Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Robin Gibb - Juliet

Quando nos referimos a música Juliet, single lançado em 1983 do álbum solo de Robin Gibb (ex Integrante do Bee Gees, falecido em 20 de maio de 2012) falamos de uma genialidade ímpar. É notório a qualidade não apenas musical, como também na produção do videoclipe. Juliet é o single do álbum "How Old Are You?" e com ele podemos observar que o artista britânico além de lançar uma tendência, onde enxergamos até hoje em alguns artistas atuais no quesito do aspecto medieval, ele também foi um visionário com toda sua intelectualidade.

O single é considerado um "europop", ou seja, pop europeu na transição do final dos anos 1970 para o começo dos anos 1980 que sem dúvida alguma foi importante para influenciar o surgimento do New Wave e Synthpop que marcou e é a marca registrada da nossa década querida.

A letra define bem o sentimentalismo da década, onde as pessoas amavam com o coração e não com segundas intenções, praticamente uma declaração de amor em versos, musicalidade e videoclipe que instigam e aguçam a curiosidade em desvendar a cada minuto e segundo o desfecho do tal Romeu que conhecia a arte de amar (I was Romeo, I know the Art of Romancing) presente em um trecho da música.

Um dos tópicos que chamam a atenção é a fotografia do videoclipe, em um contexto medieval com lindas paisagens e sem contar também na qualidade do vídeo, isso ressaltando nos anos 1980. Outra coisa o roteiro, bem criativo com detalhes bem trabalhados, afinal qualquer tipo de produção de época sabemos que é trabalhoso e Robin Gibb foi feliz, a crítica especializada da época classifica como um hit de verão na europa, porém na Alemanha, Suíça e Itália conseguiu chegar ao topo das paradas musicais locais, mas Juliet é mais do que isso. Para enteder o coração do Romeu e os sentimentos de Julieta basta acompanhar o clipe e também se apaixonar com o som e o clipe.

Aldiéres Silva




s