JOHNNY HATES JAZZ - HISTORY


Em Abril de 1987 o universo da música internacional ganhava mais um single inesquecível ,dentre outros que viriam , nada mais nada menos do que através de uma banda inglesa chamada Johnny Hates Jazz .Este single fora Shattered Dreams,uma ótima partida para falarmos e relembrarmos o som suave e melodioso que fez e faz parte da identidade da banda.

Shattered Dreams alcançou todos os continentes ficando em quinto lugar na Inglaterra e em segundo na Bilboard americana sendo que em termos de vendas alcançou a terceira posição. No verão daquele mesmo ano um single chamado I don't want to be a Hero seria igualmente apreciado, posicionado-se nas principais categorias das listas mais importantes sobre música.

Em novembro, Turn back the Clock foi outro single importante sendo que o album lançado em janeiro de 1988 de mesmo nome, lançada pela Virgin Records, não ficou para trás e estava nas residências, rádios e onde a música pudesse ser ouvida, lá estaria este trabalho caprichado.

As músicas desta banda estariam também nos albums de recordações e sucessos dos anos 80 daquele ano e nas da próxima década.

Ainda em 1988, em Fevereiro, outro single veio a fazer parte do pacote musical Heart of Gold que alcançou a lista da Grã-Bretanha dentre as 20 colocações.

O single Don't Say it's Love foi o último single do álbum, mas sua repercursão não foi equiparada as anteriores.

O Grupo:

Sua formação fora consagrada pelos ingleses Clark Datcheler (vocal e piano) e Calvin Hayes (teclados) e pelo americano Mike Nocito (baixo) amigo dos ingleses de longa data. Mais tarde entraria Phil Thornalley que logo o apresentarei.

Por quê Johnny HATES Jazz?

Este nome parece-nos um tanto diferente, mas fora inspirado, segundo o que contam, em um amigo de infância chamado Johnny que "detestava" Jazz, logicamente que os membros da banda não, tanto que o pai de Clark D. era um conhecedor nato e músico de Jazz tocando em grupos como The Stargazers e The Polka Dots.

O início consagrado deles viria em meados de 1987 , na primavera mais especificamente, com o primeiro single lançado por eles: Me And My Foolish Heart, gravado pelos estúdios da RAK Records, onde Calvin H., além de trabalhar junto de Clark, era filho do produtor, Mickie Most.

Podemos dizer e concluir que eles já estavam no caminho e com contato direto com os negócios que envolviam o meio musical.

Clark começou com alguns singles solos antes da formação da banda, trabalhava em uma nova música em Los Angeles quando Mike Nocito (engenheiro e mixador e até produtor de alguns trabalhos) e Calvin Hayes perguntaram-no acerca de uma possível formação de um grupo juntos no início de 1986.

Após o lançamento do primeiro single foi efetuado o fechamento de um contrato com uma grande gravadora, decolando em pequenos shows e crescendo em outras casas de espetáculos importantes.

No final do ano de 1986 entra a Virgin Records assinando contrato com a banda, lançando a famosa e já mencionada música: Shattered Dreams.

Um excelente trabalho em conjunto se tornou valioso não somente pelas letras, canções e por tocaram um material próprio, mas havia a adição inquestionavelmente valiosa da engenharia musical e da produção competente. Isso proporcionou à banda um começo glorioso, focalizando-se em melodias bem definidas e claras, além da presença de integrantes bem apresentáveis.

Mas o inesperado sucesso de uma certa forma mudou os sentimentos internos da banda. No primeiro ano já haviam rachaduras ocasionando o encerramento do conjunto sendo que Clark D. foi o primeiro a sair já no meado de 1989 deixando uma turnê mundial cancelada e uma venda de 2 milhões de cópias do album sendo que um número de milhares de fãns tiveram que ficar na expectativa.

O quê aconteceu ?

Clark D. declarou após dois anos: "Foi uma experiência maravilhosa mas deixou-me em um infinito estado de compromissos. Nós três tínhamos muitas diferenças de opiniões e pontos de vista. Senti–me sendo o único a participar dessas construções e composições. Vi todo um processo ir por 'água abaixo' tendo um resultado questionável e nada do que eu pudesse ou tentasse fazer podia consertar tantos problemas."

Clark anunciou, então, que tentaria seguir carreira solo, Mike e Calvin decidiram por continuar com a banda, mas nenhum novo vocalista surgia para aplacar este lugar.

Mike disse após a separação: "Nós não podíamos acreditar na perda de Clark e não queríamos isso. Ele era um ótimo compositor e um companheiro insubstituível e aí nós o perdemos. Não o culpamos jamais por nos deixar, mas que é terrível esta perda, sem dúvida que nos é".

A banda testou uma porção de outros representantes, muitos deles eram bons vocalistas e/ou músicos, mas eles sabiam que estavam a procura de mais do que um simples músico, na realidade o foco principal era a reposição de um amigo. Em vista disso o sucessor de Clark teria que ser uma personalidade óbvia: Phil Thornalley um amigo e músico de Mike e Carl pela qual havia contribuido na construção do primeiro e único album até então lançado. Phil contribuira com a música Listen do album, ele também já fora membro da banda The Cure por um tempo e trabalhou junto de outras bandas como Thompson Twins, Robbie Nevill e Prefab Sprout (veja mais, a seguir, seus créditos).

Calvin Hayes, Phil Thornalley e Mike Nocito formaram o "novo" JHJ, já começando com o familiar single Turn The Tide, lançado em Setembro de 1989. Infelizmente a atenção não fora dirigida da mesma forma como quando os anteriores singles foram lançados apesar de a união da banda estar mais solidificada do que nunca.

Phil Thornalley, que se tornou o principal responsável pela propagação também das letras de Clark D. disse certa vez: "Isso é um círculo contínuo para mim, depois de algum tempo, Mike e eu estávamos a fundo juntos em West Coast Sound - Hall & Oates and Todd Rundgren com um estilo harmonioso, de grande atitude também. Para mim é o resumo do que a JHJ significa".

Mike complementa: "Nunca tivemos uma fórmula , mas com certeza o alcançamos e temos mais interesse e atenção nessas músicas e em seus tratamentos como um todo. Eu acredito que mantemos assim a qualidade inclusive nesse novo trabalho. As regras não foram modificadas, apenas personalizadas."

O segundo album não chegou a alcançar Turn the Tide.

Clark D. realizou o seu primeiro album chamado de Raindance em julho de 1990, parecido com a personalidade colocada no JHJ ou seja, havia tudo que a banda podia ter proporcionado na época em que ele era membro. Neste album há dez músicas muito bem reconhecidas com a alma do JHJ.

Clark mudou-se para Holanda para escrever seu material. As dez músicas selecionadas foram postas juntas em um variedade dos estúdios de Londres, Milão, Los Angeles e Amsterdam. A produção teve a participação de Humerto Gatiga,quem no passado trabalhou com Michael Jackson ,Chicago e David Foster. Outras grandes contribuições: o baixista Nathan East, J.R. Robinson, Paul Jackson, guitarrista e o percursionista Paulinho DaCosta.

Na imprensa Clark ainda declarou: "Depois de JHJ eu não me sentia preparado para ir mais fundo na música. Nào tinha o que era suficiente. Já Com o Raindance descobri momentos prazerosos. Tornei-me completamente livre e responsável por minhas designações , sendo meu próprio empregador. O resultado do que digo poderá ser conferido e sinto-me com vontade de ainda continuar com mais e mais trabalhos."

O próximo capítulo de JHJ veio com os anos seguintes. Em Junho de 1991 o lançamento de Turn Back The Clock fora finalizado. Tall Stories fora o album com uma balada pop rock de Let Me Change Your Mind Tonight tornando-se o primeiro single do album e o segundo ficou com The Last To Know em remixed version.

Então veio a espectativa do lançamento do album The Very Best of JHJ, lançado primeiramente no Japão em 1993 e logo depois na Europa vindo com 16 músicas incluindo alguns tratamentos remixados e faixas-bônus.

Certamente você já percebeu que até hoje, entrando no milênio, seus singles são tocados pelas rádios ditas light ou em rádios que possuem em sua programação (e em quase todas encontramos) programas que relembram e tocam a boa música e neles estão os singles de Johnny Hates Jazz e por que não, para seus apreciadores: ALL Like Jazz?

Nota Pessoal

"Particularmente a voz inconfundível de C. é para aqueles momentos ditos light , relax onde os problemas podem ficar do lado de fora e a viagem musical proporcionada por músicas como " Turn back the Clock " já resumem um propósito bem especial."

Cristina Corrêa


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