Media  |
Fale  |

Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Echo & the Bunnymen - The Game

Considerada por muitos como uma das principais bandas do pós-punk britânico, o Echo and the Bunnymen – formado no finalzinho dos anos 70 – pousou pela primeira vez em terras brasileiras em 1987. De volta com a formação original, numa mini turnê para a divulgação do quinto álbum da banda, “Echo and the Bunnymen” (conhecido também como “The Game”), após três anos sem lançar nada novo.

As apresentações dos ingleses do Echo no Brasil foram consideradas – inclusive pela própria banda – como um dos melhores shows de todos os tempos, mas a passagem dos ingleses pelo Brasil também foi marcada pela gravação do vídeo-clipe da [maravilhosa] música-título do álbum.

  

O clipe foi rodado no Rio de Janeiro e começa com uma belíssima imagem do Cristo Redentor, o principal cartão-postal da cidade e um dos monumentos mais conhecidos em todo o mundo. Foi gravado também em São Paulo, na “Lanches Bunny”, que ficava na Rua da Consolação. Aparentemente não há um roteiro pré-definido, ou que faça alguma relação com a letra da música. Talvez a referência mais próxima é a cena em que uma bola de futebol é lançada ( “The earth is a world /The world is a ball/A ball in a game/With no rules at all” - “A terra é um mundo/O mundo é uma bola/Uma bola num jogo/ Sem nenhuma regra”); ou talvez seja apenas uma homenagem ao “país do futebol”.

   

Uma cena bastante curiosa mostra um Ian descontraído, usando um chapéu à la Carmen Miranda, sob os Arcos da Lapa, acenando para algumas pessoas que passavam num bondinho. Num outro momento, Mr. Lips aparece dançando com o mesmo acessório naquele lugar que parece um deserto. Outras locações da cidade maravilhosa podem ser vistas, como as praias de Angra dos Reis, um boteco - provavelmente aquele em que Ian McCulloch, tempos depois de ter gravado o vídeo, disse ter tomado várias caipirinhas – e as famosas ladeiras do bairro de Santa Tereza.

   

O vídeo ainda mostra algumas imagens da passagem do Echo pelo Brasil, como a entrevista coletiva concedida pela banda e cenas dos shows que aconteceram no país. E apesar da batida policial que a banda e a produção tomaram durante as filmagens, o clipe ficou marcado pela primeira de muitas outras visitas que a banda ainda faria por terras brasileiras, pois segundo Ian McCulloch, o show para o público brasileiro foi um dos três melhores para quem o Echo já tocou: “They called me Mr. Lips!”
O Echo & The Bunnymen veio a Terra com uma missão muito especial: “ Realizar canções com uma inspiração desconcertante!”

 

Pri Nina




s