Lembranças
Balas dos anos 80 - Parte II


Continuando com nossa deliciosa retrospectiva das balas dos anos 80, seguem mais algumas delicias que não poderiam ficar de fora da nossa seleção

Dulcora
"Dulcora, a delicia que o paladar adora”, assim costumava ser anunciado esse clássico drops, fabricado pela extinta "Chocolate Dulcora S/A" localizada no estado de São Paulo, mais precisamente ao lado da Via Anchieta em São Bernardo do Campo. O Drops Dulcora durou desde a década de 60 até o fim de suas atividades no inicio dos anos 80 . Quem não provou, não prova mais.

Dulcora eram balas retangulares com bordas arrendondadas, embaladas de uma em uma em papel celofane, assim não grudavam uma na outra.

Deliciosas opções de sabores não faltavam, os mais vendidos eram os de limão, hortelã, tangerina, anis, e abacaxi.

Kid's
Essa é inesquecível, principalmente a bala de leite (caramelo), que sempre grudava nos dentes (para desespero das mães e dos dentistas). As de hortelã e amendoim também eram bem populares.

A marca Kid´s investiu pesado em comerciais exibidos preferencialmente nas manhãs durante os programas infantis, desde os anos 70. Nessas propagandas costumavam ter crianças rodeando os clássicos baleiros das mercearias com os olhares desejosos pela bala Kid´s.

A inesquecível musiquinha da nossa infância - “Bala de leite Kids, a melhor bala que há, bala de leite Kids, quando o baleiro parar” Confira essa e outras saudosas propagandas da nossa infância no canal dos Anos 80 no Youtube.

Essa delicia segue no mercado com o Grupo Arcor


Docile
Ir a uma festa de aniversario e ganhar um pacotinho de lembrancinhas era demais, melhor ainda se entre os mimos, tivesse as pastilhas de fruta Docile, mais tarde chamada de Pastille (mantendo como marca principal o nome Docile). Muito usadas também na decoração das mesas dessas festinhas.

Cada unidade da Pastille (a nova), vem com 12 mini pastilhas redondinhas e cada uma tem 12mm de diâmetro com sabores sortidos de tutti-frutti, limão, morango, laranja, abacaxi e uva. Essas balas são fabricadas mediante um processo de compressão, que as mantem firmes para não esfarelar na boca.

Pastilhas Mirim
As deliciosas pastilhas Mirim foram fabricadas pela PAN – Produtos Alimentícios Nacionais S.A. Essas balinhas fizeram muito sucesso ente os anos 80 e 90.

Eram diversas balinhas com cores sortidas e sabores de frutas que vinham embaladas em um saquinho plástico transparente.
As pastilhas Mirim tinham um formato bem parecido com o de um comprimido, o que gerava varias brincadeiras relacionadas com medicamentos por parte das crianças, criatividade é tudo né? Ou pelo menos era...

Toda criança adorava fingir que estava tomando um comprimido quando consumia as pastilhas Mirim.


Paulistinha

Outro clássico da PAN, as deliciosas balas fininhas com sabor de frutas, Paulistinha, fizeram muito sucesso nos anos 80!

Essas balas tinham formato retangular e achatado, que conforme ia dissolvendo na boca, chegava até a espetar.

Elas vinham nas cores amarela, vermelha e verde e tinham gosto parecido com o da bala Soft, mas bem menos perigosa, é claro...

Balas Dimbinho
As balas mastigáveis Dimbinho, são produzidas desde 1969 na zona leste de São Paulo, pela Balas e Caramelos Açumel LTDA, seguem no mercado em todo território nacional, além de exportar para diversos países.

Com o passar dos anos, diversos novos sabores foram sendo desenvolvidos, mas quem viveu a infância nos anos 80, não se esquece dos sabores framboesa, hortelã e principalmente as de tutti-frutti, todas com a tradicional ilustração do rosto de um indiozinho.

As balas Dimbinho costumavam rechear os bexigões das festas de aniversario, que após serem estourados, geravam acirradas disputas para ver quem conseguia encher os bolsos. Já fui bom nisso....

Gota Cola
A Dori Alimentos S.A de Marilia (SP), atua no mercado de guloseimas desde 1967, entre seus grandes sucessos, está a bala gota cola, com sua embalagem vermelhinha e um dos sabores mais criativos do mercado, marcaram a infância de muita gente.

É uma bala bem doce e tem uma textura diferente, a Gota Cola é comumente chamada de "bala de coca cola", realmente tem um gosto bem parecido com o refrigerante. Felizmente segue sendo comercializada até hoje.

Supra Sumo
A opção mais "fitness" da lista, fica por conta das pastilhas Supra Sumo, pois são balas sem açúcar, vendidas até em farmácias.
Inicialmente sua embalagem era parecida com as de remédio, vinham em um saquinho laminado dentro de uma caixinha verde e branca no sabor limão.

Foi justamente nos anos 80 que lançaram o Supra Sumo de laranja, que não fez tanto sucesso quanto o sabor original.
Com o passar dos anos, além da inclusão de diversos novos sabores, a embalagem do tipo remédio foi substituída por latinhas bem mais estilosas, porem abrir a lata sem deixar as balas caírem no chão, não era missão para amadores.

Entre as diversas relíquias oitentistas expostas no Projeto Autobahn, tem um daqueles clássicos baleiros de mercearia. Sábado é dia de curtir muito todas essas lembranças além de dançar os clássicos dos anos 80 na pista mais concorrida da noite de São Paulo.

Até lá!!!


Marcos Carillo