Lembranšas
Cabelos dos anos 80


Nick Rhodes exibindo seus cabelos no clipe de
A View to a Kill no alto da Torre Eiffel

Ousadia, essa é a palavra que melhor descreve os cabelos super elaborados dos anos 80, um misto de experimentação e excesso deixou sua marca registrada na historia da moda.


Human League

O estilo New Romantic bem representado por Nick Rhodes (tecladista e líder intelectual do Duran Duran) e Matin Fry (vocalista do ABC) apresentou para as massas franjas tão bem escovadas e fixadas com Spray que impressionavam e beiravam a Androginia. Outros ícones que tratavam com muita dedicação suas franjas eram David Sylvian (vocalista do Japan) e Phillip Oakey (vocalista do Human League), que também usou e abusou da ousadia nos cabelos, se inspirando inclusive em um personagem de um filme dos anos 30 (Half man-half Woman – metade homem/metade mulher). Provando que não é de hoje, que os homens procuravam os cabeleireiros para cuidar do seu look, embora muita gente ainda ache que isso tenha começado apenas há 10 anos atrás com David Beckham.


A cantora Sandra

O mais radical desses cabelos foi de Mike Score, vocalista do A Flock of Seagulls (banda inteiramente formada por cabeleireiros), que criou um look inusitado, com uma franja diagonal cobrindo os olhos, e as laterais espetadas.

Existiam também os topetes, tão poderosos que eram capazes de deixar a pessoa até 10 cm mais alta. Os cabelos super volumosos eram tão desejados que a permanente (que já existia há muito tempo) foi redescoberta e virou mania entre as adolescentes e mulheres que queriam estar com o look atual. Numa fase em que o cabelo era visto como um símbolo de status,era importante competir para ver qual cabelo era maior. Cher, Sandra (a cantora da inesquecível Maria Magdalena) e atrizes como Morgan Fairchild (que chegou a fazer parte do Dallas), levaram os cabelões ao mundo da moda.


Cyndi Lauper

Já o divertido estilo New Wave veio trazendo a assimetria nos cortes e as cores vibrantes ou fluorescentes, ou ainda bicolores o que era um visual bem radical para a época. Quem deu força à essa moda foi a Cyndi Lauper com seu estilo e atitude inovadores. O rabo de cavalo lateral também “fez a cabeça” de muitas meninas e virou referência quando se fala de anos 80, popularizado pela cantora Debbie Gibson.

 


McGyver

As mulheres independentes preferiam usar cortes curtos pela praticidade porém super loiros ou com cores marcantes, como as garotas das Go-Go’s, que se tornaram ícones da New Wave em todo o mundo, e uma das poucas bandas formadas só por garotas.

Os Mullets ficaram tradicionalmente conhecidosnos anos 80 por influência do McGyver e do Limahl (vocalista da banda Kajagoogoo e um dos primeiros a usar o estilo), meninos e homens em todo o mundo aderiram à moda, que consistia em cabelos curtos na frente, em cima e nos lados, mas tinha longas madeixas na parte de trás. Outros artistas famosos que aderiram aos mullets, foram o John Taylor (baixista do Duran Duran) e Paulo Ricardo (vocalista do RPM).

Patricia Lopes