Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Money for Nothing

Money for Nothing foi lançado por Dire Straits em 1985, promovendo o álbum "Brothers in Arms". Alternando imagens da banda com animação computadorizada, o vídeo foi um grande sucesso: ganhou o prêmio de melhor vídeo do ano e melhor grupo em vídeo no "MTV Vídeo Music Awards".

A Música foi inspirada em uma visita de Mark Knopfler a uma loja de eletro-eletrônicos. Ele conversava com um dos vendedores da loja que reclamava sobre a vida de vendedor e em algum momento o vendedor disse "that's the way you do it. You get your money for nothing and your chicks for free". Bastou isso para que Knopfler pedisse papel e caneta, sentasse na sessão de aparelhos para cozinha e fizesse anotações ali mesmo. Ao fundo, todos os aparelhos de televisão estavam sintonizados na MTV.

O clip começa com um homem assistindo na tv a um show do Dire Straits. Em um dado momento, ele entra pela tela do aparelho e encontra um amigo com quem conversa sobre a vida difícil que levam, em contraponto à vida fácil dos astros do rock. Um dos personagens aponta para o aparelho de tevê sintonizado na MTV e diz: "eu deveria ter aprendido a tocar guitarra, eu deveria ter aprendido a tocar bateria" e, como quem fala com um dos artistas:"você ganha seu dinheiro por nada e suas garotas de graça". É engraçado, pois eles querem simplesmente ter aquela vida que julgam ser de facilidades, com muita fama, dinheiro e garotas bonitas.

Colorido, animado e engraçado, o vídeo foi dirigido por Ken O'Neil e marcou os primórdios da MTV. Curiosidade: este foi o primeiro vídeo exibido na MTV Europa.

Muita Luz!!!

Andréa Patrícia

Fontes:
www.oz.net
www.rottentomatoes.com
www.vh1.com

Edições Anteriores


voltar