Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Freez - I.O.U
 

No início da década de 80 com vários gêneros musicais se lançando no mercado fonográfico mundial, um grupo de dança londrino com bases no freestyle e na cultura hip-hop estava surgindo: Freeez. O grupo lançou o seu primeiro single em 1980, mas foi através da canção IOU, lançada em 1983, que eles passaram a ter uma maior notoriedade, inclusive levando a banda a conquistar um reconhecido destaque.

Esse sucesso não aconteceu apenas pela pegada breakdance da música que fez com que a mesma fizesse parte da trilha sonora do filme Breakdance, mas também, pela sua produção, que foi realizada pelo produtor Arthur Baker, que anteriormente trabalhou com o Afrika Bambaataa.



Todas essas referências levaram I.O.U ao topo das paradas, tanto que conquistou o primeiro lugar na billboard dance, deixando pra trás ícones já consagrados como Madonna, Michael Jackson e David Bowie.

Além disso, no verão de 1983, I.O.U se tornou um hit e alcançou a segunda posição no UK Single Chart. Foram feitas diversas versões de I.O.U no álbum “Pop Goes My love/ Scratch Goes My Dub” versões essas, que atingiram o top 5 nas paradas americanas.

Já em 1987, ou seja, 4 anos após o lançamento de I.O.U, a música ainda tinha um significativo sucesso comercial , chegando a 18° posição na tabela de dança dos EUA e a 23º no UK Single Chart.

Em nossa viagem pelo tempo, voltaremos em 1983 e iremos retratar o vídeo clipe desse grande sucesso do freestyle mundial.

O clipe começa com o arremesso de um pequeno lp que é recebido por alguns rapazes, amantes do hip-hop e do breakdance e daí se inicia a música. Logo em seguida, há imagens de jovens saltando com suas bikes. Posteriormente, o vídeo se volta para uma pick-up onde a sonoridade de Freeez estava sendo mostrada aos amantes do break.

Dando continuidade ao clipe, as cenas se voltaram para o centro da cidade, provavelmente Londres, enaltecendo a cultura do hip-hop com jovens andando de bicicleta , jovens esses que são abordados pelos integrantes da banda e começam um passeio ciclístico sincronizado pelas ruas da cidade. E nessa brincadeira de criança não se evidencia só o passeio ciclístico, mas também, o sobe e desce de brincar em um escorregador.

   
   

Continuando o passeio pela cidade, várias pessoas apareceram no clipe. Existem cenas de duas meninas que estavam vestidas da mesma maneira. Depois um operário, e um dos garotos que apareceu no início do clipe andando de bike, retorna mais uma vez , sendo que em seguida, as cenas foram sucedidas pelos integrantes da banda tocando seus incessantes instrumentos.

O som de I.O.U começou a contagiar a cidade, levando os moradores dos prédios a ir para as janelas ansiosos para ver o que acontecia nas ruas . De repente surgiu por ali, na rua mesmo, um espaço para se praticar o breakedance. Os garotos da bike, as moças com suas roupas idênticas, crianças, mulheres e operários, todos se juntaram para cair no embalo delirante do som do hip-hop sensacional que sai daquele aparelho de som.

É o som de Freeez contagiando as pessoas. Passos robotizados e movimentos sincronizados se misturavam com o streetdance e o freestyle ali tão difundidos.

   

Ao final do clipe, os jovens que faziam a performance do breakedance na rua, juntamente com os integrantes da banda, foram para um local, semelhante a uma boate e por lá continuaram desempenhando a sua dança no ritmo frenético do melhor do breakdance.

O vídeo musical se encerra com John Rocca saindo daquele local com um single na mão, com um sorriso no rosto e com o ar de quem estava satisfeito com o sucesso de sua música e com a forma como a mesma foi recebida pelos amantes do freestyle.

  

Raquel Alves