Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Michael Jackson - Bad

Como todos sabemos Michael Jackson nos deixou recentemente e ainda há muitos mistérios sobre a sua morte. Sabendo que ele completaria 51 anos nos próximos dias e o seu trabalho foi muito importante para a cultura musical dos anos 80 e de todos os tempos, o clipe desta semana é do eterno Rei do Pop. Depois do premiadíssimo Thriller de 1983, tanto o album quanto os clipes que tem aqui no site do Autobahn, em 1987 foi a vez do lançamento de Bad, que saiu com dois anos de atraso, sendo também o primeiro single e clipe do álbum, aliás é do que vamos falar hoje nesta sessão

Um clipe que atingiu tanto sucesso quanto os anteriores, excetuando-se Thriller, sem dúvida, insuperável.

Mas antes de falar do clipe darei uma breve pincelada sobre a música Bad, que segundo Quincy Jones, produtor de Thriller, em uma entrevista em 2001, Bad seria um dueto interpretado por Michael e Prince, pois havia uma rivalidade entre ambos na época, e seria perfeito para promover o clipe, mas o dueto não deu certo porque o Prince não gostou do conteúdo da letra da música.

Uma outra curiosidade sobre a música é que a introdução de Bad é um trecho da Hurts so Good de John Mellecamp e frase "Who's Bad" com o tempo virou um jargão da música e da cultura Pop.

Agora falando sobre o clipe, ele tem uma história sabendo que Michael estava numa época onde aconteceram vários fatos em sua vida, quando deu um rumo diferente à sua carreira, que todos conhecemos bem, Bad é um clipe que tem uma produção musical de primeira linha em um clipe de 18 minutos, feito e refeito minuciosamente graças ao perfeccionismo de Michael.

O Clipe foi escrito pelo roteirista Vincent Price o mesmo da risada mais clássica da história da música aquela no final do clipe de Thriller e foi dirigido por Martin Scorcese o mestre da sétima arte como todos sabemos ele tem em currículo filmes como a Cor do Dinheiro, Bons Companheiros, A Última Tentação de Cristo entre outros.

   
   

Falando em valores o clipe foi uma superprodução, o seu orçamento foi de 2,2 milhões de dólares, ficando com o posto do sétimo clipe mais caro de toda a história, e ainda teve outros valores impressionantes como o quanto Scorcese levou nesse clipe, nada menos que 1 milhão de dólares, isto é, quase 50% do orçamento de todo o clipe, o script mais custou 200 mil dólares e a cinematografia custou cerca de 30 mil dólares.

Embora pouco divulgado o começo do videoclipe, ele tem um história que prepara todo o enredo da parte musical em si. Com esse cast que o clipe tem, era impossível como não ter uma história de fundo. No clipe, Michael se passa pelo jovem Daryl, que havia acabado de passar de ano em uma escola particular e preparando a temática do clipe.

Logo após tudo isso, Daryl regressa a sua cidade. Ele é recebido por seus velhos amigos e passa a noite com eles, mas logo eles percebem que algo mudou...

Seus amigos tentam então trazer o velho Daryl de volta, mas tudo em vão, pois agora ele era um rapaz de príncipios e caratér. Mesmo assim seus amigos tentam fazer com que ele volte a roubar, mas Daryl não aceita, o que gera um certo desentendimento entre ambos.

   

Daryl os levam para uma estação de metrô (onde começa a versão cortada do clipe), e tenta assaltar um idoso, mas não consegue. Neste momento Mini Max (interpretado por Wesley Snipes, que fez muito sucesso nos anos 90, em filmes como o Demolidor e Passageiro 57), que estava escondido aparece e Daryl grita para que o idoso fuja. Eles discutem, pois Mini Max não entende por que Daryl fez aquilo. Nesta hora o clipe deixa de ser preto e branco e passa a ser colorido, começando a parte mais esperada. Daryl reaparece com outra roupa, e agora junto aos seus outros amigos, fazem uma das melhores coreografias da história do Rei do Pop, junto a Thriller, Beat It e Smooth Criminal.

Abaixo segue mais algumas curiosidades interessantes sobre o clipe e a música Bad, carro chefe do disco de mesmo nome, alias "Who's Bad".

  

- O Clipe foi parodiado pelo cantor Weird Al Yankovic, que ficou conhecido nos anos 80 por fazer paródias de clipes famosos. Além de "Fat" ele também que já havia feito uma versão de Beat It, intitulada "Eat It".bem divertida por sinal. Weird fez ainda paródias de Like a Virgin da Madonna e She Drives me Crazy do Fine Young Cannibals ("She Drives Like Crazy").

- Michael fez a perfomance completa de Bad durante a Bad World Tour e também durante a Dangerous World Tour, turnê do álbum Dangerous, sucessor de Bad.

- A música atingiu as primeiras posições nos EUA, Brasil, Canadá, Bélgica, Irlanda e Dinamarca.

Roger de Souza

Edições Anteriores


voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80