Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

David Bowie - This Is Not America

O clipe da canção “This Is Not America” cantada por David Bowie e com instrumental composta por Pat Metheny e Lyle Mays da banda de jazz Pat Metheny Group, foi produzido com cenas do filme “The Falcon and the Snowman”, traduzido no Brasil como “A Traição do Falcão”.

Com história baseada em livro de mesmo nome, foi escrito por Robert Lindsey e dirigido por John Schlesinger em 1985. Mostra cenas aceleradas e cotidianas da vida de dois rapazes norte-americanos de classe média (estrelados pelos atores Timothy Hutton e Sean Penn), elencando diversas passagens de amizade, amores, perigos, perseguições, traições, pertubações, levando à dramaticidade e mistério.

Percebemos que os personagens são amigos e decidem vender segredos norte-americanos para a União Soviética, entrando em uma trincada rede de espionagem por razões diferentes. Um deles, é treinador de falcões, e sofre uma grande desilusão com a política da empresa de segurança na qual trabalha e, o outro, acaba encontrando nesse “negócio” uma renda para manter o vício em cocaína.

Concluímos que “This Is Not America” é uma crítica à América. Não é uma América que os norte-americanos idealizam, justamente contesta a imagem projetada da pátria: um país democrático e justo, onde todos têm oportunidades iguais, ofertando espaço para que os cidadãos trabalhem e sejam livres. Tanto é que, no vídeo, é enfatizado o sinal de um “X” em diversos momentos, enfocando o erro, meio que um protesto contra vários fatores que necessitariam de mudança.

Com a voz de David Bowie, a canção ganha um tom ainda mais sério e forte, não haveria outro cantor que pudesse interpretá-la com tanta carga dramática! Por esse motivo, ela se tornou tão marcante e impactante. Será eternamente reverenciada como uma das melhores facetas incorporadas pelo camaleão do rock!

Damaris Camargo




s