Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Righeira - Vamos a La Playa

O clipe desta música da onda Italo Disco, todos nós pensávamos que a música era cantada por uma banda espanhola ou mexicana, mas é de uma banda de Turim na Itália, formada por Stefano Righi e Stefano Rota!

Porém, como muitas bandas deste seguimento, citando bandas européias, isso era muito comum acontecer essa mistura de culturas de vários países. Como o Cetu Javu, banda alemã, com nome em francês que também cantou vários hits em espanhol.

Nos início dos anos 80 (1983), nós ouvíamos este som no rádio e nas pistas, e achávamos que era apenas um música muito animada, e que falava de curtirmos a praia com nossos amigos, com nossa turminha. Mas, prestando atenção na letra, podemos ver que é uma letra muito crítica a destruição das praias e da nossa Terra em Geral, como uma campanha contra a fissão nuclear e radioatividade, falando que as pessoas tem que ir a prais todas de "Sombrero", por causa da radiação, os peixes estão mortos, não há mais vida no mar.

Eles ironizam, falando que as praias estão vazias, mas isso não é uma coisa boa. É prá alertar que os animais estão morrendo, e até mesmo as pessoas por causa da radiação.

O visual do clip é muito, muito simples, porém, muito típico do comecinho dos anos 80. Vamos ver nas paredes e no chão, o piso quadriculado preto e branco, assim como é o piso da Pista do 80´s Club!



O visual da dupla que está cantando - os cabelos e as roupas, - é totalmente new romantic. Um dos caras usa até um sapato bicolor, com uma meia cor de rosa! (new wave + new romantic)! Outro acessório muito interessante é o relógio que eles usam, em um estilo meio 007, um mega-relógio com antena transmissora, uma espécie de rádio transmissor, futurista, alguns anos após o clipe pudemos ver o nascimento do telefone celular, essa idéia de um aparelho móvel que você carregar consigo e se comunicar, um clipe visionário, afinal, a luta contra as usinas nucleares ganharam muita força depois disso, e o celular incorporava essa tecnologia que na época do clipe parecia algo irreal apenas de filmes do 007 ou do agente 86.

Um detalhe interessante é o poster do Stray Cats que aparece um pouco acima do quadriculado, na parece típica das pistas dos anos 80!

Vale a pena relembrar esses momentos que fizeram história nas pistas dos anos 80, e essa com uma mensagem política anti-nuclear! Nos anos 80, com a Guerra Fria, o medo de uma hecatombe nuclear se espalhava em filmes como The Day After, músicas, e em várias campanhas anti-nucleares que ganharam muita força na década, e com um rítmo dançante o Righeira espalhou sua mensagem pelo mundo:

Existe um outro clip, onde eles aparecem num cenário de praia, com carros velhos e até um pouco destruídos, todas as pessoas, e crianças com sombreros enormes prá se proteger dos raios, e parece até que os raios solares refletem nos chapéus de uma forma exagarada. Aparece até um casal jogando Trilha.

 

Paully Lebon e Marcos Vicente




s