Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Midnight Oil - Blue Sky Mine

A música Blue Sky Mine foi lançada como single em 1989, mais tarde fazendo parte do disco Blue Sky Mining, sétimo álbum lançado pelos australianos no início de 1990. A música fala das experiências dos trabalhadores nas minas de Wittenoom. O clipe traz diversas cenas que retratam bem o trabalho nessas minas e o quanto esse trabalho é feito em condições precárias e de forma exploratória, sem apoio algum do governo. O seu forte refrão: “But If I work all day on the blue sky mine (There´ll be food on the table tonight)” / “Still I walk up and down on the blue sky mine (There´ll be pay in your pocket tonight)” – “Mas se eu trabalho o dia todo no céu de mina azul, haverá comida na mesa essa noite” / “Eu ainda ando para cima e para baixo no céu de mina azul, haverá pagamento no seu bolso essa noite”, deixa claro o recado da banda aliado ás cenas dos trabalhadores executando seu ofício sob um sol escaldante. A primeira cena do clipe traz o noticiário informando a morte de vários mineradores.

E durante o vídeo, vários túmulos são mostrados com trabalhadores mortos e suas famílias completamente desamparadas. No verso “If the sugar refining company won´t save me” o vocalista Peter Garrett se refere à empresa de açúcar refinado colonial. Mas com certeza o ponto alto da música e do clipe é quando Peter brada aos quatro ventos tendo como pano de fundo as belas paisagens australianas: “Who´s gonna save Me?”. O Midnight Oil sempre foi uma banda que não teve medo de tocar na ferida, tanto que Peter além de ser um cara envolvido em causas sociais também faz parte do Parlamento Australiano.

O clipe de Blue Sky Mine ganhou o prémio da escolha da audiência da MTV australiana e foi indicado ao Grammy de melhor performance de grupo de rock. O disco alcançou as posições mais altas pela banda até então em diversos países, com destaque para o número 1 da parada de álbuns de rock da Billboard.


Ronaldo Martins