Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Eurythmics - Sexcrime (Nineteen Eighty-Four)

Lançada em 1984, “Sex Crime (1984)” faz parte do álbum 1984 (For The Love Of Big Brother), trilha sonora do filme baseado na clássica obra de George Orwell, 1984. Há duas adaptações para o cinema, uma de 1956 e a outra de 1984.

Gravado no mesmo ano do lançamento do single, o clipe é uma mistura de cenas do filme e dos integrantes de Eurythmics. Embora este seja o álbum da trilha do filme e o tema se repita em todas as faixas, esta é a que melhor exprime o drama central de Winston Smith (personagem principal, interpretado por John Hurt): a tentativa de se rebelar contra o sistema se apaixonando por Julia. Nas cenas gravadas pela banda, eles usam roupas bem parecidas com as de muitos dos personagens, inclusive de Winston e o cenário combina bem com clima escuro e opressor da obra.

Estética e visual a parte, o ponto mais importante é o papel do clipe para a arte como um todo, pois representa um clássico da literatura (e por consequência, do cinema). Como sempre, os segmentos da arte estão interligados, e a música é um dos que melhor faz esta conexão. E a dupla sempre faz isso muito bem! Além de homenagear esta grande obra, desperta a curiosidade daqueles que não a conhecem.

Mas, apesar de toda sua importância, nos EUA o clipe foi exibido de forma bem moderada pela MTV. Preocupados por acharem o título da música um pouco controverso, a censura decidiu frear um pouco sua exibição. Achavam que poderia ser mal interpretado por aqueles que desconheciam a obra de Orwell.
Na verdade a idéia inicial do livro era denunciar Stalin, seu regime opressor e sua perseguição aos Trotskistas, inclusive em uma cena do clipe, reproduzem a "sessão de 2 minutos de ódio" do filme, cena que acontecia no cinema mandada pelo Big Brother. No livro e no filme a referência é clara, como George Orwell era Trotskista (que defendia tirar o poder do comite central e passar aos próprio povo, através dos sovietes), o Big Brother (que está na casa de todos os cidadãos e observa tudo que as pessoas fazem, até quando discutem política) é o Stalin; e o Goldstein (judeu, comunista e teórico é chamado de traidor pelo Big Brother) é o Trotsky. Filme indicadíssimo.

Outro detalhe muito interessante e praticamente inédito do videoclipe, é que além de ser uma das poucas músicas da história que tem remix de voz na versão original, a versão 12 tem muito mais remixes, mas a original também tem remix de sample de voz da Annie Lenoxx. Dave Stewart leva ao topo o conceito technopop para fazer uma versão original com remixes de voz, e reproduz isso no video com extrema maestria.

Clássico atemporal, 1984 relata uma realidade não muito distante da que vivemos hoje: somos vigiados o tempo todo, uns pelos outros e por aqueles que estão no poder também. Somos cobrados e julgados por todos os lados, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Esse constante monitoramento não acontece apenas nos “reality shows”. Aliás o nome do principal deles, foi tirado do personagem opressor do filme e clipe, o Big Brother, infelizmente pouca gente sabe disso, que o filme e o Big Brother era uma crítica á sociedade cuidando da vida privada das pessoas, é uma crítica ao fim da privacidade.


Natascha Coelho