Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Front 242 - Headhunter

Prestes a completar um ano que os integrantes do Front nos permitiram a incrível experiência de vê-los como DJs convidados do Autobahn, não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem aos belgas que mais contribuíram com a popularidade do EBM. E não há melhor forma de fazê-lo do que comemorar o acontecimento na festa deste sábado! Para entrar no clima, vamos relembrar e comentar o vídeo de uma das músicas mais conhecidas do grupo.

Lançado em 1988, o clipe de "Headhunter" foi dirigido por ninguém menos do que Anton Corbjin. Diretor muito bem conceituado e um dos mais respeitados no meio, tem uma extensa lista de clipes e alguns filmes. Entre os filmes que dirigiu estão: Control, Um Homem Misterioso e O Homem Mais Procurado (um dos últimos filmes estrelados por Philip Seymour Hoffman). Já a lista de clipes (meio onde se destaca), inclui bandas como Art Of Noise, Propaganda, Echo & The Bunnymen, Depeche Mode e U2.

O clipe de "Headhunter" desempenha o papel que normalmente se espera, ilustra a história que a letra relata: um homem fugindo enquanto os integrantes dão as instruções de como capturá-lo. Mas o mais interessante é que os personagens percorrem os pontos turísticos de Bruxelas, fazendo um "tour" para os espectadores. O primeiro monumento que nos é mostrado é o Atomium. Construído para a Expo 58 (primeira exposição mundial depois da II Guerra) hoje sedia diversas exposições, principalmente de arquitetura. Lindo e enorme, representa uma molécula de ferro. Outro local importante que aparece no vídeo também é o Edifício Berlaymont, sede da Comissão Europeia. Isso só para citar dois exemplos! Front 242 é cultura, e não apenas musical, hehehe!

Mas o que mais marcou a obra não foi a rápida aula da história da capital ou da arquitetura belga, mas sim algo inusitado: durante todo o clipe vemos vários ovos. Exato, ovos! Os integrantes comem ovos cozidos; ovos podres se quebram; uma mulher usa um chapéu com formato de casca de ovo e o homem a ser capturado carrega um ovo gigante. E o que afinal de contas isso significa? Não se sabe, não há nenhuma explicação para isso, pelo menos nenhuma oficial. Em um site na internet, Patrick Codenys relatou que Anton Corbjin havia entendido que o nome da música era "Egghunter" e por isso incluiu tantas cenas com ovos. E mesmo depois de compreender o engano resolveu manter o mal-entendido na história. Mas em uma entrevista para o Marcos Vicente quando esteve no Autobahn no ano passado, Codenys confessou que inventou essa história apenas para tirar um sarro, pois muitos fãs faziam perguntas sobre o assunto, mas não explicou o real motivo. Portanto, como nem mesmo Codenys revelou o segredo, vai da interpretação de cada um. Provavelmente a intenção foi justamente nos confundir e fazer pensar, rs.

Boatos a parte, o que parecia bizarro e sem sentido, trouxe excelente resultado e o clipe se tornou um marco na história de clipes do New Beat e EBM! Até então os clipes de músicas do gênero eram bem caseiros e toscos, resultado de um orçamento muito baixo. Depois do vídeo de “Headhunter” o conceito mudou e os grupos passaram a investir mais.



Que o Front 242 é visionário, não é novidade! Isso é apenas mais uma prova do importante papel que desempenharam e desempenham até hoje, principalmente na música eletrônica.


Natascha Coelho