Lembranšas
Brindes dos anos 80 - Parte I

Muitas pessoas possuem recordações de algum momento de sua vida ou mesmo algo que tenha visto e que tenha ficado guardado em sua memória, mas quem presenciou os anos 80 marcou em suas memórias muitos brindes que foram lançados na época.

Iremos descrever algumas destas lembranças e trazer brindes que fizeram muito sucesso na época:

- Yo yo:
– Um outro sucesso da Coca Cola, sendo que foi copiado por diversas marcas, foram os yo-yos dos anos 80. Embora tenha sido criado antes dessa década, tornou-se muito popular numa época em que não havia febre de videogames de última geração e nem celulares. Muitas crianças e adultos faziam competições para ver quem tinha maior habilidade com o Yo-yo.

- Tampinha de Coca Cola: A Coca Cola tem por tradição lançar grandes propagandas desde que foi fundada, mas a que fez mais sucesso entre todos foi, sem dúvida, o lançamento das garrafas em miniatura nos anos 80. Elas vinham num formato igual ao original e dentro de uma caixinha da marca, o que a tornava interessante para colecionar. Foi uma verdadeira febre na época e chegou a faltar devido a grande procura.

- Sorvete Yopa: Uma das promoções mais famosas dos anos 80 foi a dos sorvetes Yopa. Ao comprar o picolé, o palito podia estar premiado. Entre os brindes, poderia-se ganhar outro picolé yopa (prêmio mais comum), 1 bicicleta, 1 gravador, 1 toca-discos ou 1 boneco Snoopy. Foi uma verdadeira febre pois todos queriam ganhar os prêmios.

- Sorvetes Kibon: Para concorrer com outras marcas, a Kibon lançou algumas promoções na época e o seu brinde mais famoso da década de 80 foi o do fresbie que trocava com os palitos premiados.

- Chocolate Nestlé Surpresa: Muitos irão lembrar-se dos chocolates Nestlé Surpresa e dos brindes em formato de livrinhos com historias que vinham nas embalagens. Também foi uma febre com a garotada na época.

- Estojo McDonalds – Considerado como um dos primeiros brindes das lojas de fast-food no Brasil, o McDonalds lançou no início dos anos 80 um estojo que vinha nas compras em suas lojas. Acompanhava alguns acessórios que as crianças poderiam levar nas escolas. Fez bastante sucesso na época.

- Achocolatado Quik – Um dos brindes mais procurados da época foi a caneca do achocolatado Quik em formato de coelho. Fez a diversão da garotada.


- Pirocóptero: Uma das manias dos anos 80 eram os pirocópteros. Simplesmente se tratava de um pirulito que trazia uma hélice no palito e ao montar e girar, saia voando para todos os lados. Fez um tremendo sucesso na época.

- Chicletes Ping Pong: Muito vendido nos anos 80, chegou a lançar em suas embalagens várias figurinhas de Copa do Mundo, super-heróis, Amazônia, Fórmula 1 e outros.

- Cofrinho da Caixa Econômica Federal:
Bastante famosos na década de 80, os cofrinhos da Caixa eram bastante procurados na época e ganhava quem abrisse uma poupança no banco.

- Quebra cabeça Band-Aid – A Johnson & Johnson lançou um quebra cabeças como brinde em suas embalagens nos anos 80. Pouco lembrado nos dias atuais, chegou a ser sucesso de vendas na época.

 

 

 

Reynaldo Rivero