momentos e uma época onde se fazia música com qualidade. A sonoridade dos anos 80 vai ficar pra sempre em nossas mentes.
Hoje a música tem muita coisa descartável e que com o passar dos anos não serão relembradas. Nós oitentistas de carteirinha não somos saudosistas, somos realistas. Muito jovens de hoje escutam o dance atual e por diversas vezes a base da música foi construída em cima de um grande hit dos anos 80 e eles nem sabem disso. O que é bom é copiado, não é mesmo?

Qual música não pode faltar?
Essa pergunta é difícil de responder, mas a minha predileta é Don´t Go do Yazoo.

Qual o primeiro e o último vinil que você comprou ou gostaria de ter comprado?
O primeiro foi Brotherhood do New Order e eu escutava o dia inteiro, não é a toa que é a banda que eu mais gosto dos anos 80.
O último vinil por coincidência foi o single importado do New Order – World (Price of Love) que comprei faz um mês. O vinil pra mim é imortal.

Qual é o seu "TOP 5"?
Só 5, que injustiça para um fanático pelos anos 80, rrsss.... vamos lá, seja o que Deus quiser.
1 - Don´t Go - Yazoo
2 - Temptation - Heaven 17
3 - Age of Consent - New Order
4 - I Ran (So Far Away) - A Flock of Seagulls
5 - Cars - Gary Numan

O melhor dos anos 80:

As festas que eu promovia na casa dos amigos. Como não tinha grana suficiente para comprar os LPs, gravava os hits em fita cassete da rádio mesmo (o pior era quando o locutor da rádio falava no final da música e cortava, que raiva..), e como não tínhamos um mixer, colocávamos 02 aparelhos de som, um ao lado outro e eu fazia a programação das músicas. Me empolgava tanto no comando do som que esquecia de se servir na festa.

Filmes preferidos da década:
De Volta para o Futuro (I,II e III)
Indiana Jones (I,II,III)
Loucademia de Polícia (Todos)
Poltergeist - O Fenômeno
Curtindo a Vida Adoidado
Top Secret - Super Confidencial

Seriado / desenhos / programas de TV que mais gostava?
Seriados: Jeannie é um gênio, Agente 86, Perdidos no Espaço. Todos remanescentes dos anos 70 e que prosseguiram nos anos 80.
Desenhos - Pica-Pau, Pantera Cor-de-Rosa, Tom & Jerry, Corrida Maluca
Programas de TV - TV Pirata, Armação Ilimitada, Viva o Gordo (principamente o quadro do telejornal).

Sua localização na pista:
Em frente a cabine de som. È bom que eu faturo prêmios do Autobahn que o Marcos Vicente promove rrrrsssss....

Erasure ou Yazoo ?
A carreira meteórica do Yazoo merece aplausos. E olha só eles estão de volta. Será que virão no Brasil?

Depeche Mode ou Human League?

Dificil escolha, mas o Depeche é indiscutível.

New Order ou Pet Shop Boys?
New Order desde criança, mesmo sabendo que a banda não existia na época.

Duran Duran ou A-ha?
Pela riqueza da discografia da Banda e irreverência de impulsionar o movimento New Romantic na década de 80 - Duran Duran.

Soft Cell ou A Flock of Seagulls?
O Soft Cell me trouxe até o Projeto Autobahn e isso já é motivo de sobra para eu escolher a banda.

Madonna ou Cyndi Lauper?
Não vamos mais cometer injustiça com a patinho feio (era o apelido que davam pra ela na época, mas eu não concordo). A Cyndi faz todo mundo pular na pista do Autobahn com "Girls Just You Want You Have Fun" e é dela meu voto.

Agora é com você. Encontre o Reinaldo na festa e conheça toda a galera fã de carteirinha do Autobahn, a balada anos 80 de São Paulo.


Marcos Vicente


voltar