Media  |
Fale  |

Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Marc Almond - Tears Run Rings

Hoje falarei desse ícone dos anos 80 que é Marc Almond e particularmente de um clipe cuja música está entre as minhas prediletas. Além de ser uma das músicas que mais fez sucesso em seus singles.

O clipe começa com um carro luxuoso em meio um cenário pobre e Marc Almond (bem acompanhado) por uma garota segurando um coelho. Através de seu passeio no carro com a garota, passam imagens de crianças e Marc Almond está com asas de anjo, podendo ter aí o significado de parte da música em quem “os anjos suspiraram”, ou mesmo uma referência as crianças como anjo. De fato muitas músicas ao seu estilo new romantic são complicadas de se traduzir ao pé da letra ou mesmo por significado em seus clipes, pois muitas vezes usam um estilo surreal e em alguns casos uma referencia particular da vida do autor da música que passa determinada coisa que não condiz com a letra. Um exemplo (não que seja caso desta música), mas existem diversas músicas dos mais variados estilos e décadas, em que ao lermos uma letra ou um clipe, pensamos que a música em si se refere a uma paixão, um amor que veio e que se foi. Mas muitos casos o real significado da música chega até sobre heroína, LSD, etc. Repetindo, (não que seja o caso desta música)!

A grande verdade é que essa música é extraordinária e no desenrolar do clipe é perceptível também um cenário de guerra e as diferenças de valores da miséria do caminho em um carro luxuoso, além de comentar sobre sorrisos inesquecíveis e ao mesmo tempo, mentiras inesquecíveis.

A fotografia e o figurino deste clipe também são interessantes por mostrar, com exceção de Marc Almond, os demais estão com roupas de décadas anteriores, inclusive o próprio carro luxuoso que é um Rolls-Royce modelo antigo. Fica inclusive uma semelhança dessas coisas com a época da Segunda Guerra Mundial.

Em certa parte do clipe, o carro para e pega um casal que estava na rua, ao entrar no carro eles começam a se beijar e evidentemente a transar também, mas com as censuras é colocado um efeito de desfoque e edições.
O fim do clipe os mostra parando em um local tipo teatro e no camarote aparece a garota que segurava o coelho com as asas que Marc Almond usava e o casal, depois ele cantando com aparições dos componentes de sua banda e ao término um close da linda garota que eles pegaram no carro e depois Marc Almond no palco.

De fato é um clipe complexo que passa “n” mensagens que algumas vezes têm a ver com a letra da música, outras, nem tanto. Mas a grande verdade é que essa música é maravilhosa e até hoje se lê muitos comentários de pessoas que ouviam isto na época do new wave, new romantic, pessoas que lembraram até que ouviam em fita K-7 com um Walkman da SONY (ao estilo anos 80), enfim... se você gosta de boa música dos anos 80, recomendo esta de olhos fechados!

Curiosidades:

Não poderia deixar de citar essa curiosidade de um fato ocorrido, na Holanda existiu um radialista e DJ chamado Arjen Grolleman, Arjen era simplesmente fanático por Soft Cell e principalmente as músicas de Marc Almond. Infelizmente em 2010, Arjen faleceu e a rádio em que trabalhava fez no dia de seu último adeus um especial de nada mais, nada menos um Especial de 4 horas de Marc Almond. Ao chegar perto das 15:00 (horário em que ele seria cremado), os locutores daquela rádio pediram um favor a todas as rádios na Holanda que tocassem “Tears Run Rings”.

Vindo de um país que viveu e sobreviveram de uma Guerra Mundial, é que nessas horas se faz importante a união (algo dito na própria letra da música), o pedido foi atendido e às 15:00 daquele dia, praticamente todas as rádios da Holanda tocaram como se fosse um hino: “Tears Run Rings”.

Van Depeche




s