Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Men at Work - Down Under

 

O “Men At Work” teve como álbum de estréia o bem aclamado “Business As Usual”, lançado em 1982 e que vendeu mais de 15 milhões de cópias pelo mundo. Desse álbum saíram 3 mega hits: “Down Under”, “Who Can It Be Now” e“Be Good Johnny”, consagrando mais ainda o sucesso da banda.

Uma das músicas mais conhecidas é “Down Under”, que fala sobre australianos viajando pelo mundo afora, tornou-se praticamente um hino e tem um vídeo engraçadíssimo fazendo sátira sobre a cultura australiana.

Dirigido por Tony Stevens, foi filmado em dois dias num porto de areia, perto de Sydney, simulando um deserto. A equipe teve problemas com a areia molhada, pois antes das filmagens choveu forte durante 7 dias seguidos.


O vídeo mostra as aventuras da banda seguindo pelo deserto australiano numa Kombi , onde conhecem várias pessoas exóticas, sendo a primeira delas uma mulher vestida como cigana, que oferece café ao Colin Hay.

Em uma cena, aparece um membro da banda em uma árvore tocando flauta, onde em frente a ele tem um coala enforcado, essa cena na verdade simboliza que torturar coalas na Austrália é crime e o infrator paga uma multa de trezentos dólares.

Em seguida a banda está em um bar em Bruxelas, e o balconista reconhece que os membros são seus conterrâneos e oferece um sanduíche Vegemite (uma pasta alimentícia à base de cevada), muito popular na Austrália. Oferece também muita cerveja ao pessoal, tanta cerveja que chega a ensopar os membros da banda. Detalhe: na cena foram utilizadas cervejas de verdade.

   
   

Agora a banda está em Bombaim, na Índia, numa toca, onde um homem maluco, sem motivo aparente, os expulsa, talvez uma referencia ao refrão da música “ Do you come from a land down under? Where women glow and men plunder? Você vem da Austrália? Onde as mulheres brilham e os homens roubam?”

Por fim, terminam caminhando pelo deserto, onde os roaddies da banda seguram um caixão, simbolizando um funeral da beleza natural da Austrália, que vem sendo destruída pela ganância das construtoras.

   

Recentemente, em fevereiro de 2010, o Men At Work foi condenado por plágio por um Tribunal de Sydney, foi declarado que a música “Down Under” possui similaridades com a canção folclórica “Kookaburra Sits In The Old Gum Tree”, composta pela professora de música Marion Sinclair, em 1934. A indenização foi de 60% dos lucros obtidos de “Down Under”, pelas gravadoras Sony BMG e EMI.

  

Carlos Simões

Edições Anteriores


voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80